Recomendado para você

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026
F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri

F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri
F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"

F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"
Conteúdo especial

Rebaixado na Sauber e titular na Williams: conheça Sirotkin

Piloto de 22 anos substituirá Felipe Massa na equipe Williams na temporada de 2018 da Fórmula 1 após passagem sólida na GP2 apoiada com dinheiro russo

Podium: Race winner Sergey Sirotkin, ART Grand Prix; second place Luca Ghiotto, Trident; third place Pierre Gasly, PREMA, Racing
Lance Stroll and Sergey Sirotkin, Williams
Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team, Sergey Sirotkin, test and development driver, Renault Sport F1 Team
Sergey Sirotkin, Williams FW40
Sergey Sirotkin, Renault Sport F1 Team Test Driver
Sergey Sirotkin, Williams FW40
Sergey Sirotkin, Williams FW40
Sergey Sirotkin, Williams FW40 makes a practice pitstop
Sergey Sirotkin, Renault Sport F1 Team RS17
Sergey Sirotkin, Williams FW40

O russo Sergey Sirotkin foi confirmado pela Williams nesta terça-feira (16) como piloto titular do time britânico para a temporada de 2018 na Fórmula 1. Ele irá dividir a equipe com Lance Stroll, de 19 anos.

No entanto, se engana quem acha que esta é a primeira vez que Sergey Sirotkin é confirmado como piloto titular de um time na Fórmula 1.

Em 2013, o russo, então com apenas 17 anos, foi confirmado para a temporada de 2014 pela equipe Sauber, que enfrentava dificuldades financeiras, no mês de julho. No entanto, em dezembro de 2013, ele foi rebaixado a piloto de testes da equipe, que escolheu ir para 2014 com o alemão Adrian Sutil no seu lugar, ao lado do mexicano Esteban Gutierrez.

Sirotkin participou apenas de uma sexta-feira em 2014, no GP da Rússia, antes de se desligar da Sauber no fim do ano.

Sergey é filho de Oleg Sirotkin, que comanda o Insituto Nacional de Aviação e Tecnologia (NIAT) na Rússia, e é um dos apoiadores da carreira do mais novo piloto da F1.

No entanto, antes do envolvimento na F1, Sirotkin iniciou sua carreira nos monopostos com 15 anos, em 2010, na Fórmula Abarth. Ele foi o campeão da categoria europeia em 2011, faturando cinco vitórias em 14 provas – seu único título na carreira. Paralelamente, Sergey também foi o vice-campeão italiano do mesmo campeonato.

No ano seguinte, Sirotkin foi terceiro no campeonato da Auto GP – correspondente à antiga Fórmula 3000, substituída pela GP2/Fórmula 2 como categoria preliminar da Fórmula 1 em 2005. Correndo pela Fórmula Renault 3.5 em 2013, quando foi nono no campeonato, foi que Sirotkin começou a aparecer no mercado da Fórmula 1.

Quando seu acordo de titular na Sauber acabou indo por terra, ele continuou no campeonato em 2014, sendo o quinto. Em 2015, sem lugar na F1, ele fez a temporada da GP2. O russo mostrou valor, terminando o ano em terceiro, conquistando uma vitória. Ele repetiu a performance em 2016, foi terceiro, mas desta vez vencendo duas provas.

Paralelamente a isso, Sirotkin, passou a atuar como piloto de testes da Renault, onde esteve participando de seis sextas-feiras somando 2016 e 2017.

Neste ano, ele venceu o vestibular pela segunda vaga na Williams frente a Robert Kubica, Paul di Resta e Pascal Wehrlein para se tornar o terceiro russo na Fórmula 1, após Vitaly Petrov e Daniil Kvyat.

Participe da nossa enquete:

 
Artigo anterior Kubica fica com vaga de reserva na Williams para 2018
Próximo artigo Kubica: vaga de reserva é “passo importante” para volta à F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros