Bottas admite que pole position em Baku foi “inesperada”
Finlandês não estava entre os favoritos para conseguir o direito de largar à frente na prova deste domingo
A Mercedes sempre esteve atrás da Ferrari desde a sexta-feira, além do terceiro treino livre deste sábado.
Mas a sorte do time alemão começou a mudar quando um dos favoritos à pole, Charles Leclerc, bateu e virou carta fora do baralho. No final, com direito a recorde da pista, Valtteri Bottas levou a melhor ao fazer 1min40s495.
Perguntado se foi inesperado, comparado a sua primeira pole da temporada na corrida anterior na China, Bottas disse: "Você pode dizer sim, definitivamente.”
"Após os treinos de ontem e desta manhã, vimos que a Ferrari era extremamente rápida. Também a Red Bull era rápida. A pole me parecia fora de alcance, mas você nunca sabe o que pode acontecer e não desistir. No fim, Charles bateu e ficou de fora."
Bottas disse que os constantes atrasos - depois de Robert Kubica também ter batido durante o Q1 de forma semelhante a Leclerc - significaram que as condições de pista mudaram durante a classificação.
Tendo conquistado a pole no final do Q3, já com o cronômetro zerado, ele disse: "Porque tudo estava atrasado e foi muito mais legal, então o mais complicado era fazer com que os pneus funcionassem.”
"E quando se trata de uma volta neste tipo de pista, o efeito do vácuo é muito importante. Consegui uma diferença muito boa para o carro à frente. Além disso, é bom ter uma boa volta quando for importante."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.