Recomendado para você

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Ecclestone aponta prova que deveria ser 'retirada' de caso de Massa sobre título da F1 de 2008

Ex-chefe da F1 explicou que uma das entrevistas que está sendo usada nos documentos não deveria ser válida, já que seu contexto foi bastante confuso

Bernie Ecclestone

Foto de: Guido De Bortoli

O processo movido por Felipe Massa sobre o resultado da Fórmula 1 de 2008 segue na justiça. O piloto pede uma indenização alta (60 milhões de libras, pouco mais de R$585 milhões), culpando a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a direção da categoria e Bernie Ecclestone pelo encobrimento do acidente deliberado de Nelson Piquet Jr.

Leia também:

No entanto, em entrevista ao Times, Ecclestone admitiu que não vê o brasileiro tendo sucesso no caso e que não havia nada que pudesse ser feito naquela época para mudar o rumo da temporada.

"Não havia nenhuma maneira no mundo para alguém mudar ou cancelar aquela corrida. [Não havia algo] para tentar persuadir o presidente da FIA a convocar uma reunião especial onde a FIA teria que cancelar a corrida — não havia evidências para que isso acontecesse".

"Max [Mosley] sabia que não havia evidências o suficiente na época para fazer qualquer coisa".

As provas, segundo Ecclestone, só surgiram tempos depois, quando Nelson Piquet Jr. decidiu falar abertamente sobre o caso, quando descobriu que não teria um assento na próxima temporada.

"Tudo só começou mais tarde, quando o jovem Nelson decidiu que queria dizer algo quando descobriu que não conseguiria uma vaga no ano seguinte. Max não estava dizendo que deveríamos encobrir isso, mas apenas que não era bom para a imagem da F1".

A história, na verdade, ganhou força depois de uma entrevista dada por Bernie ao F1-Insider em 2023. Na conversa, o britânico dizia ter conhecimento sobre o "Crashgate", mas ele e Mosley tomaram a decisão de não darem nenhuma continuidade ao caso para não envolver o esporte em uma grande polêmica.

"Decidimos não fazer nada por enquanto. Queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um grande escândalo. Por isso usei 'línguas angelicais' para persuadir meu ex-piloto Nelson Piquet a manter a calma", disse à época.

No entanto, atualmente, Ecclestone acredita que essa entrevista não pode ser usada como prova, isso porque a situação em que suas falas ditas há um contexto que é 'ignorado'. Segundo o britânico, o jornalista que fez as perguntas era alemão e não falava bem o inglês, então, a conversa não foi simples.

"Meus advogados, os advogados da FIA e os advogados da F1 não entendem como isso pode ser julgado no tribunal. Massa está se referindo a uma entrevista que dei na Alemanha, mas o jornalista não falava inglês muito bem. Ele publicou a história e depois alguém no Reino Unido a pegou.".

O julgamento de Massa começará em 28 de outubro em Londres, onde será ouvido o pedido de indenização de 60 milhões de libras do ex-campeão contra a FIA e a direção da F1.

An emotional Felipe Massa proudly slaps the Prancing Horse insignia on his chest as he celebrates victory and a well fought season in front of his home fans.

Felipe Massa, emocionado, bate orgulhosamente na insígnia do Cavalo Arisco em seu peito ao comemorar a vitória e uma temporada bem disputada diante de sua torcida.

Foto: Rainer W. Schlegelmilch / Motorsport Images

MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | FELIPE BAPTISTA

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Kimi Raikkonen conquista primeiro título mundial como chefe de equipe após saída da F1
Próximo artigo 20 anos do primeiro título de Alonso: quando o piloto levou a Renault ao top da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros