MotoGP tem potencial "para ser tão boa quanto ou até melhor que a F1", diz novo diretor comercial da categoria

Dan Rossomondo ocupou o cargo de vice-presidente de mídia e patrocínios globais na NBA

Dan Rossomondo

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Na última semana, a Dorna Sports anunciou a contratação de Dan Rossmondo, ex-vice-presidente da NBA, para ocupar o cargo de diretor comercial para a MotoGP. E logo em seus primeiros dias, o americano disse ter notado o potencial do Mundial, acreditando que ele pode ser "tão bom quanto ou até melhor que a Fórmula 1", esperando elevar a popularidade da MotoGP.

Rossomondo substitui Manuel Arroyo no cargo de CCO da Dorna, após uma passagem pela NBA como vice-presidente de mídia e patrocínios globais. Ele esteve presente no Circuito das Américas no último fim de semana, e o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, firma que isso marca o início de "uma nova era para a MotoGP".

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O diretor tem como objetivo revitalizar um campeonato que mira atrair novos públicos, garantindo um futuro tão atraente quanto o que a Liberty Media criou para a F1 nos últimos anos, sendo um negócio que gera mais de 2,5 bilhões de euros, segundo a Forbes.

"Vejo como uma propriedade, um produto inacreditável", disse Rossomondo sobre a F1 em uma entrevista exclusiva ao Motorsport.com. "É a realidade. E eu acho que podemos ser tão bons quanto eles, se não melhores. E acho que podemos ser diferentes".

"Podemos ser a MotoGP, algo único. Olha, vamos roubar algumas ideias deles. Não temos medo de roubar boas ideias, mas teremos as nossas próprias e, com sorte, eles também roubarão de nós".

A chegada de Rossomondo marca uma nova estratégia da Dorna para fortalecer comercialmente a MotoGP. O propósito de sua contratação é aumentar a presença de mercado e visibilidade nas telas, atingindo um público mais jovem, que não vem se conectando com o produto.

Race start

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Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

O desafio é grande, mas Rossomondo está animado com a oportunidade.

"Pra mim significa muito o fato da MotoGP depositar a fé em mim, porque isso significa que eles me veem com as ferramentas certas para isso".

"Eu quero uma competição relevante quando não há GPs. Quero manter as pessoas engajadas o ano todo, não somente nas corridas. Algo como a NFL, que tem 18 semanas regulares na temporada, mas que se mantém relevante o ano todo".

Outro modo de regenerar a MotoGP é adotar ideias de outras categorias, como a NBA: "Se tem uma coisa que ninguém faz como a NBA é o storytelling. Se eles acreditam em algo, eles vão fazer com que isso aconteça".

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