F1: Liberty Media se aproxima de acordo para compra da Dorna Sports, dona da MotoGP

Segundo o Financial Times, anúncio da compra deve acontecer na próxima semana

Greg Maffei, CEO, Liberty Media Corporation

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de confirmar a aquisição da Dorna Sports, detentora dos direitos comerciais da MotoGP, em um acordo de mais de 4 bilhões de euros (R$21,5 bilhões), segundo publicação do Financial Times.

De acordo com o veículo americano, a Liberty está em uma negociação exclusiva pela aquisição, tendo superado o interesse de outros compradores, incluindo a CVC, dona da F1 na era Bernie Ecclestone. Caso a compra seja confirmada, a Liberty se consolidaria como o maior império esportivo do mundo, tornando-se detentora das duas principais categorias do esporte a motor mundial.

Leia também:

Outro rival desbancado pela Liberty Media, segundo o Financial Times, foi a TKO, grupo do ramo de esportes e entretenimento de Ari Emanuel, do UFC e do WWE. O Qatar Sports Investiment, grupo de investimento catariano dono do PSG também havia demonstrado interesse.

A Dorna é hoje responsável pelas principais categorias do motociclismo mundial. Além da MotoGP e suas categorias-suporte, Moto2, Moto3 e MotoE, ela é detentora do Mundial de Superbike (WSBK).

Porém, segundo o Financial Times, a aquisição não seria das mais simples, relembrando a época na qual a CVC era a dona das duas categorias, mas foi forçada a vender a MotoGP em 2006 após as agências regulatórias da Europa levantarem questionamentos anti-truste.

O acordo estaria próximo de ser fechado, mas o anúncio oficial deve acontecer apenas na próxima semana, segundo a publicação.

Segundo a Forbes, a Liberty Media tem no momento o império esportivo mais valioso do mundo, avaliado em 18,2 bilhões de dólares (R$90 bilhões). Além da F1, o conglomerado americano é dono do time de basebol Atlanta Braves e tem participações na Drone Racing League, a equipe da Indy Meyer Shank Racing e mais.

Recentemente, o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, confirmou em entrevista ao jornal italiano La Reppublica que a marca estava à venda.

"Confirmo os rumores de venda, mas gostaria de saber quem está divulgando. Sempre recebo chamadas de instituições perguntando se estamos à venda. Mas eles só se oferecem como intermediários da operação".

"Estamos prontos: ficamos com nossos primeiros investidores de 1998 a 2006. Depois veio a Bridgepoint, que fez algumas mudanças e passaram-se mais 17. Atualmente, cerca de 20% [das ações] da Dorna é de propriedade dos seus trabalhadores, e eu detenho a maioria; 39% é da Bridgepoint e 38% de um fundo canadense".

LECLERC, HAMILTON ou SAINZ? RICO PENTEADO escolhe DUPLA para FERRARI e analisa futuro do ESPANHOL

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #275 – Sainz e Ricciardo deram passos definitivos em suas carreiras na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Ducati diz que incidente entre Márquez e Bagnaia em Portugal é "muito lamentável"
Próximo artigo Por que a BMW está subitamente interessada na MotoGP?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil