F1: 'Apagado' no GP da Itália, Alonso releva frustração com performance em Monza

Espanhol classificou como uma das corridas mais difíceis do ano

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Foto de: Erik Junius

Fernando Alonso admite que ficou frustrado depois do que ele chamou de uma atuação "anônima" no GP da Itália de Fórmula 1.

Leia também:

A Aston Martin sabia de antemão que Monza não seria o ponto forte do AMR23 e isso se refletiu na classificação, com Alonso conquistando o 10º lugar - sua posição mais baixa no grid da temporada.

Apesar de uma corrida tipicamente agressiva, o espanhol não conseguiu melhorar mais do que o nono lugar na corrida, o que igualou a Hungria como seu pior resultado do ano, mas pelo menos ampliou seu recorde de pontuação em todos os eventos até agora.

"Obviamente, precisamos tirar muitas lições dessa corrida", disse ele. "Não fomos competitivos, então esse é o nosso foco principal, tentar entender nesse tipo de circuito o que precisamos fazer de diferente no futuro, também no próximo ano, quando viermos para cá."

"Em termos de corrida, não há muito o que falar, fomos lentos do início ao fim e não foi possível lutar além do nono lugar. Por isso, levamos esses pontos, mas esperamos que tenhamos muitas lições."

Perguntado se foi frustrante não ter um carro competitivo, ele disse: "É frustrante porque foi uma corrida muito exigente mental e fisicamente para pilotar o carro que, com pouca aderência, era muito complicado. Portanto, para mim, foi uma das corridas mais difíceis do ano."

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

"E é o pior resultado, então será uma corrida anônima e ninguém se lembrará disso. Mas vou fazer isso na minha cabeça, porque foi uma corrida difícil. Mas, como eu disse, espero que tenhamos tirado boas lições do carro ou dos dados que obtivemos da corrida e que possamos melhorar na próxima vez."

Explicando o que deu errado, ele acrescentou: "Acho que o carro e a eficiência do carro talvez não sejam tão bons quanto deveriam ser nesse tipo de pista em que o nível de arrasto é muito importante, e parece que esse foi o nosso ponto fraco. Nós sabemos disso. Agora precisamos melhorar e trazer algumas ideias."

Alonso admitiu que estava satisfeito por ter, pelo menos, tirado o máximo proveito do pacote que tinha na Itália.

"Acho que estamos fazendo o trabalho todo domingo", disse ele. "Às vezes, infelizmente, é o nono lugar, como hoje, às vezes é o segundo, como na semana passada [em Zandvoort]."

"Não estamos cometendo erros. Estamos fazendo uma boa estratégia, bons pit stops, não cometendo grandes erros como alguns de nossos concorrentes, [como] eles fizeram no início do ano. Portanto, temos uma boa diferença em termos de pontos.

"Mas sim, está ficando mais perto, e até mesmo a Ferrari no campeonato de construtores, acho, está à nossa frente agora com esse resultado. Vamos tentar nos recuperar em Singapura."

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #245 - Novidades sobre Massa-2008 e Drugo na Sauber: Brasil nos holofotes!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Rival da Ferrari, Alonso menospreza pódio da equipe em Monza
Próximo artigo F1: Ferrari permitiu briga entre Leclerc e Sainz em Monza como "agradecimento aos tifosi"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil