F1: Mekies pode chegar antes à AlphaTauri após acordo de contrapartida entre Ferrari e Red Bull; entenda

Equipe italiana também quer liberação de engenheiros de aerodinâmica vindos de time austríaco

Laurent Mekies, Racing Director, Scuderia Ferrari

A liberação do diretor de corridas da Ferrari, Laurent Mekies, para a AlphaTauri pode ser acelerada se a Scuderia conseguir algumas de suas contratações da Red Bull com antecedência, apurou o Motorsport.com.

A AlphaTauri anunciou antes do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 que contratou Mekies como seu novo chefe de equipe, substituindo Franz Tost, que deixará o cargo no final desta temporada.

Leia também:

No entanto, nenhuma data foi definida para a chegada de Mekies ao time de Faenza porque ele permanece sob um contrato de longo prazo com a Ferrari.

Tost sugeriu que o momento exato era algo que precisaria ser resolvido entre a Ferrari e a Red Bull.

“Antes de tudo, é entre Laurent e Fred [Vasseur]”, disse Tost sobre o processo da chegada de Mekies.

"Então, é claro, a Red Bull terá um papel importante nisso. Acho que Oliver Mintzlaff [CEO da Red Bull] conversará com o CEO da Ferrari e encontrará uma solução."

Embora a Ferrari não queira bloquear totalmente a mudança, o aborrecimento do chefe da equipe, Fred Vasseur, com o momento do anúncio do AlphaTauri o deixou relutante em se curvar para acomodar a mudança tão rapidamente quanto seu rival gostaria.

Falando no GP do Azerbaijão no fim de semana passado, Vasseur disse que o apelo da AlphaTauri para divulgar a mudança de Mekies foi "agressivo".

No entanto, o Motorsport.com descobriu que, com as negociações abertas entre a Red Bull e a Ferrari sobre a situação, a chave para isso pode ser um acordo de compromisso que seja adequado para ambas as partes.

Laurent Mekies, Racing Director, Scuderia Ferrari

Laurent Mekies, Racing Director, Scuderia Ferrari

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Entende-se que a Ferrari está em uma recente campanha de recrutamento para atrair pessoal – incluindo da parte de aerodinâmica – de outras equipes, incluindo vários da Red Bull.

Mas, apesar dos acordos estarem em vigor, a Ferrari não consegue contratar esses indivíduos por um tempo por causa dos períodos de ‘carência’.

No entanto, fontes indicaram que a Ferrari pode estar disposta a dar o pontapé inicial na saída de Mekies para AlphaTauri se a Red Bull concordar com uma liberação antecipada do contrato de sua equipe que está se mudando para o time de Maranello.

Embora a Ferrari não tenha comentado sobre o assunto, o amigo próximo de Vasseur, Toto Wolff, sugeriu que o francês está pronto para ser agressivo em suas negociações sobre o assunto.

Falando sobre a situação de Mekies, Wolff disse: “Fred precisa colocar sua própria equipe no lugar e tomar as decisões certas.”

"Você não pode parar um viajante. Essa sempre foi minha filosofia, que se alguém quiser ir e vir outra oportunidade, deixe-o ir e deseje-lhe tudo de bom.”

“Fred sabe exatamente o que quer. Acho que ele está bem com a situação, mas obviamente, a forma como foi comunicada foi um pouco abrupta. É por isso que Fred vai fazer o melhor para a Ferrari. E se isso significa ser agressivo, então isso é bom."

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #228 - Reclamações de Verstappen em Baku mostram que bicampeão 'sentiu o golpe'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull revela pintura especial projetada por fã argentina para GP de Miami
Próximo artigo F1: Wolff revela que sem limite de gastos traria o dobro de atualizações para Mercedes em Ímola

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil