Recomendado para você

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

'Como arruinar sua classificação': Bortoleto explica fator-chave que pode fazer (ou matar) um fim de semana na F1

O brasileiro ainda confessou que no Q1 e Q2, a McLaren e Verstappen costumam ser "legais" e deixar ele sair na frente

Já podemos dizer que Gabriel Bortoleto se 'acostumou' com chegar ao Q3? Em seu primeiro ano na Fórmula 1 com a Sauber, o brasileiro já passou quatro vezes para a fase final da classificação.

Leia também:

Nesta quinta-feira (18), Bortoleto participou do dia de mídia que antecede o GP do Azerbaijão e comentou um pouco sobre o que espera para a classificação no sábado.

"Acho que, obviamente, há uma diferença [entre Monza e Baku]. Mais ainda é, digamos, uma pista de baixa carga aerodinâmica, no sentido de ter retas muito longas, alta velocidade final. Então, sim, não sei, acho que pode ser positivo. O fim de semana, obviamente, acho que sempre digo isso e continuo repetindo: o pelotão intermediário é muito apertado".

Bortoleto destacou que é preciso encontrar o "bom equilíbrio com o carro" e tentar extrair o máximo do desempenho e só então sonhar em conseguir chegar ao Q3 mais uma vez.

O brasileiro também comentou as dificuldades de largar no fundo e disputar por posições em pista, principalmente por conta do tamanho dos carros em comparação com a pista.

"Em grande parte, sim [uma boa classificação dita como será a corrida]. Eu não diria que é definitivo. Se você tem ritmo na corrida, sempre é melhor largar na frente".

"Porque assim você pode simplesmente fazer a sua própria corrida. Mas, se você olhar para o [Alexander] Albon no último fim de semana em Monza, ele largou, acho que em P14 ou algo assim. E terminou em P7. E acho que se você tem ritmo e... obviamente, ele estava em uma estratégia oposta à minha. Então, sim, era uma situação um pouco diferente".

"Mas há pistas em que tudo depende basicamente da classificação. E você pode ser tão rápido quanto quiser na corrida, mas se não se classificar na frente, vai acabar ficando atrás".

Uma das grandes reclamações das equipes nas classificações é que as sessões são muito apertadas, com muitos carros na pista e poucas oportunidades de uma volta boa. Além disso, há sempre muito 'trânsito' na saída do pitlane e qualquer segundo perdido pode gerar um resultado ruim.

O brasileiro foi perguntado sobre a dificuldade de conseguir encontrar o momento perfeito de deixar a garagem e tentar se colocar na frente ou atrás de determinados carros sem deixar os pneus esfriarem demais.

"É muito difícil primeiro conseguir estar no lugar perfeito. Acredito que também depende dos outros. Porque quando estão formando fila no pitlane, existe uma regra de que você precisa estar com o pneu dianteiro tocando a linha branca na faixa de saída [que separa os boxes do pitlane]".

Bortoleto ainda brincou que, geralmente, os dois carros da McLaren e Max Verstappen acabam sendo "legais" e o deixam passar na frente, já que eles "sabem que não vai ser um grande problema para eles no Q1 ou Q2 perder essa posição".

No entanto, a situação fica diferente quando se está no Q3. Por ter menos carros e tudo ser extremamente apertado, aí se torna 'cada um por si'.

A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Piastri 'dá veredito' sobre ordem de equipe polêmica da McLaren no GP da Itália
Próximo artigo F1 - Bearman desabafa sobre punição em Monza: "Me sinto prejudicado"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros