Análise
Fórmula 1 GP do Japão

F1: Insaciável? Red Bull avança trabalhos para 2024 mas ainda prevê melhorias no RB19

Equipe vem passando sem problemas por período em que teria que ‘sofrer’ por punição após ultrapassar teto de gastos

Red Bull Racing RB19 new floor comparison

A Red Bull continua desenvolvendo seu carro, mesmo depois de ter conquistado o título de construtores na Fórmula 1, o que demonstra seu comprometimento.

A equipe de Milton Keynes está continuando o desenvolvimento do RB19, mesmo após assegurarem o sexto título de construtores e com a possibilidade de celebrar a terceira coroa de Max Verstappen na categoria máxima do automobilismo no próximo GP do Catar.

Leia também:

A temporada de 2023 da F1 ficará na história como um campeonato único, com a exceção do GP de Singapura, no qual Carlos Sainz conquistou uma vitória inesperada com a Ferrari. O chefe da equipe de bebidas energéticas, Christian Horner, declarou: "Acho que é impossível fazer melhor do que estamos fazendo. Estamos em uma onda em que estamos tentando manter por mais tempo possível, mas sabemos que a F1 está em constante mudança, você pode ver como há equipes que sobem rapidamente e outras que estão em declínio, continuamos superando nossos limites".

Horner não o menciona diretamente, mas insinua que na fábrica eles não estão diminuindo o ritmo e têm a vontade de continuar sua sequência para aumentar as marcas históricas que conquistam a cada fim de semana.

"No ano passado, já mostramos que estávamos muito fortes", continuou o britânico. "No entanto, mantivemos o ímpeto porque, durante 90% das corridas, estivemos constantemente nas primeiras posições, apesar de termos feito apenas desenvolvimentos pontuais no carro".

Red Bull RB19: ci sono due opzioni per portare aria fresca nell'abitacolo, a seconda del clima nelle diverse piste

Red Bull RB19: ci sono due opzioni per portare aria fresca nell'abitacolo, a seconda del clima nelle diverse piste

Photo by: Giorgio Piola

"O regulamento permaneceu estável, então usamos a mesma caixa de câmbio de 2022, e o chassi é em grande parte o mesmo do ano passado, então houve muita transferência de tecnologia de uma temporada para outra, o que sinaliza que desenvolvemos o carro de forma eficiente, reduzindo o peso e mantendo o alto desempenho em quase todas as pistas em que competimos", disse o líder da equipe austríaca.

O que Christian Horner está dizendo é verdade, considerando que a Red Bull possui uma vantagem técnica inquestionável que construiu no ano passado, podendo se apoiar na inconsistência de seus concorrentes, já que o segundo lugar variou entre Aston Martin, Ferrari, Mercedes e McLaren sem mostrar uma supremacia real, a ponto de a penalização por exceder o limite orçamentário não afetá-los.

La Red Bull ha svolto delle prove aerodinamiche a Suzuka, dopo aver introdotto un nuovo fondo sulla RB 19

La Red Bull ha svolto delle prove aerodinamiche a Suzuka, dopo aver introdotto un nuovo fondo sulla RB 19

Photo by: Giorgio Piola

Nesse cenário dominante, a equipe de bebidas energéticas nunca parou de evoluir o RB19, embora a equipe técnica liderada por Pierre Waché pudesse ter direcionado todos os recursos humanos e financeiros para o carro do próximo ano.

Isso ficou evidente no circuito de Suzuka, onde a equipe trouxe duas versões do assoalho, com uma nova geometria na borda de fuga. Nos treinos livres, eles fizeram comparações com a solução padrão, usando muito Flow-Vis para analisar o fluxo aerodinâmico.

A Red Bull é uma obra em constante evolução, e cada novidade não é apenas para o fim de semana atual, mas é muito mais provável que seja para a próxima temporada, a fim de não perder a vantagem que possuem.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast debate tensão interna na Mercedes e até quando Pérez 'sobrevive' na Red Bull

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte também do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Williams sinaliza permanência de Sargeant em 2024 e joga 'balde de água fria' em Drugovich
Próximo artigo McLaren e Toyota estreitam 'laços' em meio à rumores de um possível retorno da fabricante japonesa à F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil