Conteúdo especial
Fórmula 1 GP do Brasil

Os desafios de Interlagos: a prévia técnica do GP do Brasil

A F1 chega ao seu terceiro circuito mais curto de toda a temporada, mas que, ainda assim, poderá proporcionar desafios técnicos únicos

Valtteri Bottas, Williams FW38
Chegou a hora! A F1 chega a Interlagos para a realização de mais um GP do Brasil, prova que será a penúltima etapa da temporada de 2017.
Interlagos é o terceiro circuito mais curto de todo o calendário, com 4,309 km de extensão. A prova será disputada em 71 voltas e terá, no total, distância de 305 km.
Pode-se dividir o traçado em dois pontos distintos: o trecho de início, formado por duas longas retas, e o miolo, onde há curvas apertadas, de baixa velocidade e de difícil ultrapassagem.
Essa mistura torna Interlagos em um circuito de velocidade geral intermediária. Por exemplo, em 2016, a pole position esteve na casa de 219 km/h de média, a nona velocidade mais alta em 21 provas naquele ano.
O trecho de alta velocidade cobra caro: no 1,3 km que separa a Junção e o S do Senna, são quase 20s de pé cravado. Assim, os carros completam 68% da volta com o acelerador pressionado ao máximo.
Também é a segunda pista situada em maior altitude – perde apenas para a sede do GP do México. Isso provoca uma exigência ainda maior nos motores.
Já os freios também sofrem exigência baixa. Há alguns pontos mais rigorosos – como no S do Senna, Curva do Lago e na freada forte entre o Laranjinha e o Pinheirinho.
Para facilitar ultrapassagens, Interlagos terá duas zonas de DRS: na reta dos boxes e na reta oposta. Em 2016, os carros chegaram a incríveis 338 km/h na zona de medição.
Interlagos tem 44 trocas de marcha por volta, o que provoca uma exigência mediana aos câmbios dos carros.
As curvas de alta velocidade e as possíveis altas temperaturas provocam grande estresse nos pneus. A Pirelli levará os supermacios, macios e médios – sua combinação mais conservadora desde que decidiu por descartar os duros.
Isso deverá provocar uma corrida com estratégias que variam de uma para duas paradas.
11

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton diz que torce por McLaren forte em 2018
Próximo artigo Gasly se aproxima de confirmação na Toro Rosso para 2018

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil