Últimas notícias

Em 2016, F1 ‘escapa’ de Olimpíada pela 1ª vez desde 1980

Categoria, que já teve prova em dia de encerramento de Jogos Olímpicos, estará nas férias de verão durante competições que serão realizadas no Rio de Janeiro

Torcida
Alonso chega em Suzuka
Fãs da McLaren
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W06
Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1
Valtteri Bottas, Williams FW37
Will Stevens, Manor F1 Team
Marcus Ericsson, Sauber C34
Jenson Button, McLaren MP4-30

Na última quarta-feira (30), a FIA realizou mais uma reunião do Conselho Mundial e revelou uma versão atualizada do calendário para a temporada 2016 da F1.

A principal novidade foi a antecipação da abertura do campeonato – no calendário divulgado em julho, o GP da Austrália estava marcado para o dia 3 de abril; na versão mais recente a etapa em Melbourne foi remarcada para 20 de março.

Com o rearranjo de datas, a FIA atendeu aos pedidos das equipes e recolocou as férias de verão no calendário: entre os GPs da Alemanha e da Bélgica haverá quase um mês sem corridas – a primeira está marcada para 31 de julho e a segunda para 28 de agosto.

No meio desse período, entre 5 e 21 de agosto, será realizada mais uma edição dos Jogos Olímpicos – em 2016, a cidade-sede é o Rio de Janeiro. A categoria, no entanto, não costuma demonstrar interesse em evitar conflitos de datas com as competições olímpicas.

A última Olimpíada a não ter etapas da F1 acontecendo durante os jogos foi a de 1980, em Moscou, realizada entre os dias 19 de julho e 3 de agosto – edição marcada pelo boicote de várias nações – lideradas pelos Estados Unidos – aos jogos, em mais uma das complicações geradas pela Guerra Fria.

Desde então, pelo menos uma prova da categoria foi realizada enquanto os Jogos Olímpicos aconteciam. Em três oportunidades, um GP de F1 bateu de frente com o dia de encerramento da Olimpíada – em que há a tradicional maratona

Em 1988, ano do primeiro título mundial de Ayrton Senna, Seul vivia o último dia de competições – a edição ficou marcada pelo doping do velocista canadense Ben Johnson – e Jerez de La Frontera recebia a 14ª etapa da temporada, vencida por Alain Prost.

Já em Atenas, no ano de 2004, Kimi Raikkonen venceu o GP da Bélgica. Em 2008, enquanto Pequim encerrava mais uma edição dos Jogos Olímpicos, Felipe Massa vencia a primeira edição do GP da Europa tendo como sede o circuito de rua montado em Valência. Naquele ano, o brasileiro perdeu o título para Lewis Hamilton em uma das decisões de campeonatos mais emocionantes da história.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Biografia de Prost vai muito além da rivalidade com Senna
Próximo artigo McLaren confirma Button para a próxima temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil