Recomendado para você

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Engenheiro da Renault explica estratégia vencedora de Kimi

Ao TR Ricardo Penteado admite que a Lotus esperava mais da classificação, mas destaca margem de finlandês na corrida

A vitória de Kimi Raikkonen com a Lotus no GP da Austrália surpreendeu muitos no paddock, que apostavam em um passeio da Red Bull após o domínio demonstrado nos treinos. Porém, a equipe tinha confiança de chegar em seu ritmo de corrida e, mesmo após a classificação ruim, esperava ao menos um pódio, como revelou com exclusividade ao TotalRace o chefe dos engenheiros de motores da equipe, Ricardo Penteado.

“Inesperada não foi, porque os testes de inverno já mostravam que o carro andava bem. Mas a sensação de ganhar a primeira corrida sem contar com o abandono de alguém é muito legal. Largando em sétimo, esperávamos lutar por um pódio, mas não vencer e, muito menos com a margem que tivemos.”

O ponto fraco do final de semana para o brasileiro foi a classificação. “O resultado da classificação não foi o que a gente esperava. A gente optou por sair duas vezes, com intermediário e com pneu de seco, mas só tínhamos tempo para fazer uma volta com supermacio, ao contrário dos demais. Foi a primeira oportunidade do Kimi andar com esse pneu e ele não pode atacar, então ficamos um pouco decepcionados. Esperávamos estar entre os seis ou cinco primeiros.”

Penteado explicou como funciona a simulação para determinar a melhor estratégia para a corrida e revelou que, ainda que o final de semana tenha sido complicado pela mudança das condições climáticas, as projeções iniciais se mostraram corretas.

“O que a gente tenta fazer – apesar deste final de semana ter sido muito complicado – é olhar os tempos dos pilotos no segundo treino livre, quando sabemos que eles andam com muito e pouco combustível. Daí encaixamos o desempenho dos nossos pilotos nesses dados em um programa de computador para determinar a estratégia. A tática do Kimi foi exatamente aquela demonstrada como a melhor por essas análises.”

Artigo anterior Christian Horner torce por calor malaio e critica McLaren
Próximo artigo Engenheiro revela que bom rendimento da Lotus no frio era esperado

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros