Os desafios de Spa: a prévia técnica do GP da Bélgica

A F1 volta das férias em um de seus templos sagrados. Conheça quais são os principais desafios a equipes e pilotos no mítico circuito de Spa-Francorchamps

Os desafios de Spa: a prévia técnica do GP da Bélgica

Um dos traçados mais aclamados da F1 moderna, Spa-Francorchamps recebe seu 50º GP neste domingo.

Um dos traçados mais aclamados da F1 moderna, Spa-Francorchamps recebe seu 50º GP neste domingo.
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Foto de: XPB Images

Com 7,004 km, trata-se do maior circuito de toda a temporada da F1. A corrida será disputada em 44 voltas.

Com 7,004 km, trata-se do maior circuito de toda a temporada da F1. A corrida será disputada em 44 voltas.
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Foto de: XPB Images

A pista tem 19 curvas, sendo oito para a direita e 11 para a esquerda. Um dos destaques é a famosa Eau Rouge, que tem grande elevação em sua tomada.

A pista tem 19 curvas, sendo oito para a direita e 11 para a esquerda. Um dos destaques é a famosa Eau Rouge, que tem grande elevação em sua tomada.
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Foto de: XPB Images

Spa acaba por ser exigente com todos os componentes do carro: requer boa pressão aerodinâmica nas curvas de média e alta, além de potência do motor nas longas retas.

Spa acaba por ser exigente com todos os componentes do carro: requer boa pressão aerodinâmica nas curvas de média e alta, além de potência do motor nas longas retas.
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Foto de: XPB Images

Da saída da La Source até a tomada da Les Combes, são mais de 20s de pé embaixo. Ali, as velocidades superam os 330 km/h.

Da saída da La Source até a tomada da Les Combes, são mais de 20s de pé embaixo. Ali, as velocidades superam os 330 km/h.
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Foto de: XPB Images

Isso faz com que a velocidade média seja uma das mais altas do ano. Em 2016, a pole foi obtida em 236 km/h.

Isso faz com que a velocidade média seja uma das mais altas do ano. Em 2016, a pole foi obtida em 236 km/h.
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Foto de: XPB Images

Há cerca de 42 trocas de marcha durante uma volta, o que provoca uma pequena demanda das caixas de câmbio.

Há cerca de 42 trocas de marcha durante uma volta, o que provoca uma pequena demanda das caixas de câmbio.
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Foto de: XPB Images

Serão duas zonas de DRS: um na reta principal, outra na saída da Raidillion.

Serão duas zonas de DRS: um na reta principal, outra na saída da Raidillion.
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Foto de: XPB Images

E haja pé embaixo: cerca de 70% da volta é feita com o acelerador cravado. Portanto, a confiabilidade dos motores poderá ter peso importante na prova.

E haja pé embaixo: cerca de 70% da volta é feita com o acelerador cravado. Portanto, a confiabilidade dos motores poderá ter peso importante na prova.
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Foto de: XPB Images

Os freios também acabam por ser pouco exigidos. Os destaques ficam na freada de Bus Stop e da La Source, curvas lentas, além da redução de velocidade na Les Combes, ao fim da longa reta.

Os freios também acabam por ser pouco exigidos. Os destaques ficam na freada de Bus Stop e da La Source, curvas lentas, além da redução de velocidade na Les Combes, ao fim da longa reta.
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Foto de: XPB Images

A Pirelli acabou por levar sua combinação mais macia para Spa, com os ultramacios, supermacios e macios. A fabricante trabalha com a possibilidade de dois pitstops no domingo.

A Pirelli acabou por levar sua combinação mais macia para Spa, com os ultramacios, supermacios e macios. A fabricante trabalha com a possibilidade de dois pitstops no domingo.
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Foto de: Sutton Motorsport Images

O clima instável característico da região poderá dar suas caras. Há a possibilidade de chuvas esparsas no sábado e, principalmente, no domingo, quando a chance de água é de 80%.

O clima instável característico da região poderá dar suas caras. Há a possibilidade de chuvas esparsas no sábado e, principalmente, no domingo, quando a chance de água é de 80%.
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Foto de: Ferrari

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