Fórmula E: Wehrlein segura Buemi e vence ePrix no México; brasileiros têm dia para esquecer

Próxima etapa do campeonato é a rodada dupla do ePrix de Diriyah, no circuito de rua de Riyadh, nos dias 26 e 27 janeiro; o Motorsport.com acompanha tudo

Pole man Pascal Wehrlein, Porsche, is interviewed after Qualifying

Pole man Pascal Wehrlein, Porsche, is interviewed after Qualifying

Dom Romney / Motorsport Images

Neste sábado, foi realizado no Autódromo Hermanos Rodríguez o ePrix da Cidade do México, a primeira etapa da 10ª temporada da Fórmula E. E quem venceu foi o alemão Pascal Wehrlein, que converteu pole em vitória com a Porsche.

O editor recomenda:

Campeão da categoria de monopostos elétricos em 2017, o brasileiro Lucas di Grassi abandonou, enquanto seu compatriota Sérgio Sette Câmara sequer largou por problemas em seu carro antes do eP.

A corrida

A largada foi limpa, com Wehrlein mantendo a ponta (veja abaixo), enquanto o francês Sébastien Buemi, segundo no grid com a Envision, conseguiu se defender de ataque feito por Max Gunther, alemão da Maserati. Do meio do pelotão para trás, poucas trocas de posições.

 

Mas o atual campeão da F-E e 14º no grid latino-americano, Jake Dennis, da Grã-Bretanha, ganhou bons postos com sua Andretti na primeira volta. Sette Câmara, que se classificou em 18º com a ERT, não largou por causa de um problema técnico, segundo informou sua escuderia.

 

Pilotos da Abt-Cupra, tiveram problemas di Grassi, sozinho, e o suíço Nico Muller. Este foi tocado por António Félix da Costa, português da Porsche. A bandeira amarela foi acionada, mas sem acionamento do safety car.

Poucos giros após a largada, Wehrlein perdeu a liderança para Buemi, cujo companheiro holandês Robin Frijns bateu seu carro da Envision após incidente com a Mahindra do ítalo-suíço Edoardo Mortara. Carro de segurança acionado.

 

Na volta 12 de um total de 35 (depois 37), bandeira verde. No 'troco' da ativação do modo ataque, Pascal reassumiu a ponta quando Buemi fez traçado mais longo para cumprir a obrigatoriedade de ativar a potência extra. Já Nick Cassidy, neozelandês da Jaguar, passou Gunther e foi para terceiro.

 

No meio do pelotão, quem ganhou terreno foi o bicampeão Jean-Éric Vergne, piloto francês da DS Penske. Mais à frente, as colocações se mantiveram, com Wehrlein administrando a vantagem para vencer, com o neozelandês Mitch Evans completando o top 5 com a Jaguar. Veja o resultado:

Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo km/h Pontos
1 GermanyP. WEHRLEINPorsche Team 94 37

50'15.506

     
2 SwitzerlandS. BUEMIVirgin Racing 16 37

+1.162

50'16.668

1.162    
3 New ZealandN. CASSIDYJaguar Racing 37 37

+2.079

50'17.585

0.917    
4 GermanyM. GUNTHERMaserati Racing 7 37

+5.780

50'21.286

3.701    
5 New ZealandM. EVANSJaguar Racing 9 37

+13.064

50'28.570

7.284    
6 FranceJ. VERGNEDS Penske 25 37

+13.405

50'28.911

0.341    
7 United KingdomJ. HUGHESMcLaren 5 37

+13.916

50'29.422

0.511    
8 BelgiumS. VANDOORNEDS Penske 2 37

+14.392

50'29.898

0.476    
9 United KingdomJ. DENNISAndretti Formula E 1 37

+14.767

50'30.273

0.375    
10 FranceN. NATOAndretti Formula E 17 37

+15.312

50'30.818

0.545    
11 United KingdomO. ROWLANDNissan e.dams 22 37

+15.485

50'30.991

0.173    
12 FranceS. FENESTRAZNissan e.dams 23 37

+15.718

50'31.224

0.233    
13 SwitzerlandE. MORTARAMahindra Racing 48 37

+16.214

50'31.720

0.496    
14 United KingdomS. BIRDMcLaren 8 37

+20.600

50'36.106

4.386    
15 NetherlandsN. DE VRIESMahindra Racing 21 37

+23.665

50'39.171

3.065    
16 IndiaJ. DARUVALAMaserati Racing 18 37

+28.969

50'44.475

5.304    
17 SwitzerlandN. MÜLLERAudi Cupra 51 37

+29.424

50'44.930

0.455    
18 United KingdomD. TICKTUMERT Formula E Team 33 37

+1'14.758

51'30.264

45.334    
dnf NetherlandsR. FRIJNSVirgin Racing 4 7

+30 Laps

9'05.320

30 Laps    
dnf PortugalA. FELIX DA COSTAPorsche Team 13 2

+35 Laps

2'44.344

5 Laps    
dnf BrazilL. DI GRASSIAudi Cupra 11 2

+35 Laps

3'19.539

35.195    
dns BrazilS. CAMARAERT Formula E Team 3 0

 

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Podcast #264 – O que Gil de Ferran deixa para o automobilismo?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1 | “A Fórmula E é a casa dele", diz Longo sobre 'Checo' Pérez
Próximo artigo F-E: Collet é anunciado como piloto reserva e de simulador da Nissan

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil