F1: Pérez "não teria durado nem um ano" na academia da Red Bull, diz ex-Toro Rosso

"Quando se tem um carro capaz de vencer, é preciso usá-lo. Não é possível estar sempre na frente do Max, mas não é aceitável estar sempre 0s5 ou os7 atrás"

Sergio Perez, Red Bull Racing

Foto de: James Sutton / Motorsport Images

Em meio ao retorno do australiano Daniel Ricciardo ao grid da Fórmula 1 na vaga do holandês Nyck de Vries na AlphaTauri, o futuro de Sergio Pérez na Red Bull é colocado em xeque, especialmente pelo fato de o mexicano estar bem aquém do ritmo do companheiro holandês Max Verstappen.

O editor recomenda:

Quem analisou a situação de 'Checo' foi Jaime Alguersuari, piloto da Toro Rosso --nome anterior da AlphaTauri -- na F1 entre 2009 e 2001. Antes, o espanhol integrou a Academia da Red Bull, tendo de conquistar espaço frente a outros membros do programa para conseguir vaga na categoria máxima.

"O fato de Pérez estar pilotando para a Red Bull mostra claramente que o 'Red Bull Junior Team' não é mais um sucesso. Toda a ideia que eles comunicam é que eles criam campeões, ou os melhores pilotos possíveis, dando a eles a oportunidade de pilotar para que ganhem experiência e possam ser promovidos para a equipe principal. O fato de que eles tiveram que ir a outro lugar para encontrar um piloto para correr pela Red Bull já é questionável. Não faz sentido", disse Jaime à Sky Sports F1.

"Você gasta milhões durante muitos e muitos anos, quantias insanas de dinheiro para fazer com que pilotos ganhem títulos em categorias juniores para colocá-los na F1, mas dá a eles pouquíssimas chances. Eles cruzam os dedos para conseguir um bom carro, porque sem um bom carro você não faz nada na F1. Você fica para trás e não pode fazer nada, exceto vencer seu companheiro de equipe", seguiu.

Jaime Alguersuari, Toro Rosso, avec Sergio Perez, Sauber

Jaime Alguersuari conversa com Sergio Pérez em 2011

"Temos de ser muito claros sobre o fato de que Checo nunca fez parte do Junior Team. Se fosse esse o caso, dada a maneira como Helmut Marko julga os pilotos, ele não teria durado nem um ano. Ele não teria tido uma segunda chance na GP2, não teria tido uma segunda chance na F3 inglesa", disse.

Pérez, aliás, é um dos poucos pilotos atuais da F1 que não conquistaram um título júnior importante, apesar de ter sido vice-campeão da GP2 em sua segunda tentativa. Jaime, por exemplo, conquistou o título da F3 inglesa à frente do britânico Oliver Turvey, do neozelandês Brendon Hartley e de Pérez.

Questionado sobre o retorno de Ricciardo e a possibilidade de Daniel 'tirar' Pérez da Red Bull, Jaime respondeu: "Isso pode acontecer! Checo precisa se concentrar em estar mais próximo de Verstappen. Quando se tem um carro capaz de vencer, é preciso usá-lo. Não é possível estar sempre na frente do Max, mas não é aceitável estar sempre 0s5 ou os7 décimos mais lento. Se o seu companheiro de equipe vence todas as corridas, corrida após corrida, você tem de estar pelo menos no pódio".

"Não basta estar no pódio só no seu melhor dia. Precisa estar mais próximo de seu companheiro, caso contrário, eles têm o direito de substituí-lo. Há pilotos no grid que certamente poderiam estar muito mais próximos de Max", completou. O Motorsport.com cobre tudo do GP da Hungria de F1.

Ricciardo substitui de Vries: Red Bull foi injusta com Nyck?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate o que esperar de Ricciardo em seu retorno à F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Após elogios a Pietro, Haas dá atualização sobre contratos de pilotos: Hulkenberg está 'seguro', mas e Magnussen?
Próximo artigo F1 AO VIVO: Acompanhe o primeiro treino livre para o GP da Hungria em Tempo Real

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil