Análise: o que há por trás do novo pacote aerodinâmico da Red Bull?
Equipe introduziu uma gama de novas peças no segundo dia de testes nesta semana, chegando mais próximo do pacote definitivo
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A asa dianteira passou por inúmeras modificações, já que a equipe busca compreender o quanto vai para a geração de downforce e estabilidade e quanto é focado em conter a turbulência criada pelas rodas dianteiras.
Asa Dianteira da Red Bull Racing RB16
Photo by: Giorgio Piola
Há mudanças na maneira em que a área de aletas se conecta com a seção neutra, com a terceira aleta agora junta à essa seção (seta branca). Isso também altera o acorde de cada aleta e seus relacionamentos entre si.
Porém, a maior mudança é provavelmente a aleta de cima, que tem um design mais curvado e radical (linha verde) e foi trazida pra frente em relação à placa, para que a equipe possa maximizar a parte externa da asa para melhorar como o fluxo de ar se move por e pela roda dianteira, especialmente quando são manejadas.
Há também outras mudanças de forma e geometria no resto da estrutura principal e abaixo da asa, tudo com a intenção mencionada acima.
Asa dianteira da Red Bull Racing RB16
Photo by: Giorgio Piola
Montada no topo da carenagem, uma solução que a Red Bull está tentando pela primeira vez nessa temporada, a equipe de design adicionou uma barbatana de ouriço. A barbatana é muito similar às vistas na Haas na temporada passada (veja abaixo), introduzido para adicionar uma nova dimensão ao movimento do fluxo de ar por essa região do carro.
Detalhe da Haas F1 Team VF-19
Photo by: Giorgio Piola
O RB16 também recebeu um novo conjunto de bargeboards (placas que desviam o fluxo de ar protegendo os dutos do radiador) e defletores laterais, com o objetivo de melhorar o fluxo nos sidepods.
Lateral da Red Bull Racing RB16
Photo by: Giorgio Piola
Os defletores do sidepod agora têm faixas no estilo de cortinas venezianas, preenchendo o espaço entre o elemento vertical mais à frente e o defletor vertical principal, uma solução diferente do que vimos em outras equipes do grid. Enquanto isso, a cabeça do eixo flutuante tem agora tem um outro elemento junto a ele (flecha vermelha).
Fora de vista, há outras mudanças no bargeboard também, com a forma e posição dos bumeranges alteradas para receber as mudanças mencionadas, enquanto a forma em cima do principal bargeboard foram ainda mais otimizadas.
Traseira da Red Bull Racing RB16
Photo by: Giorgio Piola
Na traseira, a equipe também colocou uma câmera para obter imagens de qualquer flexão no difusor. Você notará os adesivos quadriculados nas esteiras e na extensão central no estilo Gurney nesta imagem.
É importante notar que as mudanças vista nesse novo pacote que estão sendo testadas não significam uma mudança total de filosofia da equipe, mas uma otimização no regime de fluxo já existente.
Veja imagens da manhã desta sexta em Barcelona
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.