F1: Norris manda 'indireta' para Stroll e vê McLaren capaz de superar Aston Martin

Britânico vê uma vantagem em relação à concorrente ter dois pilotos que pontuam constantemente

Lando Norris, McLaren MCL60, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Lando Norris acredita que a McLaren pode superar a Aston Martin na tabela de classificação da temporada 2023 da Fórmula 1, graças a soma de um carro rápido e competitivo e dois pilotos que marcam pontos.

O aumento da competitividade da equipe papaia desde a atualização feita no meio da temporada deixou o time de Woking apenas 49 pontos atrás da Aston Martin na luta pelo quarto lugar no campeonato de construtores.

Leia também:

Norris não tem dúvidas de que a McLaren agora tem um carro que pode ajudar a diminuir a diferença nas seis corridas restantes e acha que um trunfo na manga é o fato de que ele e o companheiro de equipe Oscar Piastri estão marcando pontos.

Essa situação contrasta com a do esquadrão de Silverstone, que perdeu ritmo nas últimas corridas e viu Lance Stroll não conquistar nenhum ponto desde as férias de verão. Isso significa que, nas últimas quatro corridas, sua equipe somou apenas 25 pontos, em comparação com os 69 da McLaren.

Perguntado se ele acreditava que a McLaren poderia agora vencer a Aston Martin, Norris disse: "Sim. Eu não achava que estava tão perto. Mas sim, se for 49, então eu definitivamente acho que sim."

"Não faltam muitas corridas. Tenho certeza de que haverá algumas em que a Aston estará um pouco mais forte, mas acho que a nossa vantagem no momento, em comparação com quase todas as equipes, exceto algumas, é que temos dois pilotos que estão lá em cima lutando por essas posições e lutando por esses pontos."

"Nem todas as equipes têm isso no momento, então acho que isso está nos ajudando. Podemos ajudar uns aos outros, podemos usar uns aos outros e acho que essa é uma boa vantagem que temos sobre muitas outras equipes no momento."

Lando Norris, McLaren, 2nd position, Zak Brown, CEO, McLaren Racing, Oscar Piastri, McLaren, 3rd position, Andrea Stella, Team Principal, McLaren, the McLaren team celebrate after the race

Lando Norris, McLaren, 2ª posição, Zak Brown, CEO, McLaren Racing, Oscar Piastri, McLaren, 3ª posição, Andrea Stella, chefe de equipe, McLaren, a equipe da McLaren comemora após a corrida

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Norris está vindo de dois segundos lugares em corridas recentes, tendo terminado atrás de Carlos Sainz em Singapura e depois seguindo Max Verstappen no Japão. Embora a McLaren ainda esteja buscando melhorias em seu MCL60, especialmente em curvas de baixa velocidade, o britânico acredita que o pacote geral pode agora manter o bom momento pelo restante da temporada.

"Estamos em uma tendência de alta", disse ele. "Estamos fazendo um bom progresso e dias como o do Japão provam exatamente isso. Embora eu saiba que talvez haja algumas corridas mais difíceis, e talvez não tão simples como a do Japão, o progresso que fizemos nesta temporada tem sido incrível aos meus olhos."

"De onde estávamos para terminar 19 segundos atrás da liderança, acho que isso é exatamente uma prova disso. Portanto, estou orgulhoso de todos e vamos continuar nos esforçando."

Lance Stroll, Aston Martin AMR23, leaves the pits after a stop

Lance Stroll, Aston Martin AMR23, deixa os boxes após uma parada

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Aston Martin está bem ciente da ameaça que está surgindo, enquanto luta para redescobrir a forma que a ajudou no início da temporada a conquistar uma série de pódios. O chefe da equipe, Mike Krack, disse que não havia dúvida de que o esquadrão de Silverstone tinha que liberar mais ritmo do AMR23.

"É uma luta difícil", disse ele. "Acho que precisamos olhar para as próximas corridas. Precisamos oferecer o máximo em termos de confiabilidade, o que não fizemos [no Japão]. Tínhamos um carro na chegada, portanto, não podemos cometer erros nas operações e devemos nos concentrar em nós mesmos. Não podemos influenciar o que eles estão fazendo."

"Mas há algumas sprints. Acho que provavelmente teremos alguma chuva. Portanto, vai ser longo e difícil. Estou sempre confiante, mas precisamos ser melhores em termos de confiabilidade e precisamos aumentar o desempenho."

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast debate tensão interna na Mercedes e até quando Pérez 'sobrevive' na Red Bull

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte também do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Aston Martin revela perda de R$323 milhões na temporada 2022
Próximo artigo F1: Ricciardo já tem data para saber quando poderá retornar às pistas

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil