Recomendado para você

F1: Cadillac explora soluções aerodinâmicas para 2026 com testes da asa dianteira no túnel de vento

F1: Cadillac explora soluções aerodinâmicas para 2026 com testes da asa dianteira no túnel de vento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac explora soluções aerodinâmicas para 2026 com testes da asa dianteira no túnel de vento
F1: Sem ‘MOM’? FIA revisará nomes do regulamento de 2026 para evitar confusão entre fãs

F1: Sem ‘MOM’? FIA revisará nomes do regulamento de 2026 para evitar confusão entre fãs

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Sem ‘MOM’? FIA revisará nomes do regulamento de 2026 para evitar confusão entre fãs
F1 - Leclerc alerta Ferrari: 2026 é “agora ou nunca”

F1 - Leclerc alerta Ferrari: 2026 é “agora ou nunca”

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Leclerc alerta Ferrari: 2026 é “agora ou nunca”
F3: Rafa Câmara é eleito estreante do ano em cerimônia da FIA

F3: Rafa Câmara é eleito estreante do ano em cerimônia da FIA

F3
F3
Monza
F3: Rafa Câmara é eleito estreante do ano em cerimônia da FIA
NASCAR, 23XI e Front Row entram em acordo depois de um ano de 'batalha judicial'

NASCAR, 23XI e Front Row entram em acordo depois de um ano de 'batalha judicial'

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR, 23XI e Front Row entram em acordo depois de um ano de 'batalha judicial'
CEO da Stock Car rebate críticas à segurança do carro e manda recado para Baptistas

CEO da Stock Car rebate críticas à segurança do carro e manda recado para Baptistas

Stock Car
Stock Car
CEO da Stock Car rebate críticas à segurança do carro e manda recado para Baptistas
Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series

Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series
Cerimônia de premiação da FIA de 2025: Quando e como assistir, ao vivo e gratuitamente

Cerimônia de premiação da FIA de 2025: Quando e como assistir, ao vivo e gratuitamente

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Cerimônia de premiação da FIA de 2025: Quando e como assistir, ao vivo e gratuitamente
Conteúdo especial

Rebaixado na Sauber e titular na Williams: conheça Sirotkin

Piloto de 22 anos substituirá Felipe Massa na equipe Williams na temporada de 2018 da Fórmula 1 após passagem sólida na GP2 apoiada com dinheiro russo

Podium: Race winner Sergey Sirotkin, ART Grand Prix; second place Luca Ghiotto, Trident; third place Pierre Gasly, PREMA, Racing
Lance Stroll and Sergey Sirotkin, Williams
Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team, Sergey Sirotkin, test and development driver, Renault Sport F1 Team
Sergey Sirotkin, Williams FW40
Sergey Sirotkin, Renault Sport F1 Team Test Driver
Sergey Sirotkin, Williams FW40
Sergey Sirotkin, Williams FW40
Sergey Sirotkin, Williams FW40 makes a practice pitstop
Sergey Sirotkin, Renault Sport F1 Team RS17
Sergey Sirotkin, Williams FW40

O russo Sergey Sirotkin foi confirmado pela Williams nesta terça-feira (16) como piloto titular do time britânico para a temporada de 2018 na Fórmula 1. Ele irá dividir a equipe com Lance Stroll, de 19 anos.

No entanto, se engana quem acha que esta é a primeira vez que Sergey Sirotkin é confirmado como piloto titular de um time na Fórmula 1.

Em 2013, o russo, então com apenas 17 anos, foi confirmado para a temporada de 2014 pela equipe Sauber, que enfrentava dificuldades financeiras, no mês de julho. No entanto, em dezembro de 2013, ele foi rebaixado a piloto de testes da equipe, que escolheu ir para 2014 com o alemão Adrian Sutil no seu lugar, ao lado do mexicano Esteban Gutierrez.

Sirotkin participou apenas de uma sexta-feira em 2014, no GP da Rússia, antes de se desligar da Sauber no fim do ano.

Sergey é filho de Oleg Sirotkin, que comanda o Insituto Nacional de Aviação e Tecnologia (NIAT) na Rússia, e é um dos apoiadores da carreira do mais novo piloto da F1.

No entanto, antes do envolvimento na F1, Sirotkin iniciou sua carreira nos monopostos com 15 anos, em 2010, na Fórmula Abarth. Ele foi o campeão da categoria europeia em 2011, faturando cinco vitórias em 14 provas – seu único título na carreira. Paralelamente, Sergey também foi o vice-campeão italiano do mesmo campeonato.

No ano seguinte, Sirotkin foi terceiro no campeonato da Auto GP – correspondente à antiga Fórmula 3000, substituída pela GP2/Fórmula 2 como categoria preliminar da Fórmula 1 em 2005. Correndo pela Fórmula Renault 3.5 em 2013, quando foi nono no campeonato, foi que Sirotkin começou a aparecer no mercado da Fórmula 1.

Quando seu acordo de titular na Sauber acabou indo por terra, ele continuou no campeonato em 2014, sendo o quinto. Em 2015, sem lugar na F1, ele fez a temporada da GP2. O russo mostrou valor, terminando o ano em terceiro, conquistando uma vitória. Ele repetiu a performance em 2016, foi terceiro, mas desta vez vencendo duas provas.

Paralelamente a isso, Sirotkin, passou a atuar como piloto de testes da Renault, onde esteve participando de seis sextas-feiras somando 2016 e 2017.

Neste ano, ele venceu o vestibular pela segunda vaga na Williams frente a Robert Kubica, Paul di Resta e Pascal Wehrlein para se tornar o terceiro russo na Fórmula 1, após Vitaly Petrov e Daniil Kvyat.

Participe da nossa enquete:

 
Artigo anterior Kubica fica com vaga de reserva na Williams para 2018
Próximo artigo Kubica: vaga de reserva é “passo importante” para volta à F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros