F1: Pérez insinua problema nos freios da Red Bull no Canadá; Horner nega

"Certamente não acho que tenha havido algo específico. Acho que ele estava sofrendo"

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Piloto mexicano da Red Bull na Fórmula 1, Sergio Pérez terminou o GP do Canadá em sexto lugar, muito distante de seu companheiro de equipe Max Verstappen, da Holanda, e de seu próprio brilho do início da temporada 2023 da F1.

O editor recomenda:

O competidor do México explicou que não conseguiu encontrar o ritmo para acompanhar as duas Ferrari, sofrendo especialmente na frenagem, o que explica a finalização da prova atrás do espanhol Carlos Sainz e do monegasco Charles Leclerc.

Além disso, pela terceira vez consecutiva, o mexicano não conseguiu chegar ao Q3 na classificação, sendo eliminado durante a segunda parte da sessão qualificatória, como aconteceu no GP da Espanha.

Sergio Perez, Red Bull Racing

Sergio Perez, Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

Embora tenha progredido na primeira parte da corrida, como outros, ele ficou preso atrás das Ferraris. Pérez também está convencido de que a entrada do safety car em Montreal veio no momento menos propício, porque deu aos que já estavam em uma estratégia de duas paradas a oportunidade de fazer suas paradas em uma boa janela de tempo, economizando assim o tempo de um pit stop.

"Acho que havia um pouco mais de margem", disse Pérez quando questionado pelo Motorsport.com se ele poderia ter conquistado algo melhor do que o sexto lugar. "Mas não tivemos o ritmo certo hoje. Tivemos dificuldades. Acho que o safety car nos prejudicou muito, porque veio na hora errada para nós. Então, sim, a sorte não está conosco no momento, mas é assim que as coisas acontecem."

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, Kevin Magnussen, Haas VF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, Kevin Magnussen, Haas VF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Quando questionado sobre sua dificuldade em manter o ritmo durante o fim de semana do circuito Gilles Villeneuve, ele foi claro sobre o principal problema, concentrando-se especialmente na questão dos freios. 

"Basicamente, frenagem", respondeu ele. "Acho que o manuseio não foi o ideal, então a frenagem foi o mais importante. E é aí que achamos que precisamos intervir [como equipe] para entender o que está acontecendo e depois voltar com força."

Perguntado se poderia explicar melhor a origem do problema, Pérez disse que levaria tempo para entender completamente o que deu errado: "Fizemos algo com os pneus, algo com a configuração, algumas coisas que eles (engenheiros) precisam entender exatamente."

Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Entretanto, o chefe da Red Bull, Christian Horner, descartou a possibilidade de um problema mecânico com o carro, afirmando que se tratava mais de algo relacionado à exploração dos pneus por parte de Pérez: "Certamente não acho que tenha havido algo específico. Acho que ele estava sofrendo, como os outros, para gerar a temperatura nos pneus. É claro que isso é algo em que Max sempre foi muito forte, devido à maneira como pilota o carro."

"Então, acho que Checo, tendo começado o GP com os pneus duros, perdeu um pouco de contato com quem estava na frente antes de parar para médios. E aí ele teve problemas semelhantes aos que teve com os duros", completou o dirigente britânico.

Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Vencedor de Le Mans, Jani será piloto de simulador da Audi para a F1
Próximo artigo F1 - Mercedes: Teto de gastos não limitará mudanças importantes no carro de 2024

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil