Últimas notícias

F1: Novo engenheiro no pitwall aponta para saída iminente de Mekies da Ferrari; entenda

Diretor esportivo do time italiano assumirá a chefia da AlphaTauri no lugar de Franz Tost; já a Ferrari planeja dividir a função de Mekies em duas

Laurent Mekies, Racing Director, Scuderia Ferrari, Frederic Vasseur, Team Principal and General Manager, Scuderia Ferrari, on the pit wall

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Após semanas de especulação, podemos estar próximos de ver uma movimentação concreta da saída de Laurent Mekies da Ferrari. Neste fim de semana, no GP do Canadá de Fórmula 1, o diretor esportivo terá a companhia de um novo engenheiro no pitwall, o que dá a entender que sua saída deve ser iminente.

Mais cedo neste ano, Mekies foi confirmado como o novo chefe da AlphaTauri, assumindo o cargo de Franz Tost, que está em sua última temporada na categoria. Mas o anúncio foi sucedido por uma grande confusão, especialmente com a relutância da Ferrari em liberar imediatamente seu diretor esportivo. Mas agora parece que a situação mudou.

Leia também:

Mekies ocupa hoje o cargo de diretor esportivo da Ferrari, sendo, efetivamente, o segundo na cadeia de comando do time italiano, atrás apenas de Fréderic Vasseur. Mas, após sua saída, isso deve mudar, com sua função sendo dividida em duas.

A primeira delas, esportiva, de estratégia e organizacional, deve ficar com Diego Ioverno, que estará ao lado de Mekies no pitwall já neste fim de semana m Montreal. Ioverno voltará ao dia-a-dia da equipe nas pistas, após anos ocupando funções em Maranello. Já a outra parte, mais política e institucional, deve ficar com uma nova cara, a ser contratada de uma outra equipe do grid.

Diego Ioverno

Diego Ioverno

Photo by: Sutton Images

O engenheiro foi o primeiro arquiteto do relançamento da Ferrari nos pit stops: a equipe deu um bom salto durante as férias, rivalizando com a Red Bull na velocidade e na eficiência nas trocas de pneus. Agora, suas funções deverão mudar e, junto delas, uma reorganização no organograma em Maranello.

Segundo rumores, e aqui ainda é preciso utilizar o condicional, a Ferrari pretende liberar Mekies por volta do GP da Hungria, no meio de julho, para ter tempo de formar a dupla que ocupará a função do francês.

Frederic Vasseur

Frederic Vasseur

Photo by: Alessio Morgese

Vasseur segue, portanto, uma política de mudança gradual: o chefe da equipe, que esteve presente em Le Mans no último fim de semana, parece ter superado as dores de início e já vem delineando o futuro da Ferrari em conjunto com a gestão em Maranello, desmentindo os rumores de que seu contrato é válido somente até o fim do ano.

Em uma pista tradicionalmente favorável à Ferrari, como Montreal, o SF-23 deve dar uma clara indicação que de que o decepcionante GP da Espanha ficou para trás. O resultado de Barcelona foi desastroso, com a evolução do carro não apresentando melhoras aparentes Na verdade, análises de telemetria mostram que o problema foi a configuração usada na etapa, totalmente errada.

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Photo by: Pirelli

A equipe de Maranello pôde aproveitar, juntamente com a Mercedes, dos dias de testes da Pirelli em Barcelona. Lá, os engenheiros, comandados por Enrico Cardille, puderam verificar o que havia acontecido no fim de semana do GP. No Canadá entenderemos se a situação real é mais favorável do que as simulações apontam...

VÍDEO: Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #234 – Aston, Ferrari ou Mercedes? Quem se garante como segunda força da F1 em 2023?

 
 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 não vai manipular campeonato para conter Red Bull, diz CEO
Próximo artigo F1 - Prost critica postura de Pérez na briga com Verstappen: "Declarações inúteis e contraproducentes"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil