Últimas notícias

F1: Ferrari é aprovada no crash test e homologa carro de 2024; saiba mais

Equipe italiana 'superou' Red Bull, que foi reprovada no crash test frontal no fim de 2023, precisando repetir o processo no começo deste ano

Ferrari SF-23 technical detail

Foto de: Uncredited

Ao contrário da Red Bull, a Ferrari superou todos os testes de colisão obrigatórios e obteve a homologação do chassi que será usado na temporada 2024 da Fórmula 1. O 676, nome provisório do modelo, foi profundamente revisado em comparação ao SF-23 e, segundo apurado, não teve problemas em passar nos testes mais extremos introduzidos pela FIA para este ano.

A informação foi divulgada ao Motorsport.com quando a Gestão Esportiva retornou ao trabalho após a paralisação obrigatória imposta pela FIA para as equipes após o dia 22 de dezembro. A homologação foi obtida antes do Natal.

Leia também:

Os engenheiros comandados por Enrico Cardile puderam comemorar o fato de terem alcançado este objetivo segundo o cronograma inicial. Diferentemente do RB20 de Adrian Newey, que ainda precisa superar o crash test frontal para obter a homologação. Isso não causa preocupações, mas força a equipe a 'apertar' o cronograma de janeiro para finalizar os trabalhos.

Ao contrário da Red Bull, que realiza os testes de colisão em Cranfield, assim como as demais equipes britânicas, a Ferrari recorre ao CSI em Bollate, centro de certificação do Grupo IMQ, na região de Milão. 

O chassi projetado por Fabio Montecchi é decididamente diferente do SF-23, e parece ser um pouco mais longo atrás dos ombros do piloto para cumprir com os novos regulamentos de homologação do santantônio.

Detalhe da região do santantônio do SF-23

Photo by: Giorgio Piola

Detalhe da região do santantônio do SF-23

A FIA decidiu aumentar as cargas de testes estáticos após o acidente de Zhou Guanyu no GP da Grã-Bretanha de 2022. Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da Federação, deu às equipes até o começo de 2024 para adaptarem seus carros.

Para isso, a Ferrari moveu o cone anti-intrusão inferior para baixo que, no carro de 2023, não estava no fundo, mas sim em uma posição que mexeu bastante com o padrão de fluxo de ar nas laterais sob a boca do radiador. É possível que a nova seção frontal da carroceria seja quilhada como no RB19 da Red Bull em vez de quadrada.

O 676 será exibido em Fiorano no dia 13 de fevereiro, antes do dia de filmagem de 200km, que envolverá os pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz na pista particular da montadora italiana.

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e MCLAREN

Podcast #263 – Max mais incomodado? Briga pela P2 acirrada? O que esperar da F1 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Aston Martin escolhe data de lançamento do AMR24, carro da temporada 2024
Próximo artigo F1: Nenhuma equipe vai bater a Red Bull copiando seus carros, diz Alpine

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil