Verstappen: Safety car virtual me tirou chance de disputar pódio

Problema no aquecimento dos pneus prejudicou rendimento da Red Bull do piloto holandês após período do carro de segurança virtual

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Jerry Andre / Motorsport Images

Max Verstappen acredita ter perdido qualquer chance de pódio no GP do Azerbaijão da Fórmula 1 por causa do safety car virtual (VSC). Segundo o holandês, sua Red Bull apresentou problema no aquecimento dos pneus após o período do VSC. "Eu estava diminuindo a diferença, mas assim que veio o VSC, perdi muita temperatura nos compostos", disse o piloto.

Verstappen terminou em quarto em Baku. Ele vinha se aproximando da Ferrari de Sebastian Vettel no fim da prova antes do VSC causado pelo abandono de seu companheiro Pierre Gasly, que teve de parar em uma área de escape. Depois do reinício da prova, os pneus já não funcionavam mais tão bem.

Leia também:

"Parece que o nosso carro é um pouco mais sensível a isso. Foi muito mais difícil depois do VSC. Eu estava escorregando muito. E aqui, se você não tem o controle, não pode correr o risco nas curvas, o que faz com que se perca muito tempo nas voltas”, explicou o holandês. “Acho que é algo desta pista”, disse ele, negando que seja uma fraqueza fundamental da Red Bull.

O holandês foi o último dos quatro primeiros a fazer um pit stop na primeira parte da corrida. "Talvez fosse tarde demais. Mas, por outro lado, eu também estava muito rápido no final", disse ele. "Estava tudo bem para nós, se não houvesse um carro de segurança virtual, talvez eu estivesse no pódio. Mas você nunca pode planejar essas coisas".

No fim da prova, a Red Bull ordenou a Verstappen que evitasse as zebras da curva 16. "Eu acho que Pierre teve uma falha no eixo de transmissão. É por isso que eles me disseram para ficar fora do meio-fio, apenas para minimizar o ângulo", explicou ao Motorsport.com.

"E então nas últimas voltas eu fui mais tranquilo em todas as curvas. De qualquer maneira eu não tinha mais aderência e sabia que ia ficar em quarto”, comentou o piloto.

Max Verstappen, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing

Photo by: Simon Galloway / Sutton Images

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Norris diz que escapou de "grande batida" no fim do GP de Baku
Próximo artigo Vettel: Aquecimento de pneus é o maior problema da Ferrari na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil