
Por: Fabio
Encerramos por aqui!
Com o fim do GP do Japão e a vitória de Verstappen, encerra-se agora a cobertura em tempo real do Motorsport.com. Muito obrigado pela companhia nas 53 voltas em Suzuka!
Siga ligado em nosso portal para acompanhar toda a repercussão da prova e sintonize no YouTube para acompanhar o PÓDIO, que debaterá tudo do GP. Te esperamos lá!
Resultado final do GP do Japão:
Cla | Driver | # | Laps | Time | Interval | km/h | Pits | Points | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | M. VerstappenRed Bull Racing | 1 | ![]() |
53 |
- |
1 | 25 | ||
2 | L. NorrisMcLaren | 4 | ![]() |
53 |
+1.423 1.423 |
1.423 | 1 | 18 | |
3 | O. PiastriMcLaren | 81 | ![]() |
53 |
+2.129 2.129 |
0.706 | 1 | 15 | |
4 | C. LeclercFerrari | 16 | ![]() |
53 |
+16.097 16.097 |
13.968 | 1 | 12 | |
5 | G. RussellMercedes | 63 | ![]() |
53 |
+17.362 17.362 |
1.265 | 1 | 10 | |
6 | A. AntonelliMercedes | 12 | ![]() |
53 |
+18.671 18.671 |
1.309 | 1 | 8 | |
7 | L. HamiltonFerrari | 44 | ![]() |
53 |
+29.182 29.182 |
10.511 | 1 | 6 | |
8 | I. HadjarRacing Bulls | 6 | ![]() |
53 |
+37.134 37.134 |
7.952 | 1 | 4 | |
9 | A. AlbonWilliams | 23 | ![]() |
53 |
+40.367 40.367 |
3.233 | 1 | 2 | |
10 | O. BearmanHaas F1 Team | 87 | ![]() |
53 |
+54.529 54.529 |
14.162 | 1 | 1 | |
11 | F. AlonsoAston Martin Racing | 14 | ![]() |
53 |
+57.333 57.333 |
2.804 | 1 | ||
12 | Y. TsunodaRed Bull Racing | 22 | ![]() |
53 |
+58.401 58.401 |
1.068 | 1 | ||
13 | P. GaslyAlpine | 10 | ![]() |
53 |
+1'02.122 1'02.122 |
3.721 | 1 | ||
14 | C. SainzWilliams | 55 | ![]() |
53 |
+1'14.129 1'14.129 |
12.007 | 1 | ||
15 | J. DoohanAlpine | 7 | ![]() |
53 |
+1'21.314 1'21.314 |
7.185 | 1 | ||
16 | N. HulkenbergSauber | 27 | ![]() |
53 |
+1'21.957 1'21.957 |
0.643 | 1 | ||
17 | L. LawsonRacing Bulls | 30 | ![]() |
53 |
+1'22.734 1'22.734 |
0.777 | 1 | ||
18 | E. OconHaas F1 Team | 31 | ![]() |
53 |
+1'23.438 1'23.438 |
0.704 | 1 | ||
19 | G. BortoletoSauber | 5 | ![]() |
53 |
+1'23.897 1'23.897 |
0.459 | 1 | ||
20 | L. StrollAston Martin Racing | 18 | ![]() |
52 |
1 lap |
2 |
Os momentos finais do GP do Japão e a vitória de Verstappen:
Norris, por pouco, não perdeu a segunda colocação. O britânico travou roda na chicane e teve que fazer a curva pela área de escape. Sorte dele que Piastri não estava tão próximo desta vez.
O vencedor do GP do Japão!
Bortoleto termina na 19ª colocação. O pelotão que tinha ele, Ocon, Lawson, Hulkenberg e, no fim, Doohan próximos, não teve mudanças de posição no fim.
Norris é o segundo colocado e Piastri, o terceiro, fechando o pódio do GP do Japão de Fórmula 1. Leclerc termina em quarto e Russell consegue manter a quinta colocação, mesmo com a aproximação de Antonelli, que é sexto. Hamilton, Hadjar, Albon e Bearman fecham o top 10.
ACABOU!
Max Verstappen vence o GP do Japão de 2025! Pelo quarto ano consecutivo, o holandês reina em Suzuka.
Verstappen abre o terceiro setor, ele vai vencer a corrida de Suzuka...
Antonelli também está 'voando' e alcança Russell, a cerca de um segundo do companheiro de Mercedes. O italiano pode tentar um ataque na última volta.
Última volta!
Verstappen abre a volta de número 53, a última do GP do Japão, e caminha rumo à primeira vitória no ano.
Os carros mais próximos na pista no momento são Hulkenberg (pneus duros), Lawson (macios), Ocon (médios) e Bortoleto (médios), todos a cerca de sete décimos uns dos outros.
No pelotão da frente, todos estabelecidos em suas posições. Piastri já não se aproxima tanto de Norris e Verstappen segue seguro na liderança.
CLASSIFICAÇÃO DO GP DO JAPÃO, VOLTA 50/53
1. Verstappen
2. Norris
3. Piastri
4. Leclerc
5. Russell
6. Antonelli
7. Hamilton
8. Hadjar
9. Albon
10. Bearman
11. Alonso
12. Tsunoda
13. Gasly
14. Doohan
15. Sainz
16. Hulkenberg
17. Lawson
18. Ocon
19. Bortoleto
20. Sainz
E Bortoleto?
O brasileiro segue na 19ª colocação, a menos de um segundo de Ocon e podendo abrir a asa móvel. Ele está mais rápido que o francês e pode tentar um ataque pelo 18º lugar nas últimas voltas.
Engenheiro de Antonelli fala no rádio que ele é o mais rápido na pista de momento, mas ele está a 2s7 do quinto colocado, Russell, com 48 voltas. Pouco tempo para tentar uma ultrapassagem.
Piastri, de novo, se aproxima de Norris e abre a 48ª volta a 0s5 do companheiro de equipe. Situação incômoda para Norris, que não consegue abrir a asa, já que está a pouco mais de um segundo de Verstappen.
Antonelli volta a registrar a volta mais rápida e começa a se aproximar de Russell na briga pela quinta posição. Ele está a 3s5 do companheiro de Mercedes, no giro 47 de 53. Será que dá tempo de alcançar?
Norris começa a responder o 'aperto' de Piastri e se aproxima de Verstappen, estando agora a 1s1 do holandês e também com 1s1 de vantagem sobre o companheiro de equipe. Estamos na volta 46 e 53.
A McLaren vive um dilema. Se fizer a troca de posições e Piastri não passar Verstappen, Norris perderia a liderança no campeonato de pilotos para o holandês, mas se ele tomar a ponta, a equipe lideraria o mundial com os dois empatados com 59 pontos, enquanto Verstappen teria 54. Como resolver? Deixa passar e, se Piastri não conseguir ganhar a corrida, troca de novo no fim.
A McLaren responde no rádio que esse é o ritmo normal de Lando, ou seja, sem economizar. Piastri diz novamente que acredita ser possível alcançar Verstappen.
Piastri fala no rádio da McLaren que tem ritmo para alcançar Verstappen e fala, ainda, que Norris não precisa "economizar" mais. Indireta do australiano por uma troca de posições?
Piastri se aproxima muito após a reta principal, mas Norris consegue segurar os potenciais ataques e ganhar terreno no começo da volta. Essa vem sendo a tônica na disputa da McLaren. Verstappen, por sua vez, parece bem consolidado na liderança.
Diferenças no top3:
1. Verstappen
2. Norris (1s455)
3. Piastri (0s470)
Piastri chegando...
Novamente, o australiano da McLaren cola no companheiro de equipe, Norris, que não consegue se aproximar de Verstappen. São quatro décimos de diferença entre os carros da escuderia britânica.
A única mudança no top 10 em relação à largada foi a ultrapassagem de Hamilton sobre Hadjar. De resto, todos estão nas mesmas posições em que começaram o GP do Japão. Corrida pouco movimentada até agora.
Classificação do GP do Japão com 40 voltas:
1. Verstappen
2. Norris
3. Piastri
4. Leclerc
5. Russell
6. Antonelli
7. Hamilton
8. Hadjar
9. Albon
10. Bearman
11. Alonso
12. Tsunoda
13. Gasly
14. Doohan
15. Hulkenberg
16. Sainz
17. Lawson
18. Ocon
19. Bortoleto
20. Stroll
Norris consegue tirar um pouco da diferença para Verstappen, diminuindo a distância para 1s2. Piastri vem logo atrás dele, a 1s1. Os pilotos do top 3 começam, levemente, a se aproximarem uns dos outros.
De pneus macios, Sainz anota a melhor volta da corrida até o momento.
Sainz ultrapassa Lawson e o neozelandês é, agora, o 17º e primeiro à frente de Ocon e Bortoleto, que andam juntos na briga pelo 18º lugar.
Entre os pilotos do top 10, o único de pneus médios é Hamilton, que está a pouco mais de dois segundos atrás de Antonelli. Apesar de calçar compostos de menor aderência, o italiano da Mercedes anotou, agora há pouco, a volta mais rápida da corrida.
E a briga pela liderança?
Verstappen segue dominando o ritmo e consegue se manter a uma distância segura de Norris, agora a 1s5 do rival da McLaren. Piastri também está bem estabelecido na terceira posição, a quase sete segundos do quarto colocado, Leclerc.
Bortoleto está a um segundo de Ocon e os dois estão colados em Sainz, o 17º, que acabou de entrar nos boxes para colocar pneus macios. Se o espanhol conseguir segurar os dois com os compostos ainda frios, deve impor ritmo mais forte nas voltas seguintes.
Classificação do GP do Japão com 33 voltas:
1. Verstappen
2. Norris
3. Piastri
4. Leclerc
5. Russell
6. Antonelli
7. Hamilton
8. Hadjar
9. Albon
10. Lawson
11. Sainz
12. Bearman
13. Alonso
14. Tsunoda
15. Gasly
16. Doohan
17. Hulkenberg
18. Ocon
19. Bortoleto
20. Stroll
Bortoleto também para nos boxes e retorna na 19ª colocação, bem à frente de Stroll, que fez outro pit stop para colocar pneus médios. O canadense é o único da corrida com duas paradas até o momento.
Antonelli para nos boxes e a ordem da corrida é reestabelecida. Verstappen volta à liderança, com Norris em segundo e Piastri em terceiro.
O pit stop de Hamilon aconteceu logo após uma pequena escapada do piloto na chicane. Os pneus, realmente, já não pareciam estar nas melhores condições.
Hamilton não pagou para ver e foi aos boxes após 30 voltas com os pneus duros, o heptacampeão coloca pneus médios. Com isso, Verstappen volta a ser o segundo e Norris, o terceiro. Resta Antonelli parar, entre os ponteiros.
Começam a cair alguns pingos de chuva no circuito de Suzuka. Se chover a ponto de todos terem que colocar compostos de chuva, Antonelli e Hamilton passariam a ser o 1º e 2º de fato. E Bortoleto, em 13º, também se daria bem. Resta saber o quanto eles irão esticar o stint com a ameaça de água.
E a briga 'real' pela liderança?
Antonelli e Hamilton estão em primeiro e segundo, respectivamente, mas eles não fizeram suas paradas. A briga 'real' pela ponta é entre Verstappen e Norris, que estão em terceiro e quarto. O holandês tem dois segundos de vantagem do britânico da McLaren, que acaba de fazer a volta mais rápida.
Bortoleto não conseguiu ultrapassar Ocon e, com isso, foi superado por Albon, que assumiu a 12ª posição. Pelo carro da Williams ser melhor que o de Haas e Sauber, há boas chances dele passar o francês também.
Principais comentários
Tendência
Últimas notícias

VÍDEO F1: Colapinto faz testes com Alpine em Monza

Porsche Cup: Herrmann celebra vitória após corrida 'infernal' dentro do carro

Porsche Cup: Alceu Feldmann celebra vitória da experiência sobre a velocidade no Velolcitta