Últimas notícias

Há 20 anos, “nascia” o Muro dos Campeões na F1

GP do Canadá de 1999 fazia história há duas décadas com uma série de batidas de grandes nomes, além de se tornar a primeira corrida da F1 a terminar com safety car guiando vencedor

Jacques Villeneuve, British American Racing

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ainda está na memória do fã da F1 o GP do Canadá do último domingo, com a controversa vitória de Lewis Hamilton, a sétima em Montreal, após punição dada a Sebastian Vettel, por ter se recolocado à pista de maneira insegura, depois de errar na primeira chicane do circuito Gilles Villeneuve.

O trecho da confusão deverá ser lembrado no futuro, mas há outro que é mais marcante, dentro do autódromo canadense. Trata-se do Muro do Campeões, que nesta quinta-feira (13) completa 20 anos, como toda a comunidade do esporte a motor conhece.

Leia também:

No dia 13 de junho de 1999, o GP do Canadá de F1 teve a presença do safety carpor quatro vezes, sendo a última deles a quatro voltas do fim, com o acidente causado por Heinz-Harald Frentzen, fazendo com que Mika Hakkinen cruzasse a linha de chegada em primeiro, sendo escoltado pelo carro de segurança. O desfecho inusitado e inédito na F1 era apenas um dos pontos daquela prova.

Ricardo Zonta, hoje na Stock Car, foi o primeiro a bater no muro da última chicane que leva até a reta principal. O brasileiro não era e nem se tornou campeão da F1, mas vinha de um título mundial de GT no ano anterior.

Após 14 voltas, Damon Hill, campeão de 1996 da F1, perdeu a traseira de sua Jordan e estampou o mesmo muro. A corrida seguiu normalmente e no 30º giro, Michael Schumacher que era o líder da prova, também acertou o concreto.

O público das arquibancadas assistia a carnificina e não esperava que o herói local, também campeão da F1, seria a próxima vítima do muro. Na 35ª volta, Jacques Villeneuve , que ocupava o oitavo lugar, também bateu no muro, trazendo o safety car pela terceira vez na prova.

Além do triunfo de Hakkinen, Giancarlo Fisichella e Eddie Irvine completaram o pódio. Pedro Paulo Diniz, da Sauber, foi o sexto colocado, o que seria seu melhor resultado naquela temporada, junto com os GPs da Grã-Bretanha e Áustria.

Confira imagens da corrida que “batizou” o Muro dos Campeões da F1

Michael Schumacher, Ferrari
Michael Schumacher após acidente no Muro dos Campeões
Jacques Villeneuve, BAR 01 Supertec
Jacques Villeneuve após acidente no Muro dos Campeões
Damon Hill após acidente no Muro dos Campeões
Pedro Paulo Diniz, Sauber
Winner Mika Hakkinen, Mclaren  MP4-14
Vencedor; Mika Hakkinen
8

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ferrari tenta um "jeitinho" informal para anular punição de Vettel
Próximo artigo Verstappen: “Gosto de assistir à MotoGP porque mais equipes podem vencer”

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil