F1: Aston Martin responde rumores sobre ida de Horner à equipe britânica
Sabe-se que o ex-chefe da Red Bull está planejando um retorno à F1, mas os rumores que o ligam à escuderia de Silverstone foram evitados pelo CEO Cowell

Christian Horner, Red Bull Racing
Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images
Quase toda semana aparece um novo boato ligando o ex-chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, a um novo cargo em alguma escuderia da Fórmula 1 e é bem conhecido que Horner não considera sua passagem na F1 "encerrada". As perguntas permanecem: para onde ele iria? E que função ele ocuparia? O mais novo rumor aponta um possível vínculo com a Aston Martin.
Aston Martin é um nome que aparece regularmente nos boatos do paddock, por várias razões. Alguns naturalmente ligam Horner à empresa por causa de sua associação anterior com a Red Bull como patrocinador (levando a marca da unidade de potência) e colaborador no projeto Valkyrie.
Tudo isso é anterior à atual estrutura de propriedade. Mas o atual proprietário, Lawrence Stroll, tem grandes recursos e é extremamente ambicioso - e impaciente, com o hábito recente de comprar o máximo possível de talentos de fora, na esperança de entrar no caminho mais rápido para o sucesso.
As recentes movimentações no setor de engenharia - o diretor técnico Dan Fallows foi demitido pouco tempo depois de começar a trabalhar, Enrico Cardile foi recrutado como diretor técnico e Adrian Newey foi contratado acima dele enquanto Cardile ainda estava cumprindo a licença obrigatória - são mais sugestivas de uma onda de compras compulsivas do que de um grande plano.
Portanto, é fácil ver por que uma certa plausibilidade envolve a ideia de Horner retornar à equipe por meio da Aston Martin. Em Singapura, a coletiva de imprensa do CEO e chefe de equipe, Andy Cowell, antes do fim de semana, foi perguntado várias vezes sobre tal possibilidade.
"Acho que Christian está dando um tempo no momento", foi a resposta inicial de Cowell, que não se comprometeu. "Ele provavelmente está aproveitando o tempo com os amigos e a família. Mas ele adora o esporte. Desejo a ele o melhor em tudo o que fizer no futuro".

Andy Cowell, Aston Martin Racing
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images via Getty Images
Isso foi claramente insuficiente, então, naturalmente, os repórteres voltaram ao assunto. "Temos uma equipe forte", respondeu Cowell. E, para enfatizar o ponto, ele repetiu: "Temos uma equipe forte com Adrian [Newey] no comando da organização técnica. E estamos crescendo e construindo".
A segunda resposta de Cowell também não satisfez os jornalistas na coletiva. Então, chegou a hora da terceira rodada: ele iria manter definir a situação ou não?
"Acho que o histórico de Christian fala por si só", disse Cowell. "Ele é um grande competidor. Acho que cabe a Christian decidir o que ele quer fazer. Talvez ele queira se afastar do esporte. Ele pode querer fazer outra coisa no esporte. Mas isso é com o Christian, não é?"

Christian Horner, Red Bull Racing
Foto de: Red Bull Content Pool
"Acho que temos uma configuração forte e estamos seguindo em frente com isso. Somos uma equipe relativamente jovem. Temos ótimas instalações. Estamos desenvolvendo as ferramentas. Contratamos pessoas fortes como Adrian e Enrico, Jack [Gioacchino] Vino na parte aerodinâmica".
"Mas também há pessoas internamente. Há um cara chamado Michael Hart que trabalha hora a hora com Adrian no desenvolvimento aerodinâmico. Giles Wood e assim por diante. E com a visão de Lawrence e com as receitas de patrocínio que estão chegando, impulsionadas por Jeff [Jefferson Slack], acho que temos uma equipe muito forte".
Perguntado se uma suposta vinda de Horner deixaria a equipe mais forte, Cowell mais uma vez se esquivou: "Temos um plano e estamos seguindo em frente. E acho que Christian precisa descobrir onde ele quer atuar no futuro. E quem sabe o que vai acontecer".

Andy Cowell, chefe de equipe e CEO do Grupo Aston Martin F1 Team, com Adrian Newey, sócio técnico gerente da Aston Martin F1
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images via Getty Images
Portanto, não se trata nem de um sim nem de um não. Obviamente, é difícil descartar definitivamente a possibilidade de Horner aparecer com o uniforme da Aston Martin em algum momento, já que Lawrence Stroll perdeu a paciência com o fracasso constante e fez uma série de demissões no alto escalão da escuderia de Silverstone.
Da mesma forma, Horner não é um funcionário comum. Ele quer um grau de controle concomitante com sua ética de trabalho altamente motivada, além de participação no negócio. Esses podem ou não ser obstáculos para Stroll, mas certamente foram com a Red Bull.
Além disso, Adrian Newey já está na Aston Martin em uma função sênior com controle e participação acionária significativos - e não podemos esquecer que a deterioração de seu relacionamento com Horner foi um dos principais motivos para Newey deixar a Red Bull no ano passado. É improvável que Newey aceitasse dividir a fábrica com Horner novamente - mas será que ele teria uma palavra a dizer sobre o assunto?
A menos que Horner garanta seu retorno em 2026 por outro caminho, muito dependerá da trajetória de desempenho da Aston Martin na próxima temporada. Se a linha de tendência não for significativamente mais alta, é provável que Stroll se irrite - e quando Lawrence Stroll se irrita, o departamento de RH se prepara para fazer algumas horas extras. Portanto, como Cowell não chegou a dizer, nunca diga nunca.
Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.