Com Massa fora, cai longa sequência brasileira na F1

Uma corrida na categoria ficará sem brasileiros pela primeira vez desde o distante GP de San Marino de 1982

Com Massa fora, cai longa sequência brasileira na F1
Felipe Massa, Williams FW40
Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F6 Ford
Race winner Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth; third place Emerson Fittipaldi, Fittipaldi F7-Ford Cosworth
Ayrton Senna, Lotus 98T Renault
Rubens Barrichello, Jordan 194-Hart

A confirmação de que Felipe Massa ficará de fora do GP da Hungria derruba um tabu que já durava quatro décadas na F1. O país não ficava sem representantes em uma largada na categoria desde 1982.

Massa, doente, foi afastado das atividades após se sentir mal tanto no segundo treino de sexta-feira como na sessão matutina de sábado. Assim, a Williams decidiu escalar o reserva do time, Paul di Resta, para assumir o carro na classificação e na corrida.

A última vez em que um GP ficou sem brasileiros foi no GP de San Marino de 1982. Na ocasião, boa parte do grid ficou de fora das ações devido a um boicote de equipes provocado por uma disputa política entre a FOCA, Associação dos Construtores da F1, e a FISA, órgão esportivo que regulamentava o esporte. 

Apenas 14 pilotos compareceram ao autódromo de Ímola para competir. A lista não incluía a Brabham, de Nelson Piquet, a March, de Raul Boesel, e a Fittipaldi, de Chico Serra. 

Em ocasiões esportivas normais, a ausência brasileira não era vista  desde o GP da Itália de 1977. Na época, o país contava com dois representantes na F1, Emerson Fittipaldi e Alex Dias Ribeiro – José Carlos Pace falecera poucos meses antes em um acidente de avião.

Contudo, ambos não conseguiram se classificar para a prova, já que terminaram a tomada de tempos oficial em 26º e 25º, respectivamente. Apenas os 24 melhores largavam.

Nos últimos 35 anos, o Brasil sempre teve ao menos um piloto alinhado no grid ou, ao menos, oficialmente classificado para correr. 

compartilhar
comentários
Após novo mal-estar, Massa fica de fora do GP da Hungria

Artigo anterior

Após novo mal-estar, Massa fica de fora do GP da Hungria

Próximo artigo

Vettel e Kimi superam Mercedes e largam na frente na Hungria

Vettel e Kimi superam Mercedes e largam na frente na Hungria
Carregar comentários