F1: A principal regra para Pérez voltar à pista depois de abandonar a corrida no Japão

Explicamos a regra que obrigou a equipe de Milton Keynes a convocar o mexicano de volta depois dele ter abandonado

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, in the pit lane

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Depois de uma largada muito difícil no GP do Japão de Fórmula 1, em que tocou Lewis Hamilton e recebeu uma penalidade de 5 segundos por ultrapassar vários carros que saíam do pitlane durante o safety car, Sergio Pérez terminou sua corrida depois de um toque com Kevin Magnussen, que rodou, e pelo qual ganhou outra penalidade de 5 segundos que não cumpriu, pois entrou nos boxes para deixar a corrida depois de apenas 15 voltas.

Leia também:

No entanto, a Red Bull chamou a atenção de todos quando, muitos minutos depois, o mexicano entrou no carro com o capacete e voltou à pista, com quase 20 voltas percorridas e sem chance de marcar pontos. Embora muitos suspeitassem que o piloto fosse testar uma parte do carro com vistas ao restante do campeonato e ao próximo ano, o verdadeiro motivo do retorno de Perez à pista no GP do Japão foi outro. 

Analisando o Regulamento Esportivo da FIA para a temporada de 2023 da F1, no artigo 54 referente a "Incidentes durante a sessão de sprint ou corrida", encontramos as possíveis penalidades que podem ser impostas a um piloto durante um sprint ou corrida principal, 5 segundos, 10 segundos, stop and go ou drive-through.

Concentrando na penalidade que Pérez recebeu no circuito de Suzuka, cinco segundos, os regulamentos dizem no parágrafo 54.3 A):

  • O piloto deve entrar no pitlane, parar em sua posição de parada por pelo menos cinco segundos e depois retomar a sessão de sprint ou a corrida. No entanto, o piloto em questão pode optar por não parar, desde que não faça mais nenhuma parada nos boxes antes do final da sessão de sprint ou da corrida. Nesses casos, cinco segundos serão adicionados ao tempo decorrido da sessão de sprint ou da corrida para o piloto em questão.

E, após a revisão das quatro possíveis penalidades, vem a cláusula-chave, aquela que forçou a Red Bull e Pérez a reiniciarem:

  • Se qualquer uma das quatro penalidades acima for imposta a um piloto e ele não puder cumprir a penalidade por ter se retirado da sessão de sprint ou da corrida, os comissários podem impor uma penalidade de posição no grid ao piloto em sua próxima corrida.

Portanto, se o mexicano deixasse o Japão sem cumprir a penalidade de cinco segundos pelo incidente durante o safety car, ele corria o risco de sofrer uma penalidade de posição no grid na próxima corrida, o GP do Catar, daqui a duas semanas.

Pérez deu a largada na volta 40 e, na seguinte, parou nos boxes para cumprir a penalidade de cinco segundos. Depois, voltou aos boxes para, finalmente, receber a mensagem de rádio "retire o carro".

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, Sergio Pérez, Red Bull Racing RB19, el resto de la parrilla al chocar Valtteri Bottas, Alfa Romeo C43, Alex Albon, Williams FW45.
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, hace una parada en boxes
Kevin Magnussen, Haas VF-23, Nico Hulkenberg, Haas VF-23
Oscar Piastri, McLaren MCL60, Lando Norris
Esteban Ocon, Alpine A523, lucha con Fernando Alonso, Aston Martin AMR23
Pierre Gasly, Alpine A523, adelanta a Liam Lawson, AlphaTauri AT04
Esteban Ocon, Alpine A523, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23
Lance Stroll, Aston Martin AMR23, hace una parada
Nico Hulkenberg, Haas VF-23, Lance Stroll, Aston Martin AMR23
Lando Norris, McLaren MCL60
Pierre Gasly, Alpine A523, Oscar Piastri, McLaren MCL60
Kevin Magnussen, Haas VF-23, Esteban Ocon, Alpine A523
Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, George Russell, Mercedes F1 W14
Lando Norris, McLaren MCL60, Oscar Piastri
Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Lando Norris, McLaren MCL60
Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23
Oscar Piastri, McLaren MCL60, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23
Oscar Piastri, McLaren MCL60, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23
Charles Leclerc, Ferrari SF-23 , Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23
Lando Norris, McLaren MCL60, Oscar Piastri, McLaren MCL60, Charles Leclerc, Ferrari SF-23
Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, George Russell, Mercedes F1 W14, Liam Lawson, AlphaTauri AT04
Oscar Piastri, McLaren MCL60, en boxes
Lando Norris, McLaren MCL60, sale de su box tras una parada
El equipo de boxes de Alpine F1 se prepara para una parada
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, George Russell, Mercedes F1 W14, Liam Lawson, AlphaTauri AT04
Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Lance Stroll, Aston Martin AMR23
Esteban Ocon, Alpine A523, lucha con Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, por delante de Fernando Alonso, Aston Martin AMR23
Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Esteban Ocon, Alpine A523, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14
Lando Norris, McLaren MCL60, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23
Nico Hulkenberg, Haas VF-23, lucha con Lance Stroll, Aston Martin AMR23
Nico Hulkenberg, Haas VF-23, lucha con Lance Stroll, Aston Martin AMR23
Sergio Pérez, Red Bull Racing RB19, en boxes
Sergio Pérez, Red Bull Racing RB19, en boxes
Lance Stroll, Aston Martin AMR23, sale de boxes tras una parada
El Safety Car Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Lando Norris, McLaren MCL60, Oscar Piastri, McLaren MCL60, el resto de la parrilla.
Esteban Ocon, Alpine A523, Valtteri Bottas, Alfa Romeo C43, salen de boxes mientras los comisarios barren la pista
Liam Lawson, AlphaTauri AT04, Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Lance Stroll, Aston Martin AMR23
Alex Albon, Williams FW45, Zhou Guanyu, Alfa Romeo C43, persigue al pelotón
Las consecuencias de una colisión entre Valtteri Bottas, Alfa Romeo C43, Alex Albon, Williams FW45, en la salida.
George Russell, Mercedes F1 W14, Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Liam Lawson, AlphaTauri AT04, Alex Albon, Williams FW45, Valtteri Bottas, Alfa Romeo C43, chocan en la salida.
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, George Russell, Mercedes F1 W14
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, George Russell, Mercedes F1 W14, Liam Lawson, AlphaTauri AT04
Nico Hulkenberg, Haas VF-23, Pierre Gasly, Alpine A523, Kevin Magnussen, Haas VF-23
Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23
Lando Norris, McLaren MCL60, Oscar Piastri, McLaren MCL60, Charles Leclerc, Ferrari SF-23
Lando Norris, McLaren MCL60, Oscar Piastri
Nico Hulkenberg, Haas VF-23, Pierre Gasly, Alpine A523
Pierre Gasly, Alpine A523, Kevin Magnussen, Haas VF-23, Logan Sargeant, Williams FW45
50

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast debate tensão interna na Mercedes e até quando Pérez 'sobrevive' na Red Bull

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 
 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Marko 'desdenha' de Pérez após 'lambança' no Japão: "Não conseguiu lidar com a velocidade de Verstappen"
Próximo artigo F1: Mercedes 'rebate' Hamilton após crítica do heptacampeão à equipe

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil