Recomendado para você

AO VIVO F1: Confira a classificação do GP dos EUA em tempo real

AO VIVO F1: Confira a classificação do GP dos EUA em tempo real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
AO VIVO F1: Confira a classificação do GP dos EUA em tempo real
F1: Chefe da McLaren critica "piloto experiente" após batida na sprint

F1: Chefe da McLaren critica "piloto experiente" após batida na sprint

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Chefe da McLaren critica "piloto experiente" após batida na sprint
F1: Pilotos da McLaren sentem a pressão de Verstappen, diz Marko

F1: Pilotos da McLaren sentem a pressão de Verstappen, diz Marko

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Pilotos da McLaren sentem a pressão de Verstappen, diz Marko
F1: Marko vê Alonso culpado por toque que tirou McLarens da sprint nos EUA

F1: Marko vê Alonso culpado por toque que tirou McLarens da sprint nos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Marko vê Alonso culpado por toque que tirou McLarens da sprint nos EUA
F1: Em meio a rumores sobre Horner, presidente da Ferrari emite declaração sobre Vasseur

F1: Em meio a rumores sobre Horner, presidente da Ferrari emite declaração sobre Vasseur

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Em meio a rumores sobre Horner, presidente da Ferrari emite declaração sobre Vasseur
F1: Verstappen triunfa após caos na McLaren; confira resultado da sprint em Austin

F1: Verstappen triunfa após caos na McLaren; confira resultado da sprint em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen triunfa após caos na McLaren; confira resultado da sprint em Austin
VÍDEO F1: Stroll é punido após batida em Ocon na sprint de Austin

VÍDEO F1: Stroll é punido após batida em Ocon na sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
VÍDEO F1: Stroll é punido após batida em Ocon na sprint de Austin
F1: Verstappen quer mais ritmo de corrida da Red Bull nos EUA

F1: Verstappen quer mais ritmo de corrida da Red Bull nos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen quer mais ritmo de corrida da Red Bull nos EUA
Conteúdo especial

Os desafios de Interlagos: a prévia técnica do GP do Brasil

A F1 chega ao seu terceiro circuito mais curto de toda a temporada, mas que, ainda assim, poderá proporcionar desafios técnicos únicos

Valtteri Bottas, Williams FW38
Chegou a hora! A F1 chega a Interlagos para a realização de mais um GP do Brasil, prova que será a penúltima etapa da temporada de 2017.
Interlagos é o terceiro circuito mais curto de todo o calendário, com 4,309 km de extensão. A prova será disputada em 71 voltas e terá, no total, distância de 305 km.
Pode-se dividir o traçado em dois pontos distintos: o trecho de início, formado por duas longas retas, e o miolo, onde há curvas apertadas, de baixa velocidade e de difícil ultrapassagem.
Essa mistura torna Interlagos em um circuito de velocidade geral intermediária. Por exemplo, em 2016, a pole position esteve na casa de 219 km/h de média, a nona velocidade mais alta em 21 provas naquele ano.
O trecho de alta velocidade cobra caro: no 1,3 km que separa a Junção e o S do Senna, são quase 20s de pé cravado. Assim, os carros completam 68% da volta com o acelerador pressionado ao máximo.
Também é a segunda pista situada em maior altitude – perde apenas para a sede do GP do México. Isso provoca uma exigência ainda maior nos motores.
Já os freios também sofrem exigência baixa. Há alguns pontos mais rigorosos – como no S do Senna, Curva do Lago e na freada forte entre o Laranjinha e o Pinheirinho.
Para facilitar ultrapassagens, Interlagos terá duas zonas de DRS: na reta dos boxes e na reta oposta. Em 2016, os carros chegaram a incríveis 338 km/h na zona de medição.
Interlagos tem 44 trocas de marcha por volta, o que provoca uma exigência mediana aos câmbios dos carros.
As curvas de alta velocidade e as possíveis altas temperaturas provocam grande estresse nos pneus. A Pirelli levará os supermacios, macios e médios – sua combinação mais conservadora desde que decidiu por descartar os duros.
Isso deverá provocar uma corrida com estratégias que variam de uma para duas paradas.
11
Artigo anterior Hamilton diz que torce por McLaren forte em 2018
Próximo artigo Gasly se aproxima de confirmação na Toro Rosso para 2018

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros