F1: Por que Ferrari segue cautelosa com desgaste de pneus

Fred Vasseur não dá como problema crônico dos últimos anos resolvido na equipe de Maranello

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Apesar dos sinais muito encorajadores desde o início da temporada de Fórmula 1 para a Ferrari em relação ao desgaste dos pneus, Frederic Vasseur permanece cauteloso sobre o assunto.

No ano passado, um dos principais problemas da Ferrari foi a gestão dos pneus e, em particular, a degradação significativa que prejudicou seu ritmo de corrida, apesar de os italianos terem lutado frequentemente pela pole position contra a Red Bull na classificação. Além disso, os pilotos notaram uma certa irregularidade no comportamento dos pneus dependendo de algumas variáveis.

Leia também:

Desde o início da temporada de 2024, o SF-24 parece ter apagado claramente este defeito do seu antecessor, tendo as quatro primeiras etapas da temporada corrido muito bem nesta área. Carlos Sainz ainda venceu na Austrália, fazendo uma dobradinha, e a Scuderia subiu ao pódio nas outras três corridas, sem realmente ser ameaçada.

Contudo, para Vasseur não devemos tirar conclusões precoces. Ele está esperando para ver como o carro se comportará assim em outras pistas, mas também em condições mais frias do que as encontradas no início do ano.

“Desde o início da temporada estamos muito melhores na gestão dos pneus”, disse ele após a corrida de Suzuka. “E para o desgaste, conseguimos fazer a melhor volta em Jeddah e Melbourne nas últimas voltas”.

“Trabalhamos muito em nossos pontos fracos e melhoramos enormemente em termos de gestão de pneus, pilotos, estratégia e equipe. E sim, claro, agora temos outros pontos fracos, e precisamos progredir em outros lugares se quisermos fazer um trabalho melhor."

"Acho que este problema está muito bem controlado neste momento. Mas o que é verdade num dia não é verdade no dia seguinte, no que diz respeito à gestão dos pneus. E não devemos considerar que está resolvido. Na próxima semana [o fim de semana de abril 19 a 21], na China, haverá outro asfalto, condições climáticas diferentes e será um novo desafio."

Questionado se condições mais frias, como as esperadas em Xangai, poderiam ajudar a Ferrari em sua busca pela Red Bull, Vasseur respondeu: “Na China teremos a oportunidade de testar condições mais frias. só fiz o TL3 [no Japão] em condições mais frias."

“Não tenho certeza se estamos em melhor forma, nunca se sabe quais são as configurações do motor, o nível de combustível. A temperatura estava sob controle para nós no sábado, mas para eles também."

Vasseur acredita, de qualquer forma, que o terceiro lugar de Sainz e o quarto de Charles Leclerc foram os melhores resultados possíveis em Suzuka.  "Acho que tudo correu muito bem. A estratégia foi certa para ambos os carros, como a defesa da posição na pista, o gerenciamento dos pneus estava sob controle, os pit stops correram bem, o ritmo foi bom."

"Estou convencido de que precisamos de um bom domingo [para brilhar]. E se precisarmos de mudar alguma coisa, é no sábado que precisamos de melhorar e não no domingo. Mas foi um bom trabalho e um bom trabalho de equipe."

Colaborou Adam Cooper

RICO PENTEADO analisa SHOW DE VERSTAPPEN e pódio de SAINZ no GP do Japão; veja DEBATE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

R.Penteado comenta show de Max,pódio de SAI e corridaça de Alonso/Yuki

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull sem pressa para definir vaga de 2025; Pérez quer se resolver em um mês
Próximo artigo F1: Wolff diz que grande nome será anunciado nas próximas semanas

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil