F1: Alonso 'abre o jogo' sobre 'divórcio' com Alpine e ida para Aston Martin

"Foi uma aventura, eles estavam em sétimo lugar de construtores, havia um risco nessa mudança, mas no final deu certo e meu 'palpite' funcionou dessa vez"

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Bicampeão mundial da Fórmula 1, Fernando Alonso explicou os quatro fatores que o levaram a assinar com a Aston Martin para 2023, destacando a "falta de profissionalismo" da Alpine, sua ex-equipe.

O piloto espanhol tomou a decisão no meio da temporada passada, mudando seu rumo na F1: de decepções e abandonos na Alpine para lutar por pódios de forma consistente e sonhar com metas maiores para o futuro com a Aston Martin.

O editor recomenda:

Embora em várias ocasiões Alonso tenha falado sobre os motivos que o levaram a tomar uma decisão que, na época, era muito arriscada, em uma entrevista recente ao "El Larguero" na Cadena SER, ele se abriu e explicou todos os detalhes, citando "um acúmulo de circunstâncias".

O primeiro e óbvio fator foi a aposentadoria do alemão Sebastian Vettel da F1: "Tenho que ser honesto e, sem essa aposentadoria, que nos pegou um pouco de surpresa, e sem a vaga que ficou livre na Aston Martin, teria sido um impossível".

Em seguida, como segundo fator, Alonso mencionou a "falta de profissionalismo" da Alpine na negociação de seu novo contrato, o que contrasta fortemente com o terceiro fator: a velocidade e o desejo da Aston Martin de contar com seus serviços a partir da temporada 2023.

"A Alpine estava negociando há vários meses e nada foi finalizado. Concordamos com tudo, mas a papelada para assinar não estava disponível e, bem, notei uma falta de profissionalismo na Alpine naquela época".

"E então, na Aston Martin, desde a aposentadoria de Vettel, que acho que foi na quinta-feira do GP da Hungria, no sábado tivemos tudo claro e o papel estava diante dos meus olhos e na mesa. Então, essa vontade e esse desejo de me ter me atraíram e me seduziram."

"Foi uma aventura, eles estavam em sétimo lugar de construtores, havia um risco nessa mudança, mas no final deu certo e meu 'palpite' funcionou dessa vez", acrescentou o bicampeão mundial de F1.

O quarto e último fator que fez pender a balança a favor da equipe verde, apesar do desejo que a Alpine parecia ter para renovar com Alonso, foi a comparação dos dois projetos e a ambição demonstrada.

"Na Alpine, quando analisei os dois projetos, porque eles também se apressaram no último minuto e houve algumas horas em que eu tinha as duas ofertas sobre a mesa, acho que o nível de ambição era maior na Aston Martin."

"Com as contratações que eles fizeram nos últimos dois anos, levando muitas pessoas da Red Bull e da Mercedes, grandes engenheiros e grandes designers, era um projeto com mais ambição", concluiu o espanhol, que atualmente é o terceiro na classificação dos pilotos, à frente do mercedista britânico Lewis Hamilton, rival que Alonso descreveu como seu "alvo" para o restante de 2023.

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Motorsport.com debate Ferrari pós-Monza, futuro de Sainz e possibilidade de Palou na F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: "O que ele vai fazer ou não, é decisão dele", diz Nelsinho Piquet sobre Massa e busca de Felipe pelo título de 2008
Próximo artigo F1 admite que atual domínio de Verstappen é “um desafio” para categoria

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil