F1: Verstappen bate Piastri por 0.011 e garante pole para corrida sprint na Bélgica

Sessão teve pista úmida, atraso e uma bandeira vermelha ocasionada por Lance Stroll no SQ2

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Foto de: Michael Potts / Motorsport Images

A sprint shootout deste sábado definiu o grid de largada para a corrida sprint deste fim de semana do GP da Bélgica de Fórmula 1. E a pole ficou com Max Verstappen em uma sessão marcada pelo traçado misto e pela bandeira vermelha ocasionada por Lance Stroll.

Oscar Piastri, apenas 0.011 atrás, Carlos Sainz, Charles Leclerc e Lando Norris completaram os cinco primeiros colocados.

Leia também:

SQ1

Com um atraso de mais de 15 minutos para o início da sessão, a classificação para sprint race começou sem chuva. A pista úmida, mas já em condições de ser utilizada, levou os pilotos para o traçado de pneus intermediários.

 

Os dois pilotos da Haas apresentaram problemas com seus carros, pois só foram para pista no final da sessão para tentar fazer a primeira volta e garantir um lugar no SQ2. Na frente, a disputa ficou dividida entre Verstappen, Pérez, Hamilton, Sainz e Leclerc.

O fim do SQ1 foi marcado pelo 'desespero' de quem estava na zona de eliminação - mas que deveria estar lá em cima, como Norris, Alonso e Gasly que precisavam de um tempo a qualquer custo. No fim, os eliminados foram Tsunoda, Bottas, Magnussen, Zhou e Hulkenberg.

SQ2

No início da segunda parte da sessão, o sol apareceu em Spa o que levou os pilotos a tomarem decisões diferentes sobre a estratégia para tentar a melhor volta, uma vez que a pista iria ficar melhor com o passar do tempo.

Norris e Ricciardo foram os primeiros a deixar o box, servindo como 'varredores' limpando ainda mais o traçado para os outros. A grande maioria, preferiu esperar quase cinco minutos após o início para deixar a garagem. 

 

Restavam quatro minutos no relógio quando as voltas foram, de fato, começadas a serem marcadas e uma bandeira amarela foi agitada. Sargeant escapou, foi para grama, mas conseguiu retornar para o traçado sem grandes problemas.

Stroll foi o primeiro a arriscar pneus slicks, mas não foi preciso nem completar uma volta completa para ele abrir o rádio e informar que foi cedo demais para usar a gama de médios. Lá na frente, Verstappen, Hamilton e Pérez já brigavam pela liderança virando tempos na casa de 1m55s.

Restando 30 segundos para o fim da sessão, Stroll perdeu totalmente a tração do carro e acertou o muro em cheio ocasionando uma bandeira vermelha. Por estar no finalzinho, a sessão não foi retomada e com isso, Ricciardo - que estava abrindo sua última volta, Albon, Sargeant, Stroll e Alonso foram eliminados.

 

 

SQ3

Na última parte da classificação, os pneus macios entraram em cena. Na primeira rodada de tentativas, Hamilton ficou com o melhor tempo. Quando Pérez abriu a última volta, encarou um trânsito terrível. A pole foi decidida na bandeirada.

Cla   Driver  Car / Engine   Time   Gap
Max Verstappen Red Bull/Honda RBPT 1'49.056  
Oscar Piastri McLaren/Mercedes 1'49.067 0.011
Carlos Sainz Ferrari 1'49.081 0.025
Charles Leclerc Ferrari 1'49.251 0.195
Lando Norris McLaren/Mercedes 1'49.389 0.333
Pierre Gasly Alpine/Renault 1'49.700 0.644
Lewis Hamilton Mercedes 1'49.900 0.844
Sergio Perez Red Bull/Honda RBPT 1'49.961 0.905
Esteban Ocon Alpine/Renault 1'50.494 1.438
10  George Russell Mercedes 1'55.742 6.686
11  Daniel Ricciardo AlphaTauri/Honda RBPT 1'57.687 8.631
12  Alexander Albon Williams/Mercedes - -
13  Logan Sargeant Williams/Mercedes - -
14  Lance Stroll Aston Martin/Mercedes - -
15  Fernando Alonso Aston Martin/Mercedes - -
16  Yuki Tsunoda AlphaTauri/Honda RBPT 2'00.568 11.512
17  Valtteri Bottas Alfa Romeo/Ferrari 2'00.951 11.895
18  Kevin Magnussen Haas/Ferrari 2'01.079 12.023
19  Zhou Guanyu Alfa Romeo/Ferrari 2'01.430 12.374
20  Nico Hulkenberg Haas/Ferrari - -

 

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 AO VIVO: Acompanhe a sprint shootout do GP da Bélgica em Tempo Real
Próximo artigo F1: A cláusula que impede Pérez de ser 'rebaixado' para a AlphaTauri

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil