Ferrari tenta um "jeitinho" informal para anular punição de Vettel
Equipe italiana pode adotar estratégia mais informal para apresentar novas informações aos comissários e dar a eles a chance de mudar a decisão. Prazo de apelação se esgota nesta quinta-feira

Com o fim prazo para a apelação formal nessa tarde, a Ferrari deverá usar uma forma alternativa, prevista no código esportivo da FIA, para recorrer da punição de cinco segundos imposta a Sebastian Vettel no GP do Canadá, por ter feito uma manobra perigosa sobre Lewis Hamilton ao voltar à pista após perder o ponto de freada em uma curva (relembre episódio abaixo).
Leia também:
As chances de sucesso em uma apelação formal à Federação Internacional do Automobilismo são consideradas pequenas por conta das regras internas do órgão, que tende a rejeitar rapidamente o pedido da Ferrari. No entanto, existe uma alternativa menos burocráticas e com maiores possibilidades de êxito para o time italiano.
O Artigo 14.1.1 do código esportivo da FIA estabelece que se uma equipe encontrar novas evidências que justifiquem um pedido de revisão dentro do prazo máximo de 14 dias após a corrida, este time poderá apresentar um pedido à FIA para que seja convocada uma reunião entre a equipe e os comissários que tomaram a decisão para que o caso seja reanalisado. Se os comissários não estiverem disponíveis na data combinada, a Federação deve indicar substitutos.
Essa alternativa tem maiores chances de dar certo para a Ferrari, porque ao invés de forçar a entidade a invalidar a decisão de comissários escolhidos por ela, dá aos próprios comissários o poder de voltarem atrás de suas decisões, baseado em informações de que não dispunham no momento da corrida.
Até o momento a Ferrari não se pronunciou se irá levar a apelação formal à frente, cujo prazo se encerra no começo da tarde desta quinta-feira, ou se buscará a alternativa menos burocrática.
Perguntado sobre a situação, um porta voz da equipe respondeu: “Nós ainda estamos trabalhando nisso e nós estamos coletando mais evidências”.
Enquanto os comissários do GP do Canadá têm acesso às câmeras e a certos dados de telemetria, a Ferrari pode possuir informações mais detalhadas que não estavam disponíveis aos comissários no momento da corrida.
O EPISÓDIO EM MONTREAL E O RECORDE DE HAMILTON
O lance capital durante o Grande Prêmio do Canadá aconteceu na volta 48, quando Vettel perdeu o controle de seu carro e ao voltar à pista espremeu Lewis Hamilton contra o muro. Os comissários avaliaram que o alemão retornou de forma imprudente, aplicando punição dez voltas mais tarde de cinco segundo ao tempo final de prova.
Vettel cruzou a linha de chegada em primeiro, mas perdeu a vitória para Hamilton, que se transformou no recordista de triunfos em Montreal, ao lado de Michael Schumacher.
VEJA OS RECORDISTAS DE VITÓRIAS EM TODAS AS PISTAS DO CALENDÁRIO



































Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1 - Binotto sobre objetivos da Audi: Lutar por vitórias em três anos e pelo título até 2030

ANÁLISE: O dilema das novas regras que definirá a F1 2025

Como a McLaren enfrentou a desinformação, o barulho e as distrações para garantir o título na F1


F1 - Leclerc critica erros e falta de velocidade da Ferrari e crava: "Há muito trabalho a ser feito"

F1: Hamilton se 'estressa' com novo engenheiro de corrida no rádio da Ferrari

F1 - Hamilton está preocupado com GP da Austrália chuvoso: "Diabos, nunca guiei o carro no molhado"
Últimas notícias

F1: Russell credita pódio a decisão acertada sobre troca para intermediários

F1: "Somos os favoritos, somos a equipe a ser batida", crava Norris sobre McLaren

Marc Márquez dispara na liderança; confira a classificação da MotoGP após o GP da Argentina

MotoGP: Marc Márquez 'repete' Tailândia e vence o GP da Argentina com Álex em segundo; Bagnaia é 4º
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.