Stock Car: De saída, Kanaan faz mea culpa e promete grande novidade para 2024

Se dedicando 100% como diretor esportivo da McLaren na Indy, veterano afirma que não vai parar de correr

Tony Kanaan

Foto de: Duda Bairros

Além da decisão do título da temporada de 2023, o fim de semana da Stock Car em Interlagos também vai marcar a última etapa em que Tony Kanaan estará na categoria em tempo integral. Nesta sexta-feira a equipe Full Time preparou uma pequena confraternização de despedida nos boxes após a realização do primeiro treino livre do fim de semana.

Leia também:

Falando com exclusividade ao Motorsport.com, Tony explicou os motivos que levaram à decisão de sair da principal categoria do automobilismo brasileiro, que envolve seu novo papel na Indy, o conflito de datas, além saída da Texaco da equipe comandada por Maurício Ferreira.

“Essa decisão eu não tomei ontem”, disse Tony. “A gente vem conversando com o Maurício (Ferreira), com o Texaco, que primeiro anunciou que estava saindo, então a situação ficou um pouco mais difícil. Mas, na verdade, eu acho que isso tudo desencadeou quando eu recebi a proposta de trabalhar para a McLaren em tempo integral.”

“Foi uma escolha pessoal minha, nem Texaco, nem Full Time tiveram influência nisso, a intenção era de continuar, principalmente quando a gente sabe que virá um carro novo. Então, acho que isso também me ajudou a tomar essa decisão, e a minha decisão foi única, não foi porque tivemos anos difíceis, foi, realmente, porque eu não ia conseguir me dedicar 100% à Stock Car e 100% à McLaren, então eu precisei fazer uma escolha, eu achei que para mim, para o meu futuro, era com certeza a melhor opção eu continuar lá.

“Os resultados não ajudaram, nem para dar uma empolgada de tentar reconciliar isso com o Zak (Brown), mas quando ele me pediu para ficar, ele me pediu para ficar tempo integral, e quando eu falei que eu tinha algumas corridas de Stock Car, ele falou, se não coincidir com a Indy, não tem problema.”

“Mas vão coincidir cinco corridas, então não dá para perder cinco de 12 etapas, fazer metade do campeonato não é justo com ninguém, nem com os fãs, com a equipe, com o patrocinador. Como tudo na vida são escolhas, eu tive que fazer uma escolha difícil de ir.”

Tony Kanaan

Photo by: Duda Bairros

Tony Kanaan

Campeonatos difíceis

Nas três temporadas em que Tony Kanaan esteve à frente do carro #6 da Full Time, seu melhor resultado foi um quarto lugar na corrida 2 da primeira passagem da Stock pelo Velocitta no ano passado.

Acostumado às vitórias e disputas por títulos, o piloto baiano admite que não tem uma resposta concreta do que deu errado, incluindo a si próprio como parte do problema.

“Eu queria muito ter essa resposta, mas não acho que seja apenas um fator, é uma combinação de tudo, é uma combinação de equipe, é uma combinação do Tony, é uma combinação de um carro que eu nunca tinha andado e que é completamente diferente de tudo que eu aprendi a guiar na vida. E não é segredo para ninguém, é um carro defasado, que graças a Deus a gente está vindo com um novo. Você pega uma categoria que tem oito carros em um décimo, como foi na última corrida, quando larguei em 23º e tomei dois décimos da pole position, isso não acontece na Indy, não é nem a diferença do primeiro para o segundo.”

“Então, realmente não encaixou, não é desculpa, não acho que seja uma questão de você colocar a culpa em alguém, a explicação é que nós não fizemos um bom trabalho, inclusive eu, nós como equipe e eu.”

Vem novidade por aí

Com um calendário repleto em seu cargo na Indy, Tony refirmou que não vai se aposentar como piloto e prometeu uma grande novidade.

“Tem algumas coisas que vão acontecer, não vou anunciar agora, vamos curtir. Mas posso dizer o seguinte: eu não vou parar de correr, posso garantir que vamos para a SRX, mas ainda tem uma novidade que vocês vão gostar. Prefiro não falar agora, para a gente não estragar o fim de semana da Stock Car”, concluiu.

Curta a grande final da Stock Car 2023 no Autódromo! Garanta seu INGRESSO agora mesmo.

Podcast #260 – Quem só deu bola fora na F1 em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Massa apresenta Interlagos e Stock Car a Chay Suede
Próximo artigo Stock Car: Bruno Baptista lidera 1-2 da RCM antes de quali em Interlagos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil