Live text
Fórmula 1 GP do Azerbaijão

GP do Azerbaijão

Siga as informações da quarta etapa do campeonato

A Fórmula 1 realizou neste domingo o GP do Azerbaijão, a quarta etapa da temporada 2023. E em meio a uma prova morna nas ruas de Baku, Sergio Pérez garantiu a vitória, com Max Verstappen em segundo e Charles Leclerc em terceiro.

Com isso, o mexicano chega à segunda vitória no ano e se aproxima do companheiro de equipe na briga do Mundial, se aproveitando ainda do triunfo na corrida sprint do sábado.

Leia também:

Motorsport.com traz o melhor pós-corrida da internet brasileira com o programa PÓDIO, que analisa tudo sobre o GP do Azerbaijão e o fim de semana da Fórmula 1 em Baku.

Repórter do Motorsport.com, Carlos Costa apresenta o programa, que conta com a participação de Rico Penteado, engenheiro brasileiro com longa trajetória na F1, e Felipe Motta, apresentador da ESPN que, por muitos anos, cobriu a F1 in loco.

Acompanhe o Pódio pós-Azerbaijão ao vivo:

Aston Martin-Honda? RICO PENTEADO fala de "foto misteriosa", IMPACTO do acordo na F1 e mais; assista

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Comentários ao vivo

Por: Guilherme Longo

Galera, vamos encerrando por aqui o Tempo Real do Motorsport.com do GP do Azerbaijão. Muito obrigado a todos que acompanharam o minuto a minuto aqui com a gente. Nos vemos novamente a partir de sexta-feira com tudo do GP de Miami. Enquanto isso, fiquem ligados no site e nas redes sociais com a melhor cobertura da F1.

Fiquem agora com o Pódio! Para assistir, basta abrir nosso canal no YouTube ou dar um F5 nessa página em um minuto que ela vai atualizar com a transmissão.

Abraço e até a próxima!
Verstappen falando pelo rádio que não está feliz com o resultado, mas entende que foi uma questão de sorte com a intervenção do safety car
Pérez celebra pelo rádio com a equipe e a transmissão mostra que ele foi eleito piloto do dia na votação popular da F1
No final, como já era esperado, Russell 'rouba' o ponto extra da volta mais rápida da Red Bull

Vitória de Checo Pérez!

Chega ao fim o GP do Azerbaijão! Em uma corrida morna, Pérez entregou uma performance dominante, sem dar chances para Verstappen para fazer a limpa no fim de semana, vencendo na sprint e no domingo. Max Verstappen termina em segundo, com Charles Leclerc completando o pódio, o primeiro da Ferrari em 2023

Fernando Alonso foi o quarto com Carlos Sainz em quinto e Lewis Hamilton em sexto. Completam o top 10: Lance Stroll, George Russell, Lando Norris e Yuki Tsunoda.
A Mercedes traz Russell aos boxes para colocar pneus macios zero buscando o ponto extra da volta mais rápida. E deve conseguir facilmente, porque ninguém mais fez isso. Basta não errar na volta
Na reta final da prova, Hamilton segue a menos de 1s de Sainz, mas mesmo com o DRS ele não consegue fazer a ultrapassagem devido à vantagem da Ferrari no setor intermediário
Na briga pela décima posição, Norris finalmente passa Hulk e assume P10. Lembrando que Ocon e Hulk ainda não pararam
Sumido na terceira posição, Leclerc 'rouba' a melhor volta da dupla da Red Bull. Mas diferença segue em 16s
Lembrando que, assim que acabar a corrida, tem PÓDIO AO VIVO no canal do Motorsport.com no YouTube, com a melhor análise pós-corrida, graças à presença do engenheiro ex-F1 Rico Penteado e do apresentador da ESPN Felipe Motta. Não perca!
Entramos nas dez voltas finais!

Pérez tem 3s para Verstappen, que abre 16s para Leclerc. O monegasco está a 4s2 de Alonso, que tem 13s para Sainz, com o espanhol sendo caçado de perto por Hamilton
Mercedes mexe com os pneus nos boxes. Vem aí uma segunda parada para Hamilton ou Russell?
Alfa Romeo chama Zhou para os boxes. Fim de prova para o piloto chinês. É apenas o segundo abandono em 38 voltas após De Vries.

Em comparação, na corrida de sábado da Fórmula 2, foram 11 abandonos entre 22 carros em 21 voltas
Hamilton volta a estar a menos de 1s de Sainz. Com o auxílio do DRS, a diferença caiu para 0s5 no final da reta principal. A briga vale a quinta posição
Valtteri Bottas, que foi o primeiro a parar na volta 7, faz o segundo pit stop, colocando pneus médios. Verstappen foi aos boxes na volta 10. Será que o holandês pode seguir o mesmo caminho se necessário?
Em meio ao momento morno da corrida, Pérez e Verstappen 'beijaram' o muro na curva 15 em voltas consecutivas, mas sem danos aos carros. A diferença entre os dois segue entre 2s2 e 2s3
O momento da corrida é mais tranquilo, sem disputas claras entre os ponteiros. Os únicos pilotos a menos de 1s entre si são Hulk - Norris - Tsunoda, na briga pela décima posição
Chegamos à metade da prova, na volta 26 de 51. Confira a classificação:

1 - Pérez
2 - Verstappen (+1s3)
3 - Leclerc (+11s)
4 - Alonso (+2s6)
5 - Sainz (+3s4)
6 - Hamilton (+0s9)
7 - Stroll
8 - Russell
9 - Ocon
10 - Hulkenberg
Hamilton foi remando e já está a menos de 1s de Sainz, podendo acionar o DRS na briga pela quinta posição
Russell aconselhando a Mercedes a ir para o plano B, afirmando que Stroll não deve chegar até o fim com esse jogo de pneus. O britânico está na cola do canadense, em oitavo
Olha que bonita que foi a ultrapassagem de Alonso em cima de Sainz na relargada
 
Stroll erra na penúltima curva, permite a aproximação de Hamilton e, com a ajuda do DRS, o heptacampeão assume a sexta posição na reta principal. Agora ele está a 1s6 de Sainz
Lá na frente, Pérez e Verstappen trocam voltas mais rápidas, e a diferença fica flutuando entre 1s2 e 1s5.

Os dois têm mais de 5s para Leclerc, que tem 2s para Alonso em quarto. O espanhol vê Sainz, Stroll e Hamilton nas proximidades. Podemos ter mais um trem de DRS logo logo
"Essa foi uma relargada de m****. Desculpa pessoal", lamentou George Russell pelo rádio
Mesmo sem o DRS, Hamilton passa Russell com facilidade para assumir a sétima posição, já ficando a 1s de Stroll
Pérez sai tranquilo na frente, enquanto Verstappen precisou apenas de algumas curvas para passar Leclerc e assumir P2.

Logo atrás, Alonso passa Sainz com uma bela manobra e sobe para P4, enquanto Stroll passa Russell pela sexta posição.

Mais atrás, Hamilton já se livra de Ocon e Hulk e sobe para P8, logo atrás do companheiro de equipe

Recomeça a prova na volta 13!

Todo mundo de pneus duros para as próximas 39 voltas, exceto Ocon e Hulkenberg, que ainda precisam trocar para os médios.

O problema é: todo mundo trocou bem antes da previsão da Pirelli. Será que aguentam até o fim?
A conclusão geral é: quem parou antes do SC se deu mal. Verstappen perdeu posições para Pérez e Leclerc, enquanto Hamilton, que era o 5º, caiu para 10º, tendo à sua frente os dois únicos pilotos que não pararam: Ocon e Hulkenberg, que largaram de pneus duros
Classificação na volta 12 após a rodada de pit stops sob o SC:

1 - Pérez
2 - Leclerc
3 - Verstappen
4 - Sainz
5 - Alonso
6 - Russell
7 - Stroll
8 - Ocon
9 - Hulkenberg
10 - Hamilton
Com a entrada do SC, os ponteiros vão conseguir fazer uma parada "de graça", o que deve permitir que alguns pilotos saiam à sua frente
Verstappen reclama dos pneus e a Red Bull o chama para os boxes, deixando Pérez na liderança. Mas foi uma aposta errada!

De Vries sofre uma quebra de suspensão e fica com o carro parado no primeiro setor, levando ao acionamento do safety car!
Classificação após 10 voltas de 51

1 - Verstappen
2 - Pérez (+0s538)
3 - Leclerc
4 - Sainz
5 - Alonso
6 - Stroll
7 - Russell
8 - Magnussen
9 - Zhou
10 - De Vries

Hamilton foi aos boxes e voltou na 13ª posição
Chegamos à décima volta em uma situação interessante:

- Diferença entre Pérez e Verstappen flutua entre 1s1 e 0s8
- Hamilton deve ter errado, permitindo que a diferença para Alonso caísse de 1s5 para 0s3 em menos de uma volta
Verstappen começa a se preocupar com Pérez. O mexicano faz a volta mais rápida e a diferença, que era de 1s5, cai para 1s1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros