Últimas notícias

F1: Saída de Mekies e chegada de novos engenheiros criam 'cabo de guerra' entre Ferrari e Red Bull; entenda

Período de quarentena pode ser o ponto pacificador desta disputa

Carlos Sainz, Ferrari SF-23, leaves the garage

"Estamos no mercado, mas faremos os anúncios em seu devido tempo". Na coletiva do fim de semana em Baku, Frédéric Vasseur mandou uma mensagem clara: ao mesmo tempo que a Ferrari perde nomes importantes para outras equipes da Fórmula 1, há outros chegando logo para reforçar a estrutura técnica de Maranello, evitando preocupações maiores.

Não será uma campanha de contratação que passará por despercebida, com mais de dez engenheiros já na alça de mira do francês, incluindo nomes importantes da Red Bull.

Leia também:

O primeiro deles é Enrico Balbo (com sua contratação sendo confirmada no último sábado pelo Corriere della Sera), que até recentemente era o responsável pela equipe de aerodinâmica da Red Bull.

Enrico Balbo, capo aerodinamico Red Bull sul podio di Imola 2022: arriverà a Maranello

Enrico Balbo, capo aerodinamico Red Bull sul podio di Imola 2022: arriverà a Maranello

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Mas o segundo nome que faz parte de uma grande lista, rumores apontam que seria um dos técnicos responsáveis pelo grande sucesso do sistema de DRS do RB19.

Neste cenário entra em jogo também o caso Mekies. O anúncio feito pela AlphaTauri na semana passada irritou um pouco Maranello. Fazer o anúncio com tanta antecedência, confirmando a saída do diretor esportivo da Scuderia criou um 'climão' interno, com a equipe se vendo obrigada a comentar uma notícia difundida pela rival.

Mas, na verdade, há uma disputa oculta entre Ferrari e Red Bull, que explica porque Mekies segue com o time de Maranello. A grande dúvida é sobre o período de quarentena que os engenheiros da Red Bull terão que cumprir antes de integrar a Scueria.

Aqui, tempo é valioso, porque o projeto do carro de 2024 já começou na sede italiana e, neste momento, seria importante contar com engenheiros que tenham ideias novas, que possam mudar as diretrizes do carro.

A saída de Mekies dá à Vasseur um trunfo importante na negociação com a Red Bull: a redução do período de quarentena dos engenheiros pela liberação mais rápida de Mekies.

Isso explicaria as respostas evasivas sobre a saída de Mekies: "Já veremos isso, seguimos conversando", disse Vasseur. E isso também explica a presença de Mekies no pitwall da Ferrari em Baku, sinalizando sua presença na equipe por mais algum tempo.

Mesmo assim, deve ser um jogo com final próximo, já que é de interesse de ambas as partes que as novas peças estejam logo em suas novas casas.

Enquanto isso, Diego Ioverno e Jock Clear surgem como possíveis substitutos de Mekies. Vasseur já avisou que não contratarão pessoas de fora, preferindo dar espaço a alguém que já está inserido na equipe.

Aston Martin-Honda? RICO PENTEADO fala de "foto misteriosa", IMPACTO do acordo na F1 e mais; assista

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Alonso vê Lance Stroll liderando Aston Martin pelos "próximos 10 a 15 anos"
Próximo artigo F1: Verstappen reconhece que Pérez "tem objetivos sérios e está indo em bem" em 2023

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil