Recomendado para você

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Piastri conseguirá 'estancar a sangria' no GP de São Paulo de F1?

Piastri conseguirá 'estancar a sangria' no GP de São Paulo de F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Piastri conseguirá 'estancar a sangria' no GP de São Paulo de F1?
Caio Collet acelera carro da Indy em oval pela primeira vez em Nashville

Caio Collet acelera carro da Indy em oval pela primeira vez em Nashville

Indy
Indy
Indy October Testing
Caio Collet acelera carro da Indy em oval pela primeira vez em Nashville
Últimas notícias

Barrichello, sobre formação no Brasil: “Temos bons pilotos”

Veterano ex-F1 e Stock Car acredita que país continua formando bons competidores, mas cenário nacional dificulta ida ao exterior e propicia permanência no país

Rubens Barrichello no pódio da corrida 1 em Santa Cruz do Sul

Rubens Barrichello considera que a cada vez mais visível escassez de pilotos brasileiros na F1 não é fruto da falta de formação de novos talentos no país, mas sim do cenário geral do automobilismo nacional.

Atualmente, o Brasil tem apenas Felipe Massa como seu representante. Até o ano passado, Felipe Nasr também competia na categoria e ainda possui a possibilidade de retornar futuramente. Além disso, o país tem poucos representantes nas divisões de base: um piloto na F2 (Sérgio Sette Câmara), um na GP3 (Bruno Baptista) e um na F3 Europeia (Pedro Piquet).

Em entrevista acompanhada pelo Motorsport.com Brasil, Barrichello afirmou que, apesar do cenário, o país continua formando pilotos talentosos.

“No momento, é difícil ver [um brasileiro chegando perto da F1], porque as categorias brasileiras não são tão fortes – tirando a Stock Car. Vários garotos vão à Stock Car porque a categoria se tornou famosa, passa ao vivo na TV, é muito competitiva e é possível aprender”, analisou.

“Mas sempre tivemos bons brasileiros surgindo. Eles não estão próximos [da F1], mas estão no kart agora. Mas temos.”

Barrichello considera que o fator financeiro/econômico faz com que os pilotos brasileiros mudem a trajetória de suas carreiras.

“É mais fácil arrumar um patrocinador para correr no Brasil do que fora, com certeza. Podemos ver alguns garotos indo para as corridas de turismo, como o Brasileiro de Marcas, ou a outras categorias de base da Stock. Você vê isso acontecendo com mais frequência agora do que pilotos indo direto à F3 na Europa.”

“Talvez porque agora a audiência está mais voltada à Stock Car. Mas, se eles começam a correr de turismo, eles podem fazer algo como o que Pipo Derani está fazendo – ele é um ótimo piloto e está indo pelo caminho do endurance, não do fórmula. Mas, pensando no dinheiro, o que aparecer, os pilotos precisam agarrar”, completou.

Artigo anterior Grosjean: "Não quero mais falar sobre freios"
Próximo artigo Renault confia em motor mais potente e resistente na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros