F1: Ferrari muda estratégia e antecipa atualizações do ano

Equipe italiana viu bons sinais a partir do GP do Canadá

Traseira da Ferrari SF-23

Foto de: Giorgio Piola

A Ferrari decidiu ousar e mudar sua estratégia: o orçamento para a evolução do SF-23 ao longo da temporada 2023 da Fórmula 1 será gasto integralmente durante a pausa de verão, já que os engenheiros em Maranello parecem ter descoberto onde colocar seus esforços.

Um novo assoalho e uma gestão de energia diferente devem fazer suas estreias na Áustria, apesar de ser um fim de semana com corrida sprint no Red Bull Ring, tendo apenas uma sessão de treinos livres. Mas o clima geral em Maranello é que chegou a hora de tomarem decisões corajosas, que podem ser úteis para o carro de 2024.

Leia também:

No Canadá, Fréderic Vasseur falou sobre as próximas inovações técnicas que estão por vir, sendo diluídas nas corridas até Monza. Após o debrief em Maranello, foi solicitado ao time italiano a redução no tempo necessário para gastar o orçamento de desenvolvimento.

Os indícios positivos surgidos em Montreal, para além do resultado final (P4 para Charles Leclerc e P5 para Carlos Sainz) sugerem que, finalmente, em Maranello, eles encontraram a forma de fazer o SF-23 funcionar, abrindo a janela de uso de pneus sem a habitual degradação.

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Photo by: Ferrari

Certamente Montreal, assim como Melbourne e Baku, não são pistas que sujeitam os pneus a esforços particulares, mas a viagem à América do Norte confirmou que a inversão da tendência observada nos testes da Pirelli em Barcelona, estão dando indícios valiosos, após uma estreia desastrosa da evolução do SF-23 no GP da Espanha.

Pelo contrário, ao constatar que algumas soluções aerodinâmicas que surgiram no AMR23 da Aston Martin no Canadá seguem uma linha de desenvolvimento semelhante à da Ferrari, fica a impressão de que o time de Enrico Cardille deu o passo na direção correta. Então, tudo que já estiver pronto, será colocado no carro.

Ferrari SF-23

Ferrari SF-23

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

Na Áustria, fala-se de um novo assoalho, projetado para reduzir o efeito do porpoising com um design tridimensional mais complexo do assoalho e o avanço de certas estratégias de motor híbrido que devem permitir menos potência elétrica "abrupta" na aceleração, e que garantem um parcelamento diferenciado para ter empuxo adequado mesmo no final das retas, seguindo as metodologias que tornaram a Red Bull inatingível no final das retas.

Maranello opta por uma escolha corajosa, já que o Red Bull Ring será palco de mais uma corrida sprint, com apenas uma sessão de treinos livres antes da classificação e o início do parque fechado, tendo apenas uma hora para garantir que as novidades funcionem na pista.

A memória do último sucesso de Leclerc na Áustria é outro elemento que leva a equipe a buscar a redenção na casa dos rivais. Ninguém ousa falar em vitória, obviamente, mas a esperança seria uma disputa contra Aston Martin e Mercedes, tentando sair de um quarto lugar no Mundial de Construtores que prejudica a imagem de quem havia começado o ano como rival de Verstappen.

Fred Vasseeur con Piero Ferrari, vice presidente del Cavallino

Fred Vasseeur con Piero Ferrari, vice presidente del Cavallino

Photo by: Ferrari

Enquanto Vasseur segue trabalhando no mercado de engenheiros, a Ferrari quer se reposicionar de forma mais adequada à sua história, após um início de ano repleto de erros e adversidades. Antecipar desenvolvimentos deve ter dois efeitos: primeiro, melhorar o desempenho do SF-23 imediatamente; em segundo lugar, transferir os dados para o projeto 676, bem como aumentar o limiar do carro do próximo ano.

Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Diretor da Red Bull: punição do túnel de vento afetará carro da F1 2024; entenda
Próximo artigo F1: GP do Japão pode mudar para o início da temporada em 2024

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil