F1: Sidepods downwash não são o motivo de dominância da Red Bull, afirma diretor técnico da Mercedes

James Allison acredita que a vantagem da rival está em outros aspectos como o assoalho

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14

Foto de: Patrick Vinet / Sutton images

O diretor técnico da Mercedes, James Allison, insiste que a escolha do sidepod downwash da Red Bull não é a razão pela qual ela está dominando a Fórmula 1 - embora outros já tenham ido nessa direção.

Leia também:

O início da nova era de efeito solo da F1 testemunhou algumas variações interessantes nos sidepods, com a Red Bull sendo uma das muitas a adotar o que é conhecido como um projeto downwash. Em outros lugares do grid, a Ferrari tinha sua solução de 'banheira' e a Mercedes optou por seus zeropods. 

Mas, como as equipes passaram a entender melhor o que é necessário para extrair o melhor desempenho do conjunto de regras atuais e também onde está o melhor potencial de desenvolvimento, a ideia do downwash parece estar vencendo. 

Tanto a Ferrari quanto a Mercedes mudaram seus projetos nessa direção como parte de revisões mais amplas de seus carros, o que parece ter proporcionado avanços muito necessários. 

Apesar desse progresso e de uma convergência geral sobre a ideia de design da Red Bull, Allison acha que é errado sugerir que os sidepods são um fator fundamental para explicar o desempenho das equipes - especialmente porque ele deixa claro que todos os designs estão efetivamente tentando replicar a ideia de 'downwash'. 

"Eu ficaria surpreso se houvesse um sidepod no grid, o nosso antes, o nosso depois, qualquer um, que não fosse um sidepod downwashing", explicou Allison. Eles têm sido downwash há anos, e suspeito que continuarão assim por alguns anos também."

Mercedes updated its sidepods at the Monaco Grand Prix

A Mercedes atualizou seus sidepods no Grande Prêmio de Mônaco

Foto de: Erik Junius

"Continuo sugerindo que a razão pela qual a Red Bull está superando o resto de nós não está nos detalhes de seu sidepod, nem [explica] o aumento no ritmo da Mercedes com nossa atualização. Também não está particularmente ligado ao sidepod. Eles simplesmente não são um recurso tão importante". 

Mas, embora o impacto geral do design dos sidepods seja muito menor do que os assoalhos, o diretor técnico da Aston Martin, Dan Fallows, sugere que eles são essenciais para o pacote geral de desempenho. 

"Não há dúvida de que os sidepods são essencialmente recursos de ajuste de fluxo", disse Fallows, cuja equipe levou adiante a ideia da variação do downwash. "São coisas que condicionam o fluxo para a traseira do carro, mas também ajudam o assoalho a funcionar.  

"A filosofia que adotamos, que agora está sendo mais adotada em todo o grid, é obviamente algo que também ajuda o conceito de assoalho a funcionar. Embora, por si só, talvez as melhorias reais de desempenho da carroceria não sejam tão grandes, ela ajuda todo o resto a funcionar. Portanto, é uma característica muito importante do carro."

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull? Rico Penteado comenta

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Allison 'põe fim' ao desenvolvimento do W14 na Mercedes: "Já estou pensando no próximo"
Próximo artigo F1: Ferrari traz asa dianteira revisada para o GP da Áustria; saiba mais

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil