Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
62 dias
06 mai
Próximo evento em
104 dias
20 mai
Próximo evento em
118 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
132 dias
10 jun
Próximo evento em
139 dias
24 jun
Próximo evento em
153 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
160 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
174 dias
29 jul
Próximo evento em
188 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
216 dias
02 set
Próximo evento em
223 dias
09 set
Próximo evento em
230 dias
23 set
Próximo evento em
244 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
251 dias
07 out
Próximo evento em
258 dias
21 out
Próximo evento em
272 dias
28 out
Próximo evento em
279 dias
05 nov
Próximo evento em
287 dias
R
GP da Austrália
18 nov
Próximo evento em
300 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
315 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
324 dias
Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: saiba como a Ferrari deu a volta por cima na F1

compartilhar
comentários
Análise técnica: saiba como a Ferrari deu a volta por cima na F1
Por:
Traduzido por: Vital Neto

Alterações no conceito aerodinâmico e evolução do motor explicam crescimento da equipe, enquanto Mercedes foca em 2020

Desde o fim das férias de verão, a Ferrari virou o jogo contra seus rivais na Fórmula 1, não apenas conquistando vitórias em circuitos de baixa pressão aerodinâmica, onde se esperava um bom desempenho do time, mas também onde acreditava-se que ficariam para trás. Os resultados na Rússia podem não ter sido favoráveis, mas a escuderia deu sinais de que brigará com a Mercedes com frequência até o fim da temporada.

Leia também:

O SF90, com o novo pacote de alta pressão aerodinâmica, deu um passo à frente e enquanto as atualizações aerodinâmicas resultaram em claros avanços em termos de arrasto, a equipe foi capaz de explorar toda a superioridade de sua unidade de potência e manter uma relativa vantagem de velocidade em relação à Mercedes.

O avanço da Ferrari chegou como uma tempestade para as flechas de prata, cuja terceira atualização falhou em elevar as expectativas e exige que o motor opere abaixo do limite para garantir a confiabilidade. O time italiano, que já possuía um trunfo em termos de potência, acrescentou mais performance com a nova versão do motor, inaugurado na Itália, e continuou a crescer nas etapas seguintes.

Quer assistir F2, F3 e Indy de graça? Se inscreva no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

A Ferrari conseguiu liberar potência não apenas durante as corridas, mas trouxe mais um pequeno impulso para os treinos classificatórios também. Charles Leclerc se aproveitou bem das modificações e arrancou quatro poles consecutivas após as férias da F1, indicando que existe uma margem a ser explorada em termos de ajustes do carro e de estilo de pilotagem.

O mais importante fator, e talvez aquele que o time procurava, é que a atualização aerodinâmica implementada pela Ferrari é agora capaz de extrair performance dos pneus de um modo que não conseguia antes. Parece que antes, o SF90 era incapaz de gerar o calor necessário nos pneus dianteiros, o que significava ter de trabalhar em uma janela de performance muito estreita, o que reduzia o desempenho e a vida útil dos compostos, se comparado ao que seus rivais conseguiam fazer.

Aparentemente, o conceito geral do carro deste ano, levando em conta as mudanças aerodinâmicas do regulamento de 2019, não havia levado em conta a menor espessura dos pneus Pirelli, que havia sido reduzida em 0,4 mm, o que já havia sido alterado em 2018. As atualizações introduzidas em Singapura parecem ter resolvido suas fraquezas em pistas de baixa velocidade, mas nem a Ferrari esperava que o carro respondesse tão bem quanto fez.

Aqui estão as mudanças que elevaram o desempenho da Ferrari:

Ferrari SF90, comparação na asa dianteira

Ferrari SF90, comparação na asa dianteira
1/4

Foto de: Giorgio Piola

A atualização centra em uma solução que tem sido vista se proliferando no grid desde que a Mercedes trouxe o conceito no início de 2017, uma capa inferior no nariz do carro. No caso da Ferrari foi a capa foi inserida à estrutura prévia do bico, eliminando os pilares vazados que existiam previamente.

Ferrari SF90, área inferior do bico do carro

Ferrari SF90, área inferior do bico do carro
2/4

Foto de: Giorgio Piola

A estrutura, similar a um trenó, não apenas influencia no caminho do fluxo de ar a jusante - amplificando o desempenho de estruturas aerodinâmicas importantes , como os direcionadores laterais de ar – mas também reposicionando o centro de pressão, aumentando um pouco mais a que é exercida sobre o bico, ajudada pela quilha dividida abaixo do bico.

Ferrari SF90, assoalho

Ferrari SF90, assoalho
3/4

Foto de: Giorgio Piola

Para tirar vantagem da performance do novo conjunto dianteiro, e para equilibrar e melhorar a estabilidade do fluxo ao redor da traseira do carro, a equipe endureceu as ranhuras nas extremidades do assoalho, incorporando elementos de metal nas áreas suscetíveis a serem flexionadas, o que poderia reduzir a efetividade das saias laterais que direcionam o ar na região dos pneus traseiros (destacadas em amarelo).

Ferrari SF90 detalhe do difusor traseiro

Ferrari SF90 detalhe do difusor traseiro
4/4

Foto de: Giorgio Piola

A Ferrari também aproveitou a oportunidade para revisitar o desenvolvimento de seu difusor traseiro que foi testado na França e que não havia entregado a performance esperada. As mudanças centram nas aletas fixadas nos flaps que costumam ser fixadas nas extremidades das seções superiores e inferiores dos difusores.

 

Mercedes aposta no longo prazo

Enquanto a ressurgência da Ferrari ao longo das últimas corridas adicionou algo ao espetáculo da F1 e traz esperanças de um fim de temporada mais empolgante, a Mercedes já está mirando nos ganhos que poderá ter em 2020.

Mercedes AMG F1 W10 detalhe da suspensão dianteira

Mercedes AMG F1 W10 detalhe da suspensão dianteira
1/2

Foto de: Giorgio Piola

As regras vão se manter relativamente estáveis para 2020, mas teremos uma mudança da Pirelli em como os pneus entregam performance e os times vão precisar se ajustar adequadamente. Com isso em mente, a Mercedes, que tem estado na vanguarda dos elementos de suspensão hidráulica desde antes da era híbrida, começou a testar um elemento modificado.

Red Bull Ring RB 14, suspensão dianteira

Red Bull Ring RB 14, suspensão dianteira
2/2

Foto de: Giorgio Piola

A solução que a Mercedes está testando tem sido continuamente usada por outras equipes ao longo dos últimos anos, como a Red Bull

Red Bull volta a ser terceira força

Apesar de ter passado por circuitos onde se esperava que a equipe austríaca repetisse o bom desempenho de antes das férias de verão, a Red Bull se viu relegada à terceira posição do grid em termos de desempenho, enquanto a Ferrari lhe roubou a posição de principal desafiante da Mercedes.

Red Bull RB15 direcionadores do fluxo de ar

Red Bull RB15 direcionadores do fluxo de ar
1/2

Foto de: Giorgio Piola

A Red Bull ficou um pouco para trás dos rivais, parcialmente devido a penalidades por trocas das unidades de potência e parcialmente devido ao grau de desenvolvimento realizado. No entanto, em Singapura o time introduziu uma atualização, atualizando os perfis das extremidades dos direcionadores laterais do fluxo de ar e expondo os divisores.

Red Bull Racing RB15 detalhe do difusor

Red Bull Racing RB15 detalhe do difusor
2/2

Foto de: Giorgio Piola

Isso foi acompanhado de uma mudança na traseira do carro, já que o time acrescentou dois elementos na base dos dois reforços traseiros, enquanto alterou essas estruturas, colocando-as na vertical.

Ferrari completa 90 anos e passa por jejum

A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. Por isso, vitórias de Vettel e Leclerc têm sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
1/72

Foto de: Ferrari

1950: Ferrari 125

1950: Ferrari 125
2/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead

1950-1951: Ferrari 375

1950-1951: Ferrari 375
3/72

Foto de: Ferrari Media Center

Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi

1952-1953: Ferrari 500

1952-1953: Ferrari 500
4/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi

1953-1954: Ferrari 553 Squalo

1953-1954: Ferrari 553 Squalo
5/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon

1954-1955: Ferrari 625

1954-1955: Ferrari 625
6/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
7/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1956-1957: Lancia-Ferrari D50

1956-1957: Lancia-Ferrari D50
8/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips

1957: Lancia-Ferrari 801

1957: Lancia-Ferrari 801
9/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips

1958-1960: Ferrari 246

1958-1960: Ferrari 246
10/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips

1960: Ferrari 246P

1960: Ferrari 246P
11/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Ritchie Ginther

1961-1962: Ferrari 156

1961-1962: Ferrari 156
12/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips

1963: Ferrari 156/63

1963: Ferrari 156/63
13/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1964-1965: Ferrari 158

1964-1965: Ferrari 158
14/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella

1964-1965: Ferrari 1512

1964-1965: Ferrari 1512
15/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1966: Ferrari 246/66

1966: Ferrari 246/66
16/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti

1966-1967: Ferrari 312

1966-1967: Ferrari 312
17/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1967-1968: Ferrari 312/67

1967-1968: Ferrari 312/67
18/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams

1968-1969: Ferrari 312/68

1968-1969: Ferrari 312/68
19/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez

1969: Ferrari 312/69

1969: Ferrari 312/69
20/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez

1969-1971: Ferrari 312B

1969-1971: Ferrari 312B
21/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni

1971-1973: Ferrari 312B/2

1971-1973: Ferrari 312B/2
22/72

Foto de: Lucien Harmegnies

Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni

1973: Ferrari 312B3-73

1973: Ferrari 312B3-73
23/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario

1974-1975: Ferrari 312B3-74

1974-1975: Ferrari 312B3-74
24/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1975-1976: Ferrari 312T

1975-1976: Ferrari 312T
25/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1976-1978: Ferrari 312T2

1976-1978: Ferrari 312T2
26/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve

1978-1979: Ferrari 312T3

1978-1979: Ferrari 312T3
27/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1979: Ferrari 312T4

1979: Ferrari 312T4
28/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1980: Ferrari 312T5

1980: Ferrari 312T5
29/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1981: Ferrari 126CK

1981: Ferrari 126CK
30/72

Foto de: Ercole Colombo

Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve

1982: Ferrari 126C2

1982: Ferrari 126C2
31/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve

1983: Ferrari 126C2B

1983: Ferrari 126C2B
32/72

Foto de: Ercole Colombo

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1983: Ferrari 126C3

1983: Ferrari 126C3
33/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1984: Ferrari 126C4

1984: Ferrari 126C4
34/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux

1985: Ferrari 156/85

1985: Ferrari 156/85
35/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson

1986: Ferrari 156/85

1986: Ferrari 156/85
36/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson

1987: Ferrari F1-87

1987: Ferrari F1-87
37/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1988: Ferrari F1-87/88C

1988: Ferrari F1-87/88C
38/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1989: Ferrari 640

1989: Ferrari 640
39/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell

1990: Ferrari 641

1990: Ferrari 641
40/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost

1991: Ferrari 642

1991: Ferrari 642
41/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost

1991: Ferrari 643

1991: Ferrari 643
42/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost

1992: Ferrari F92A

1992: Ferrari F92A
43/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini

1992: Ferrari F92AT

1992: Ferrari F92AT
44/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli

1993: Ferrari F93A

1993: Ferrari F93A
45/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1994: Ferrari 412T1

1994: Ferrari 412T1
46/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini

1994: Ferrari 412T1B

1994: Ferrari 412T1B
47/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1995: Ferrari 412T2

1995: Ferrari 412T2
48/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1996: Ferrari F310

1996: Ferrari F310
49/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1997: Ferrari F310B

1997: Ferrari F310B
50/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1998: Ferrari F300

1998: Ferrari F300
51/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1999: Ferrari F399

1999: Ferrari F399
52/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher

2000: Ferrari F1-2000

2000: Ferrari F1-2000
53/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2001-2002: Ferrari F2001

2001-2002: Ferrari F2001
54/72

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2002-2003: Ferrari F2002

2002-2003: Ferrari F2002
55/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2003: Ferrari F2003-GA

2003: Ferrari F2003-GA
56/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2004: Ferrari F2004

2004: Ferrari F2004
57/72

Foto de: Bridgestone Corporation

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2005: Ferrari F2005

2005: Ferrari F2005
58/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2006: Ferrari 248F1

2006: Ferrari 248F1
59/72

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher

2007: Ferrari F2007

2007: Ferrari F2007
60/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2008: Ferrari F2008

2008: Ferrari F2008
61/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2009: Ferrari F60

2009: Ferrari F60
62/72

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2010: Ferrari F10

2010: Ferrari F10
63/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2011: Ferrari F150

2011: Ferrari F150
64/72

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2012: Ferrari F2012

2012: Ferrari F2012
65/72

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2013: Ferrari F138

2013: Ferrari F138
66/72

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2014: Ferrari F14 T

2014: Ferrari F14 T
67/72

Foto de: Rainier Ehrhardt

Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen

2015: Ferrari SF-15T

2015: Ferrari SF-15T
68/72

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2016: Ferrari SF16-H

2016: Ferrari SF16-H
69/72

Foto de: Pirelli

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2017: Ferrari SF70H

2017: Ferrari SF70H
70/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2018: Ferrari SF71H

2018: Ferrari SF71H
71/72

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2019: Ferrari SF90

2019: Ferrari SF90
72/72

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

CARRO MELHOR E PILOTOS EM ROTA DE COLISÃO

A melhora do carro é nítida. E junto dela uma crescente tensão entre os pilotos. No podcast do Motorsport.com, debatemos se é necessário que a Ferrari priorize um de seus pilotos.

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Vettel participa de teste de kart e guia modelo com marchas pela primeira vez

Artigo anterior

Vettel participa de teste de kart e guia modelo com marchas pela primeira vez

Próximo artigo

Verstappen relembra 'abandono' do pai e cobranças: "Ninguém foi mais duro que ele"

Verstappen relembra 'abandono' do pai e cobranças: "Ninguém foi mais duro que ele"
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Matthew Somerfield