GM 'responde' F1 sobre participação na categoria sem parceria com Andretti

Fabricante americana descartou rumores de interesse em se associar a uma equipe já existente do grid

Michael Andretti

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A General Motors descartou sugestões de que sua marca Cadillac poderia entrar na Fórmula 1 com outra equipe se os planos da Andretti forem rejeitados pelos chefes da categoria.

Leia também:

A fabricante americana anunciou uma parceria com a Andretti onde espera poder ajudá-la a participar da principal categoria do automobilismo a partir de 2025, no mínimo. No entanto, apesar de a FIA ter dado luz verde aos planos por motivos técnicos, as esperanças da Andretti de garantir uma vaga na F1 dependem do acordo dos termos comerciais com a FOM.

Esse resultado está na balança, já que os chefes das equipes estão indiferentes à ideia de adicionar um décimo primeiro esquadrão ao grid da F1 no momento. A FOM está atualmente avaliando quais seriam as implicações financeiras de ter um time extra e deixou claro que só aprovará outro concorrente se isso for benéfico para a categoria como um todo.

A atração de ter um grande fabricante como a GM a bordo é óbvia para a F1, mas a importância de sua parceria com a Andretti foi minimizada por alguns, que sugeriram que, se o plano atual fracassar, ela poderia mudar de lealdade para outra equipe.

Mas essa perspectiva foi descartada, com a GM afirmando que só está interessada em ajudar a Andretti a chegar à F1. Falando à agência de notícias AP sobre a possibilidade de trabalhar com outra equipe, o presidente da GM, Mark Reuss, disse: "A GM está comprometida com a parceria com a Andretti para correr na F1."

"A colaboração entre a Andretti e a Cadillac reúne duas entidades únicas criadas para corridas, ambas com um longo histórico de sucesso no automobilismo global".

Andretti Cadillac logo

Foto de: Andretti Autosport

Logotipo da Andretti Cadillac

A perspectiva de a GM se associar a outras equipes foi sugerida várias vezes no paddock da F1 e, recentemente, o diretor da Williams, James Vowles, disse que sua equipe estaria aberta à ideia de uma parceria com esse fabricante.

Falando sobre suas opiniões a respeito da oferta da Andretti, Vowles disse: "Fomos claros desde o início, mais do que felizes em trazer novas entidades, mas o bolo tem que crescer como resultado disso, não diminuir. Até agora, ela está apenas diminuindo."

"Para esclarecer, isso não é contra a Andretti ou a GM. Muito pelo contrário. Dou as boas-vindas à GM de braços abertos... e espero estabelecer um relacionamento com eles caso as coisas não deem certo. Eles são uma entidade incrível que, na minha opinião, tornará o esporte melhor."

Questionado se a Williams estava buscando ativamente uma colaboração com a General Motors, Vowles respondeu: "Não. O que quero dizer é que uma organização, um OEM como a GM, seria absolutamente bem-vinda em nosso esporte. Nós os receberíamos de bom grado nesta fase. Mas eles estão claramente ligados à Andretti - não é uma questão disso e não estamos em negociações com eles no momento."

A AP acrescentou que a GM planeja enviar executivos seniores para o GP de Las Vegas, na próxima semana, na esperança de pressionar a FOM a aprovar a entrada da Andretti.

Horner ABRE O JOGO sobre quem PODE desafiar Red Bull em 2024. Será mesmo? E os OUTROS, vão chegar?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #255 – Qual a nota do GP de São Paulo de 2023, em Interlagos?

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ferrari deve se basear em carro da Red Bull para 2024; saiba mais
Próximo artigo F1: Entenda como frio intenso de Las Vegas causará problemas às equipes

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil