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'Como arruinar sua classificação': Bortoleto explica fator-chave que pode fazer (ou matar) um fim de semana na F1

O brasileiro ainda confessou que no Q1 e Q2, a McLaren e Verstappen costumam ser "legais" e deixar ele sair na frente

Já podemos dizer que Gabriel Bortoleto se 'acostumou' com chegar ao Q3? Em seu primeiro ano na Fórmula 1 com a Sauber, o brasileiro já passou quatro vezes para a fase final da classificação.

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Nesta quinta-feira (18), Bortoleto participou do dia de mídia que antecede o GP do Azerbaijão e comentou um pouco sobre o que espera para a classificação no sábado.

"Acho que, obviamente, há uma diferença [entre Monza e Baku]. Mais ainda é, digamos, uma pista de baixa carga aerodinâmica, no sentido de ter retas muito longas, alta velocidade final. Então, sim, não sei, acho que pode ser positivo. O fim de semana, obviamente, acho que sempre digo isso e continuo repetindo: o pelotão intermediário é muito apertado".

Bortoleto destacou que é preciso encontrar o "bom equilíbrio com o carro" e tentar extrair o máximo do desempenho e só então sonhar em conseguir chegar ao Q3 mais uma vez.

O brasileiro também comentou as dificuldades de largar no fundo e disputar por posições em pista, principalmente por conta do tamanho dos carros em comparação com a pista.

"Em grande parte, sim [uma boa classificação dita como será a corrida]. Eu não diria que é definitivo. Se você tem ritmo na corrida, sempre é melhor largar na frente".

"Porque assim você pode simplesmente fazer a sua própria corrida. Mas, se você olhar para o [Alexander] Albon no último fim de semana em Monza, ele largou, acho que em P14 ou algo assim. E terminou em P7. E acho que se você tem ritmo e... obviamente, ele estava em uma estratégia oposta à minha. Então, sim, era uma situação um pouco diferente".

"Mas há pistas em que tudo depende basicamente da classificação. E você pode ser tão rápido quanto quiser na corrida, mas se não se classificar na frente, vai acabar ficando atrás".

Uma das grandes reclamações das equipes nas classificações é que as sessões são muito apertadas, com muitos carros na pista e poucas oportunidades de uma volta boa. Além disso, há sempre muito 'trânsito' na saída do pitlane e qualquer segundo perdido pode gerar um resultado ruim.

O brasileiro foi perguntado sobre a dificuldade de conseguir encontrar o momento perfeito de deixar a garagem e tentar se colocar na frente ou atrás de determinados carros sem deixar os pneus esfriarem demais.

"É muito difícil primeiro conseguir estar no lugar perfeito. Acredito que também depende dos outros. Porque quando estão formando fila no pitlane, existe uma regra de que você precisa estar com o pneu dianteiro tocando a linha branca na faixa de saída [que separa os boxes do pitlane]".

Bortoleto ainda brincou que, geralmente, os dois carros da McLaren e Max Verstappen acabam sendo "legais" e o deixam passar na frente, já que eles "sabem que não vai ser um grande problema para eles no Q1 ou Q2 perder essa posição".

No entanto, a situação fica diferente quando se está no Q3. Por ter menos carros e tudo ser extremamente apertado, aí se torna 'cada um por si'.

A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero

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