Conteúdo especial

STOCK CAR ESPECIAL: Grande final tem sete candidatos ao título; confira cenários

Disputa acontece entre Gabriel Casagrande, Daniel Serra, Felipe Fraga, Thiago Camilo, Rafael Suzuki, Rubinho Barrichello e Ricardo Zonta

Stock Car; temporada 2023

Foto de: Magnus Torquato

ArcelorMittal

ArcelorMittal, o aço da Stock Car

 

Neste domingo, em Interlagos, acontece a grande final da Stock Car, encerrando a temporada 2023. E na disputa, sete pilotos disputam o título: Gabriel Casagrande, Daniel Serra, Felipe Fraga, Thiago Camilo, Rafael Suzuki, Rubinho Barrichello e Ricardo Zonta

Juntos, o grupo já soma sete taças de campeão da Stock, mas três deles tentam conquistar o primeiro campeonato na categoria. Cada um precisa 'fazer conta' para conseguir levar o troféu de campeão para casa e a regularidade apresentada entre eles ao longo da temporada pode ser a chave. 

Motorsport.com traz um resumo de cada um deles e como construíram a oportunidade de sagrarem campeão neste ano. 

Leia também:
Gabriel Casagrande

Photo by: Magnus Torquato

Gabriel Casagrande

Gabriel Casagrande, 1º colocado, 286 pontos
Um dos principais nomes da chamada nova geração da Stock Car, o paranaense de 28 anos alcança sua quarta final consecutiva. Campeão em 2021, Casagrande apresentou uma campanha muito sólida com o Chevrolet Cruze #83 da A.Mattheis Vogel: três vitórias (Interlagos, Velopark e Buenos Aires), seis pódios e duas poles.

Gabriel terminou cinco das 11 etapas do campeonato até agora na primeira posição, o que reflete sua elogiada eficiência ao volante. O paranaense desembarca em Interlagos na liderança do campeonato, com 16 pontos de vantagem para seu principal adversário nesta decisão.

"Interlagos é uma pista que a gente historicamente vai bem, o carro se comporta muito bem lá, o que tivemos de problema na etapa do meio do ano nós já identificamos e na outra nós fizemos a pole e ganhamos, então a expectativa é a melhor possível”, explicou Casagrande. 

Daniel Serra

Photo by: Marcelo Machado de Melo

Daniel Serra

Daniel Serra, 2º colocado, 270 pontos  
O filho do lendário Chico Serra mostrou, mais uma vez, que é um dos competidores mais completos em ação no Brasil. Com sólida carreira no automobilismo internacional e piloto oficial da Ferrari nos campeonatos de GT, Daniel trilhou um caminho de poucas oscilações rumo à sua sétima final consecutiva com a Eurofarma RC, liderada por Rosinei Campos, o ‘Meinha’.

Depois de iniciar a temporada com vitória e na ponta do campeonato em Goiânia, o paulista de 39 anos só ficou fora dos sete primeiros colocados da tabela em Buenos Aires, mas reagiu no Velocitta e em Cascavel, subindo para a vice-liderança no momento crucial. Com três vitórias e cinco pódios em 2023, o piloto do Chevrolet Cruze #29 vai tentar destronar Casagrande em busca de seu quarto título na Stock Car.

"Tenho que descontar esses pontos e não depende só do meu resultado para ganhar o campeonato, então não é simplesmente só chegar na frente dele (Casagrande). Acho que a gente tem que encarar como a gente encarou esses últimos finais de semana, pensando em ir lá e estar competitivo, fazer a nossa parte e vamos ver se dá certo na hora que a gente receber a bandeirada."

"Já é a minha sétima temporada com a Eurofarma-RC, passa muito rápido, e em todas elas a gente chegou [na final] disputando o campeonato, ganhando três vezes, com dois vices e um terceiro lugar", ponderou Serra. 

Felipe Fraga

Photo by: Duda Bairros

Felipe Fraga

Felipe Fraga, 3º colocado, 253 pontos
O campeão de 2016 voltou ao automobilismo nacional para uma temporada completa em 2023 depois de três anos dedicados exclusivamente às competições no exterior. Mais jovem campeão da História da Stock Car, Fraga teve um começo de temporada difícil, mas apresentou forte recuperação a partir da segunda metade do campeonato.

De 11º, o piloto da Blau Motorsport ‘pegou o elevador’ e chegou à penúltima etapa, em Cascavel, na vice-liderança. Vai a Interlagos como terceiro colocado na tabela. Aos 28 anos, o paraense criado em Palmas (TO) tem sete pódios e foi o maior pontuador em três etapas no ano com o Cruze #88. Fraga busca seu segundo título na categoria.

“Depois de um ano que começou complicado, conseguimos reagir e avançar muitas posições na reta final. Mesmo assim, infelizmente, a distância para o Casagrande é bem grande e a verdade é que sair de Interlagos com o título é algo que não depende só da gente. Precisamos que nosso rival tenha algum problema, fique fora da zona de pontos…"

"Então temos que nos concentrar e fazer a nossa corrida, buscando a vitória sem se preocupar com mais nada. Se o título vier, será consequência de um bom resultado nesta final”, revelou Fraga.

Thiago Camilo

Photo by: Magnus Torquato

Thiago Camilo

Thiago Camilo, 4º colocado, 250 pontos
 
Ele foi protagonista de um dos momentos mais emocionantes do ano, quando venceu na abertura da temporada, em Goiânia, e homenageou o tio e ex-piloto Sérgio Ruas Camilo, falecido em um acidente motociclístico. Thiago Camilo persegue há muito um merecido primeiro título na Stock Car. Em seu currículo, soma incríveis quatro vice-campeonatos e igual número de terceiras colocações.

O piloto da Ipiranga Racing teve um primeiro semestre muito forte, tornou-se o piloto em atividade com mais vitórias na história da categoria e liderou o atual campeonato em quatro etapas, além de ter ocupado a vice-liderança ao término de outras duas rodadas. Com dois primeiros lugares e duas poles em 2023, o paulista de 39 anos corre em Interlagos com o Toyota Corolla #16, numeral que também homenageia o tio.

“Tenho que entrar na pista e fazer a minha parte, começando pela pole position, que vale dois pontos. E depois brigar pela vitória na corrida 1. Preciso fazer pelo menos quarenta pontos nas duas corridas para ter alguma chance, mas não vou ficar fazendo cálculos. Vou me concentrar no meu trabalho".

"Tenho uma equipe fantástica e um companheiro que pode me ajudar a encontrar um acerto vencedor. Sei que o título é uma hipótese muito remota, mas não é impossível, então vou brigar até o fim, como sempre fiz. Já cheguei à última corrida disputando o título diversas vezes, umas com mais chances que nessa, outras com menos, e sempre dei meu máximo e mais um pouco”.

Rafael Suzuki - Pole Motorsport

Photo by: Magnus Torquato

Rafael Suzuki - Pole Motorsport

Rafael Suzuki, 5º colocado, 243 pontos
A arrancada de Rafael Suzuki em 2023 é a mais notável entre os candidatos ao título. Em sua décima temporada na Stock Car, o paulista de 36 anos começou o calendário em 31º e último lugar. A cada etapa, contudo, o competidor do Chevrolet Cruze #8 da Pole Motorsport cresceu e se consolidou como um dos pilotos mais regulares do campeonato.

Com quatro pódios ao longo do ano, Suzuki chega pela primeira vez na condição de finalista. Se terminar na quinta posição, que ocupa atualmente, já será a melhor temporada da sua carreira na Stock Car.

"A expectativa é de fazer o nosso melhor, conquistar os pontos necessários para brigar pelo campeonato, ter o melhor fim de semana do ano e curtir o momento. É uma novidade para mim e para a equipe estar nessa briga pelo campeonato, então aproveitar o momento é muito importante, é uma etapa perto da família e dos patrocinadores, então temos que curtir."

"O que tiver que ser em relação ao campeonato, vai ser. Não quero ir com a cabeça pensando em quantos pontos preciso fazer e nem secar os outros. Todos que estão ali na disputa pelo campeonato tem seus méritos", celebrou Suzuki.

Rubens Barrichello à frente de Gabriel Casagrande e Guilherme Salas

Photo by: Marcelo Machado de Melo

Rubens Barrichello à frente de Gabriel Casagrande e Guilherme Salas

Rubens Barrichello, 6º colocado, 239 pontos
Dono de dois títulos e atual campeão, Rubens Barrichello é sempre destaque na Stock Car. Não foi diferente em 2023. No ano em que foi companheiro de equipe do filho Dudu na equipe Mobil Full Time, o duas vezes vice-campeão com a Ferrari na Fórmula 1 alcançou sua 20ª vitória na Stock e desde as primeiras etapas esteve entre os primeiros na tabela de pontos.

Na sequência das provas no Velopark e Buenos Aires, Barrichello chegou a ocupar a vice-liderança do campeonato com o Toyota Corolla #111. Aos 51 anos, o piloto mais velho na relação dos sete finalistas é o sexto colocado na tabela e tem chances matemáticas de conquistar o tri.

“Minha querida São Paulo, minha querida Interlagos. Volto com muita gana. Depois de um campeonato em que não fomos extremamente competitivos, mas tivemos a possibilidade de montar muita estratégia e ganhar muitos pontos, tudo com muita gratidão. Chego em Interlagos com potencial total para fazer tudo o que posso para ganhar a prova. O resto é o destino que vai deixar sua marca”, ressalta Rubinho.

Ricardo Zonta; Stock Car

Photo by: Jose Mario Dias

Ricardo Zonta; Stock Car

Ricardo Zonta, 7º colocado, 237 pontos
O curitibano de 47 anos venceu duas provas, além de ter conquistado quatro pódios e uma pole com o Toyota Corolla #10 da equipe RCM Motorsport, destacando-se em uma segunda metade de campeonato muito forte. Foi quando o ex-piloto de Fórmula 1 ocupou a terceira colocação na tabela de pontos da Stock em 2023.

Campeão mundial de FIA GT em 1998, Zonta também persegue seu primeiro título na Stock Car, na qual corre desde 2007. Chegando à Super Final BRB na sétima posição, Ricardo ainda tem chances matemáticas de erguer a taça de campeão.

“Chegamos a mais uma final na disputa pelo título e vamos lutar por ele até a bandeirada! Fizemos um trabalho, em que conquistamos vitórias, poles e voltas mais rápidas o que nos credenciou para essa final! A Stock Car é uma das categorias mais disputadas do mundo e estarmos nessa disputa pelo título nos deixa bastante satisfeitos! Interlagos é uma pista que vencemos nessa temorada e temos um retrospecto de grandes resultados, isso é um fator muito positivo!”

Curta a grande final da Stock Car 2023 no Autódromo! Garanta seu INGRESSO agora mesmo.

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Tira-teima: Chevrolet e Toyota chegam à decisão da Stock Car empatadas em vitórias
Próximo artigo Melhor estreante do ano, Petecof disputa Super Final da Stock Car em Interlagos de olho no top 10

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil