F1 - Alonso explica críticas à Aston Martin pelo rádio no GP do Japão e se defende: "Tirado de contexto"

Espanhol diz que entende decisão da Aston para pará-lo cedo, mas se sentiu frustrado no momento

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Fernando Alonso não teve o melhor dos domingos no GP do Japão de Fórmula 1. E em meio a uma série de problemas, incluindo a falta de velocidade de reta e uma estratégia ruim de paradas, o espanhol não ficou calado, tecendo duras críticas à equipe pelo rádio, algo que ele tentou retificar posteriormente, afirmando que seus comentários foram tirados de contexto.

De todas as mensagens, a de maior repercussão veio ao criticar a Aston Martin por fazer sua primeira parada antes do esperado. Alonso tinha feito uma boa largada com pneus macios, se aproveitando do incidente entre Lewis Hamilton e Sergio Pérez para subir para a sexta posição.

Leia também:

Ele foi o primeiro dos ponteiros a parar, na volta 11, com a Aston respondendo aos carros de trás que estavam entrando nos boxes. Posteriormente, sofrendo com a falta de velocidade de reta, ele disse à equipe que "havia sido jogado na cova dos leões com a parada tão cedo".

Alonso, que conseguiu se recuperar para terminar em oitavo, minimizou as sugestões de que estava bravo no rádio, afirmando que qualquer piloto se sentiria frustrado naquela situação.

"Bem, não bravo", disse ao Motorsport.com. "Acho que é aquela velha questão, o clássico rádio da FOM, tirado completamente de contexto. Não sei exatamente o que os outros pilotos dizem quando estão atrás de um carro que é mais lento e que, nas retas, conseguem se afastar mesmo quando você tem DRS".

"Talvez eles digam 'ok, fico feliz em ficar aqui atrás dele'. Mas eu prefiro ser motivado, ultrapassar. Na pista, como eu disse, eu era mais lento mesmo com o DRS ativado. Então eu pedi uma estratégia diferente, paramos e batemos eles. É assim que temos que fazer. Batemos eles na pista, mesmo que o rádio seja o destaque".

Esteban Ocon, Alpine A523, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, George Russell, Mercedes F1 W14

Esteban Ocon, Alpine A523, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, George Russell, Mercedes F1 W14

Photo by: Jake Grant / Motorsport Images

Sobre o pit stop que levou ao comentário da "cova dos leões", Alonso sugeriu que, no fim, conseguiu se recuperar para terminar na posição que deveria estar.

"Acho que fomos rápidos hoje, mais do que pensávamos, em termos de ritmo. Eu estava atrás das Ferraris, à frente de Hamilton, sem muita pressão. E paramos na volta 12. Acho que foi para cobrir Tsunoda, o que me surpreendeu".

"Após essa parada, obviamente, a corrida ficou muito longa. Talvez tenha sido um erro, mas é fácil de dizer agora. Acho que o resultado final seria P8, após as equipes de ponta. Então não mudou muito nossa corrida".

"Eu fiquei irritado porque a primeira parada veio cedo demais. Mas não discuti. Eu sabia que havíamos parado muito cedo. E isso não é um problema. De vez em quando dá certo".

"Tentamos abreviar o primeiro stint, a parada, para forçarmos os demais a pararem também. Então eu entendo a estratégia. Não há nada de errado com ela. Mas quando você tem um carro muito lento nas retas e você fica preso no tráfego, você pode ter esses momentos de raiva. Hoje aconteceu, mas está tudo bem".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #248 – Ferrari ‘passa pano’ para Leclerc e subestima Sainz?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mercedes 'rebate' Hamilton após crítica do heptacampeão à equipe
Próximo artigo F1 - Horner: Evitar a penalidade no Catar foi o único ponto positivo de Pérez no Japão

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil