Recomendado para você

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria
Últimas notícias

Piloto de testes da Bugatti conta como bateu um Veyron a 400 km/h

Modelo pré-série estava na pista de Nardo quando um pneu estourou

Loris Bicocchi

Este vídeo mostra os detalhes de um acidente que aconteceu durante o desenvolvimento do Veyron. O ano era 2002 ou 2003 em um domingo ensolarado e a Bugatti estava testando um protótipo do monstro com motor W16 na rápida pista de Nardo, de propriedade da Porsche. Atrás do volante estava o piloto de testes da marca, Loris Bicocchi, um ex-técnico e piloto da Lamborghini. Apenas como curiosidade, ele estava envolvido no desenvolvimento do antecessor do Veyron, o EB110. 

Durante um dos primeiros testes com o Veyron, ainda quando o supercarro era apenas "um suporte para o motor e câmbio", algo terrível aconteceu. Bicocchi foi fazer duas voltas no circuito italiano com o pé embaixo quando o pneu dianteiro direito estourou no fim das voltas. Neste momento, o carro estava em velocidade próxima dos 400 km/h. Ele bateu na barreira de proteção e o capô destruiu o para-brisas, dividindo-o em várias partes. 

Por "sorte", o pneu traseiro direito explodiu com o impacto no guard-rail, o que danificou a suspensão. Com isso, Bicocchi bateu na janela lateral, mas estava de capacete, o que quebrou o vidro. 

A provação estava longe de acabar, já que com a pressão na cabine, o piloto sofreu um trauma e ficou sem enxergar por um tempo. Se isso não fosse ruim o suficiente, fumaça começou a entrar na cabine por um buraco na traseira, que foi feito para conectar o motor com os computadores. O óleo do motor e do câmbio pegaram fogo, então dá para afirmar que tudo foi como um pesadelo. 

Ele tentou parar o Veyron, mas algo aconteceu com o sistema de freios após a batida. Sem freios e visibilidade, Bicocchi virou o volante em direção ao guard-rail para reduzir a velocidade. Por sorte, esta decisão funcionou e o Veyron parou. O que aconteceu depois? Cerca de 1,8 km de guard-rail amassado, o que a Bugatti acabou pagando para a administração de Nardo. 

Para sair do que sobrou do Veyron - que tinha estrutura de alumínio naquele momento - as portas estavam travadas, mas Bicocchi chutou algumas vezes e conseguiu deixar o carro. Depois de bater a 400 km/h, a estrutura provou ser forte mesmo após de diversos impactos. 

Mesmo depois deste acidente feio, Bicocchi voltou ao trabalho e testou também o sucessor do Veyron, o Chiron. 

Nota: Aperte o botão "CC" no vídeo para ver as opções de legendas.

 

 

Artigo anterior McLaren Senna te leva para conhecer nova fábrica de um jeito diferente
Próximo artigo Toyota terá carros preparados pela divisão esportiva Gazoo no Brasil

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros