Considerado um dos veículos mais emblemáticos da história da Audi, o Sport Quattro marcou época em competições de rally e na consolidação do renomado sistema de tração da empresa. Teve aproximadamente 11.452 unidades produzidas entre 1980 e 1991 e encontrá-las hoje em dia em bom estado de conservação é raridade.

Um desses exemplares é justamente o modelo dessas fotos, ano-modelo 1984 e com apenas 2.785 km rodados. Será leiloado no próximo dia 14 de maio em Monte Carlo, na Itália, e promete surpreender em termos de valores. De acordo com os organizadores do leilão, a expectativa é que o modelo seja arrematado por 750.000 ou até 1 milhão de euros (algo em torno de R$ 5,3 milhões numa conversão direta).

Galeria: Audi Sport Quattro 1984

Além das poucas unidades verdadeiramente preservadas disponíveis no mercado, o Sport Quattro é considerado especial pela importância conquistada dentro da Audi. Foi lançado em 1980 como um dos primeiro veículos da marca equipado com o hoje renomado sistema de tração integral e causou verdadeira revolução no mundos dos ralis.

A Audi desenvolveu o modelo com a missão de enfrentar o Peugeot 205 Turbo 16 com motor central e o lendário Lancia 037, acertando em cheio na fórmula. Tinha distância entre-eixos cerca de 32 cm mais curta que no anterior Quattro A1 e A2 e vinha equipado com um motor um pouco menor, porém de desempenho superior.

Com 2.133 cm3, o propulsor era capaz de entregar 306 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O câmbio era sempre manual de 5 marchas, com tração integral e três diferenciais (com trava central e traseira). Dados de fábrica indicavam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e velocidade máxima de 250 km/h - nada mal para um carro da década de 1980. Na prática, são os mesmos números de um esportivo moderno, como o Audi S3.

O Sport Quattro tinha 4,16 metros de comprimento e pesava apenas 1.298 kg. Custava na época zero quilômetro cerca de 180 milhões de liras, algo equivalente a 250.000 euros hoje. 

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