Engenheiro da Renault explica estratégia vencedora de Kimi
Ao TR Ricardo Penteado admite que a Lotus esperava mais da classificação, mas destaca margem de finlandês na corrida
A vitória de Kimi Raikkonen com a Lotus no GP da Austrália surpreendeu muitos no paddock, que apostavam em um passeio da Red Bull após o domínio demonstrado nos treinos. Porém, a equipe tinha confiança de chegar em seu ritmo de corrida e, mesmo após a classificação ruim, esperava ao menos um pódio, como revelou com exclusividade ao TotalRace o chefe dos engenheiros de motores da equipe, Ricardo Penteado.
“Inesperada não foi, porque os testes de inverno já mostravam que o carro andava bem. Mas a sensação de ganhar a primeira corrida sem contar com o abandono de alguém é muito legal. Largando em sétimo, esperávamos lutar por um pódio, mas não vencer e, muito menos com a margem que tivemos.”
O ponto fraco do final de semana para o brasileiro foi a classificação. “O resultado da classificação não foi o que a gente esperava. A gente optou por sair duas vezes, com intermediário e com pneu de seco, mas só tínhamos tempo para fazer uma volta com supermacio, ao contrário dos demais. Foi a primeira oportunidade do Kimi andar com esse pneu e ele não pode atacar, então ficamos um pouco decepcionados. Esperávamos estar entre os seis ou cinco primeiros.”
Penteado explicou como funciona a simulação para determinar a melhor estratégia para a corrida e revelou que, ainda que o final de semana tenha sido complicado pela mudança das condições climáticas, as projeções iniciais se mostraram corretas.
“O que a gente tenta fazer – apesar deste final de semana ter sido muito complicado – é olhar os tempos dos pilotos no segundo treino livre, quando sabemos que eles andam com muito e pouco combustível. Daí encaixamos o desempenho dos nossos pilotos nesses dados em um programa de computador para determinar a estratégia. A tática do Kimi foi exatamente aquela demonstrada como a melhor por essas análises.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.