Últimas notícias

F1: Mercedes e Red Bull disputam engenheiros de motor da Ferrari

Há fabricantes batendo à porta de Maranello para encontrar especialistas no setor: Emanuele Guidotti deixou Maranello depois de quase nove anos para ir para a Mercedes, enquanto Angelo Rosetti, que também aparentemente optou por se estabelecer na Red Bull Powertrains

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A Fórmula 1 está passando por um momento muito efervescente no que diz respeito ao mercado de engenheiros: os regulamentos de 2026 estão agitando particularmente o mundo dos automobilistas para a introdução das novas unidades de potência que terão de produzir uma potência cinquenta por cento entre o endotérmico de 6 cilindros e o híbrido elétrico.

Leia também:

Se a Ferrari parece pouco atraente para atrair técnicos de outras equipes, mas Fred Vasseur admitiu ter fechado para 2025 com um engenheiro de ponta que ele não quer revelar (e não seria Pierre Waché, diretor técnico da Red Bull que permanece em Milton Keynes), o mesmo não se pode dizer dos engenheiros da escuderia italiana

que estão recebendo ofertas interessantes para ir para a Grã-Bretanha.

Os jornais espanhóis escreveram nos últimos dias que dois engenheiros de motores da corte de Enrico Gualtieri haviam fechado com Maranello há cerca de um ano para aterrissar em Brixworth, sede da Mercedes AMG High Performance Powertrains, onde as unidades de 2026 estão sendo estudadas.

Emanuele Guidotti, especialista em turbo e simulação, deixou Maranello depois de quase nove anos, para aceitar a oferta que recebeu de Hywel Thomas, a pedido do italiano Lorenzo Sassi. Ele completou seu período de afastamento 'obrigatório'.

Angelo Rosetti, por outro lado, também alvo de rumores de que estaria de saída para a Mercedes, foi disputado entre dois fabricantes e acabaria por aterrissar em Milton Keynes, tornando-se um reforço para a Red Bull Powertrains. O engenheiro, especialista em dinâmica de fluidos e combustão, deixou a delicada área de R&D, depois de ter estado em Maranello por quase doze anos, e aceitaria o aumento substancial colocado na mesa pela RBP.

O italiano pode trazer a experiência adquirida com a última geração de motores Ferrari na câmara de combustão e sua contribuição pode ser inestimável, uma vez que o nascimento da nova unidade de potência parece ter deixado Christian Horner e Max Verstappen apreensivos.

O exercício parecia mais simples do que o esperado e, em vez disso, a Red Bull gostaria de ver uma divisão diferente de energia entre o motor endotérmico e o elétrico.

A intenção seria, mais uma vez, valorizar mais o motor de combustão interna, diminuindo a parte elétrica e retornando, portanto, a valores mais parecidos com os atuais, para superar as dificuldades de design que estão surgindo e que estão pressionando aqueles que, como a Red Bull Powertrains e a Audi, não têm uma cultura de unidades de potência tão potentes quanto as da F1.

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Alonso minimiza progresso da Ferrari: "Não estou muito preocupado"
Próximo artigo F1: Horner rebate Wolff sobre estar "assustado" e insinua egoísmo de Toto

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil