F1: Ricciardo chama atenção para regra que o fez ficar uma volta atrás no GP de São Paulo

Piloto entrou nos boxes para abandonar uma volta antes da bandeira vermelha ser acionada na corrida

Oscar Piastri, McLaren MCL60, disputa com Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Daniel Ricciardo chamou a atenção para as regras "ruins" da FIA que "acabaram" com a emoção do GP do São Paulo de Fórmula 1, depois que o piloto da AlphaTauri ficou a corrida inteira uma volta atrás em relação ao restante do grid. 

Leia também:

O australiano estava prestes a abandonar a corrida em Interlagos depois que o pneu de Alex Albon, que foi lançado 'pelos ares' após a forte batida na primeira curva com Kevin Magnussen, estragou sua asa traseira.

Mas, devido aos reparos na barreira de proteção, a corrida logo foi interrompida e permitiu que a equipe realizasse o conserto da peça danificada e reinserisse Ricciardo na corrida. A McLaren fez o mesmo depois que Oscar Piastri também foi atingido na confusão.

Os compatriotas foram obrigados a reiniciar a corrida a partir do pitlane, em vez da relargada parada assim como o restante. Ambos os pilotos também foram deixados uma volta atrás dos demais carros.

Isso se deve ao fato de que ambos fizeram o pit-stop no final da primeira volta, quando se esperava que fossem abandonar, enquanto o pelotão continuava na reta dos boxes atrás do safety car antes de a corrida ser interrompida.

O Regulamento Esportivo da FIA diz o seguinte: "Todos os carros que estiverem em suas garagens no momento em que a corrida foi suspensa serão dispostos na parte de trás da fila de carros na pista rápida [dos boxes] na ordem em que chegaram lá."

"Qualquer um desses carros poderá sair dos boxes quando a corrida for retomada, mas deverá entrar novamente nos boxes quando o safety car retornar e poderá participar da corrida quando o último carro tiver passado pela saída dos boxes após o reinício. Cada volta completada usando os procedimentos será contada como uma volta de corrida, conforme apropriado."

Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

Mas Ricciardo atacou essas regras "esdrúxulas" que não permitem mais "bom senso", pois ele acredita que deveria ter sido contado como estando na mesma volta que o resto do pelotão.

"Esperávamos que houvesse uma bandeira vermelha e que pudéssemos voltar à corrida", disse ele. "Então, fomos para os boxes. A equipe fez um ótimo trabalho consertando o carro, por isso estávamos prontos para a corrida. Então eles me disseram que Oscar e eu estávamos começando com uma volta a menos. Toda a empolgação que eu tinha para voltar a correr foi completamente eliminada."

"Não foi completada uma volta de corrida com bandeira verde. Não sei como começamos a corrida com uma volta a menos. Isso é realmente frustrante. É algo um pouco estranho nas regras."

Ele continuou: "Acho que o meu argumento é que, se 15 carros tiveram o nosso problema hoje, eles vão largar 15 carros nos boxes com uma volta a menos e colocar cinco carros no grid? Não. Eles não vão fazer isso."

"Então, para mim, acho que eles podem usar o bom senso e ter a mente um pouco aberta. Eu só queria que pudéssemos correr, queria que eles nos deixassem participar da corrida. Isso dói um pouco."

Hamilton 'APOCALÍPTICO', o IMPACTO de Pérez x ALONSO, Verstappen SOBERANO, Drugo e + F1! Porsche, F4

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen tece dura crítica à corrida em Las Vegas
Próximo artigo F1 - Schumacher detona Mercedes: “Não entendem o conceito do próprio carro”

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil