Recomendado para você

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Últimas notícias

Barnard: McLaren pode não resistir à mudança de que precisa

Lendário projetista da F1, John Barnard disse duvidar que a McLaren possa sobreviver às grandes mudanças que acredita serem necessárias para que a equipe volte aos tempos de glória.

Fernando Alonso, McLaren MCL33

A passagem de Barnard pela McLaren foi marcada por grande sucesso, já que ele ajudou o time a se recuperar de dificuldades. Seu chassi revolucionário de fibra de carbono, o MP4/1, colocou o time novamente entre os vencedores após um jejum de quatro anos, sendo que, entre 84 e 86, outros projetos venceram títulos de pilotos e construtores.

A McLaren atualmente passa por outra fase de seca. A equipe não venceu um único GP desde 2012 e não vai ao pódio desde a abertura da campanha de 2014, na Austrália.

Em entrevista no lançamento de sua biografia, intitulada “O Carro Perfeito”, Barnard afirmou que a estrutura de gestão da McLaren precisa ser eliminada para que a equipe retorne às vitórias. Contudo, ele acrescentou que o tamanho da tarefa poderia tornar a mudança impossível.

“Eles têm esse sistema de gestão instalado por, provavelmente, Martin Whitmarsh [antigo chefe da equipe], e você precisa romper com isso. Não acho que funcione. É preciso mudar a mentalidade”, disse Barnard.

“Não sei quanto tempo isso vai levar, ou se a equipe pode sobreviver a esse tipo de mudança.”

“Considerando que, quando me juntei à McLaren em 1980, os problemas que tive na época era tentar mudar a forma com que as coisas eram feitas, e estamos falando de uma operação bem pequena.”

“Se você pega esses problemas e traz para os dias de hoje, com o número de pessoas ali, esse trabalho não seria prazeroso.”

Barnard sente que a diversificação sob o antigo presidente e diretor executivo do Grupo McLaren, Ron Dennis, especialmente de olho nos carros de rua, também foi feita em detrimento aos esforços na F1.

“Sempre fui muito preocupado com a diversificação”, acrescentou. “Sei que a ideia de Ron era te rum grande grupo de empresas, uma megaoperação e que ele cuidaria de tudo, e ele conseguiu. Mas acho que ele conseguiu isso a custa da equipe de F1.”

Barnard acrescentou que, mais recentemente, quando Dennis ainda estava na McLaren, pediu para que o dirigente se concentrasse na equipe de F1 em vez de outros negócios.

“Eu continuava dizendo a Ron: ‘Quem está gerenciando o negócio da F1? Você precisa voltar à F1. Ninguém mais consegue, só você’”, explicou.

“[Dennis respondia]’Sim, tenho esses caras e eles são assim e assado’. Estou olhando a McLaren hoje e pensando que, se ele tivesse aceitado algumas dessas ideias, as coisas poderiam estar diferentes.”

Graham Keilloh

Artigo anterior Mercedes: Bottas perdeu 5% de downforce após toque de Vettel
Próximo artigo Ricciardo fica próximo de assinar renovação com a Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros