Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Malásia

Engenheiro revela que bom rendimento da Lotus no frio era esperado

Ao TotalRace, Ricardo Penteado fala dos sinais do E21 na pré-temporada e explica preocupação com motores para a Malásia

O ótimo início de temporada da Lotus é algo que vem sendo construído há alguns anos, explica o chefe dos engenheiros de motores da equipe, Ricardo Penteado. Falando com exclusividade ao TotalRace, o brasileiro lembrou que o time vem em ascensão desde 2010 e que Kimi Raikkonen, mesmo retornando após dois anos afastado em 2012, foi terceiro no campeonato.

“Ano passado, vimos que a Lotus tem um time forte. Não podemos esquecer que, no início do ano passado, nem o Kimi, nem o Romain tinham a experiência de 2011. Até eles conseguirem pegar o ritmo e conseguirem tirar tudo do carro, demorou um tempo. E no final Kimi terminou em terceiro no campeonato. A Lotus já tinha um carro bom e a equipe já trabalha bem desde 2010, com o Kubica.”

Para esse ano, Penteado afirma que o E21 deu sinais desde a pré-temporada de que andava bem na chuva e no frio, vencendo duas deficiências do carro do ano passado. “Já tínhamos visto na pré-temporada que o carro está muito melhor em condições de chuva do que ano passado, em que tínhamos problemas porque a água escorria pela asa traseira e a estolava, deixando o carro instável. Também vimos que os pneus estavam durando bastante.”

Para a Malásia, o engenheiro não espera grandes problemas para sua área, os motores, a não ser a preocupação normal com a refrigeração. Penteado revelou que as equipes trabalham com a previsão de correr com 36ºC de temperatura ambiente em Sepang. “Em termos de estresse para o motor, na Austrália a pressão atmosférica estava muito alta e a temperatura, muito baixa, o que prejudica muito o motor. Na Malásia, a diferença é que é muito quente. Em termos de combustão e da parte interna do motor, não tem muito problema. Mas temos de tomar muito cuidado com o resfriamento do carro, então o capô tem de estar bem aberto para refrigerar o radiador.” 

In this article
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Engenheiro da Renault explica estratégia vencedora de Kimi
Próximo artigo “Se estou animado para a próxima corrida? Não", diz Button

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros