F1: Pérez tem desempenho inferior "porque é sul-americano", diz Marko

Consultor da Red Bull alegou que mexicano não consegue se concentrar tanto quanto Max Verstappen e Sebastian Vettel

Sergio Perez, Red Bull Racing, com Helmut Marko, Consultor, Red Bull Racing

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Não é a primeira vez que Helmut Marko faz comentários discriminatórios na mídia contra Sergio Pérez e sua terra natal. Nas últimas horas, o conselheiro esportivo da Red Bull na Fórmula 1 deu uma entrevista no canal Servus TV, como costuma fazer, e se referiu de forma depreciativa ao piloto mexicano.

Leia também:

"Definitivamente, foi uma de suas melhores corridas neste fim de semana (na Itália). Ele teve alguns problemas na classificação. Ele é sul-americano e não consegue se concentrar tanto quanto Max (Verstappen) e Sebastian (Vettel)", disse Marko, colocando os dois pilotos que ganharam títulos com a Red Bull em um nível mais alto de concentração porque são da Holanda e da Alemanha, respectivamente, ao mesmo tempo em que também se equivocou sobre a parte do continente americano a que o México pertence.

Após esse comentário, Marko elogiou o desempenho de Pérez em Monza, onde o mexicano ficou em segundo lugar depois de ultrapassar George Russell, Charles Leclerc e Carlos Sainz na pista.

"A corrida dele ontem (no GP da Itália em Monza) foi muito boa. Ele teve que ultrapassar três pilotos e sabíamos que a primeira ultrapassagem seria difícil. Ele ultrapassou as Ferraris a toda velocidade. Ele fez tudo bem. No ano passado, ele venceu em Singapura. Estamos otimistas porque não temos um 1-2 com muita frequência", comentou.

Por outro lado, ele comparou Pérez e Lando Norris, observando que o mexicano "tem mais de 30 anos e um quarto filho", enquanto o britânico comentou que "ele é jovem e rápido e isso seria bom para nós".

"O que acontece é que Pérez tem um contrato até 2024 e Lando Norris até 2025. Infelizmente, é por um longo tempo, porque ele é um candidato para nós", disse Marko.

"Conversamos com ele (Norris) quando a AlphaTauri ainda se chamava Toro Rosso. Depois, seu empresário descobriu que a McLaren era uma opção. Ele é jovem e rápido e isso será bom para nós. Sergio está na casa dos 30 anos e tem um quarto filho. Ele também tem outros interesses na vida."

Por fim, o austríaco aceitou que Pérez teve o melhor desempenho ao lado de Verstappen até agora.

"A vaga na Red Bull é a mais procurada, por um lado, e por outro lado você tem Max Verstappen como rival. Você precisa de uma personalidade muito forte para isso. Mentalmente, você precisa ser incrivelmente forte. Até o momento, não há ninguém no segundo carro que possa estar no nível de Verstappen. Pérez é o melhor até agora, porque ele também venceu corridas", concluiu.

Informações adicionais por Gijs Leuvenink

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #246 - Ferrari 'renasce' em 2023? E os futuros de Sainz e Palou?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ENTREVISTA: Advogado de Massa 'abre o jogo' e vê título de 2008 como “provável” em ação contra FIA e F1; saiba detalhes
Próximo artigo F1: "O que ele vai fazer ou não, é decisão dele", diz Nelsinho Piquet sobre Massa e busca de Felipe pelo título de 2008

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil