
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica: saiba como a Ferrari deu a volta por cima na F1

Alterações no conceito aerodinâmico e evolução do motor explicam crescimento da equipe, enquanto Mercedes foca em 2020
Desde o fim das férias de verão, a Ferrari virou o jogo contra seus rivais na Fórmula 1, não apenas conquistando vitórias em circuitos de baixa pressão aerodinâmica, onde se esperava um bom desempenho do time, mas também onde acreditava-se que ficariam para trás. Os resultados na Rússia podem não ter sido favoráveis, mas a escuderia deu sinais de que brigará com a Mercedes com frequência até o fim da temporada.
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O SF90, com o novo pacote de alta pressão aerodinâmica, deu um passo à frente e enquanto as atualizações aerodinâmicas resultaram em claros avanços em termos de arrasto, a equipe foi capaz de explorar toda a superioridade de sua unidade de potência e manter uma relativa vantagem de velocidade em relação à Mercedes.
O avanço da Ferrari chegou como uma tempestade para as flechas de prata, cuja terceira atualização falhou em elevar as expectativas e exige que o motor opere abaixo do limite para garantir a confiabilidade. O time italiano, que já possuía um trunfo em termos de potência, acrescentou mais performance com a nova versão do motor, inaugurado na Itália, e continuou a crescer nas etapas seguintes.
A Ferrari conseguiu liberar potência não apenas durante as corridas, mas trouxe mais um pequeno impulso para os treinos classificatórios também. Charles Leclerc se aproveitou bem das modificações e arrancou quatro poles consecutivas após as férias da F1, indicando que existe uma margem a ser explorada em termos de ajustes do carro e de estilo de pilotagem.
O mais importante fator, e talvez aquele que o time procurava, é que a atualização aerodinâmica implementada pela Ferrari é agora capaz de extrair performance dos pneus de um modo que não conseguia antes. Parece que antes, o SF90 era incapaz de gerar o calor necessário nos pneus dianteiros, o que significava ter de trabalhar em uma janela de performance muito estreita, o que reduzia o desempenho e a vida útil dos compostos, se comparado ao que seus rivais conseguiam fazer.
Aparentemente, o conceito geral do carro deste ano, levando em conta as mudanças aerodinâmicas do regulamento de 2019, não havia levado em conta a menor espessura dos pneus Pirelli, que havia sido reduzida em 0,4 mm, o que já havia sido alterado em 2018. As atualizações introduzidas em Singapura parecem ter resolvido suas fraquezas em pistas de baixa velocidade, mas nem a Ferrari esperava que o carro respondesse tão bem quanto fez.
Aqui estão as mudanças que elevaram o desempenho da Ferrari:
Ferrari SF90, comparação na asa dianteira

Foto de: Giorgio Piola
Ferrari SF90, área inferior do bico do carro

Foto de: Giorgio Piola
Ferrari SF90, assoalho

Foto de: Giorgio Piola
Ferrari SF90 detalhe do difusor traseiro

Foto de: Giorgio Piola
Mercedes aposta no longo prazo
Enquanto a ressurgência da Ferrari ao longo das últimas corridas adicionou algo ao espetáculo da F1 e traz esperanças de um fim de temporada mais empolgante, a Mercedes já está mirando nos ganhos que poderá ter em 2020.
Mercedes AMG F1 W10 detalhe da suspensão dianteira

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Ring RB 14, suspensão dianteira

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull volta a ser terceira força
Apesar de ter passado por circuitos onde se esperava que a equipe austríaca repetisse o bom desempenho de antes das férias de verão, a Red Bull se viu relegada à terceira posição do grid em termos de desempenho, enquanto a Ferrari lhe roubou a posição de principal desafiante da Mercedes.
Red Bull RB15 direcionadores do fluxo de ar

Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 detalhe do difusor

Foto de: Giorgio Piola
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. Por isso, vitórias de Vettel e Leclerc têm sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125

Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375

Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500

Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo

Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625

Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50

Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801

Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246

Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P

Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156

Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512

Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66

Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312

Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67

Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68

Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69

Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B

Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2

Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73

Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74

Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3

Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5

Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK

Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B

Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3

Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4

Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87

Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C

Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640

Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642

Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT

Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B

Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2

Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310

Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B

Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300

Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399

Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000

Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001

Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002

Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA

Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004

Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005

Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150

Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T

Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H

Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90

Foto de: Ferrari
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CARRO MELHOR E PILOTOS EM ROTA DE COLISÃO
A melhora do carro é nítida. E junto dela uma crescente tensão entre os pilotos. No podcast do Motorsport.com, debatemos se é necessário que a Ferrari priorize um de seus pilotos.
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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Matthew Somerfield |