F1: Mercedes 'rebate' Hamilton após crítica do heptacampeão à equipe

Britânico não 'entendeu' a ideia do time em colocar Russell na sua zona de DRS

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, George Russell, Mercedes F1 W14

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

O GP do Japão de Fórmula 1 não foi dos mais fáceis para Mercedes, principalmente, em lidar com os dois pilotos disputando entre si dentro da pista. A equipe insiste que suas ordens foram apenas para ajudar Lewis Hamilton, apesar do heptacampeão questionar algumas delas alegando ser "sem sentido".

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Nos estágios finais da corrida em Suzuka, George Russell, que havia feito uma única parada, estava em quinto lugar, à frente de Hamilton, enquanto a Ferrari de Carlos Sainz se aproximava deles. 

Embora Hamilton estivesse com pneus mais novos, não houve nenhum pedido imediato para que Russell desse a posição ao seu companheiro de equipe, o que provocou algumas frustrações do heptacampeão mundial pelo rádio. 

Finalmente, a Mercedes cedeu e pediu a Russell que cedesse a posição. Mas, quando Hamilton tentou se afastar, foi solicitado que ele tirasse o pé para manter Russell no alcance do DRS - com a esperança de que isso pudesse ajudá-lo a se defender melhor contra Sainz.

Hamilton achou que a ideia do DRS estava errada, pois disse à equipe pelo rádio - e repetiu depois da corrida - que teria sido muito melhor para ele seguir em frente e construir a maior vantagem possível . 

"Não acho que tenha sido uma boa ideia", explicou Hamilton. "Quando eles sugeriram isso para mim, eu sabia que eles obviamente tinham pensado nisso desde a última corrida e não fazia sentido." 

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Falando sobre o processo de tomada de decisão, ao lidar com os dois pilotos naquela fase da prova, Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes, deixou claro que o foco estava totalmente voltado para garantir que Hamilton não fosse ultrapassado por Sainz. 

"Era muito difícil organizar os carros naquele momento", disse ele. "Quando decidimos trocá-los, foi mais quando vimos a velocidade com que Carlos estava atrás deles, e que Lewis no meio poderia estar em risco, pois também estava com pneus velhos.  

"Talvez pudesse ter funcionado melhor,  mas o fato é que estávamos tentando evitar que Lewis perdesse aquela posição também, já que ele podia terminar à frente de Carlos." 

Com Hamilton e Russell tendo brigado muito nos estágios iniciais da corrida, a Mercedes minimizou o risco de mais disputas roda a roda quando dividiu as estratégias. Enquanto Hamilton optou pela estratégia mais usada de duas paradas, Russell tentou fazer com que uma parada funcionasse, já que a degradação de seus pneus não era desastrosa. 

Perguntado se a briga inicial com Hamilton teve alguma influência na decisão da estratégia, Shovlin disse: "Não, na verdade não. Porque, em termos do que a equipe está fazendo, estamos tentando marcar pontos contra a Ferrari. Quando percebemos que não estávamos desafiando a McLaren por um pódio, passamos a analisar o que estava acontecendo com a Ferrari."

"Estávamos tentando usar os dois carros de forma eficaz para nos dar essas oportunidades, e conseguir um deles foi uma limitação de danos útil, já que ambos começaram à nossa frente na corrida." 

Embora a abordagem agressiva que seus pilotos adotaram para lutar entre si tenha levantado algumas sobrancelhas e algumas palavras duras tenham sido ditas pelo rádio da equipe, a Mercedes minimizou qualquer conversa sobre atrito extra entre Hamilton e Russell. 

O diretor de comunicações Bradley Lord disse: "Obviamente, os dois estão correndo muito em um carro complicado, chegando ao limite. E houve algumas frases no rádio também que refletiram isso."

"Acho que, ao longo dos anos, adquirimos o hábito de não dar muita importância ao que é dito no calor do momento, em meio à pressão na cabine de comando, especialmente em uma corrida quente e exigente como esta. Qualquer coisa que precise ser arrumada ou discutida depois, nós poderemos tirar da panela de pressão e lidar com isso com calma e tranquilidade no relatório."  

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