F1 - Bortoleto analisa GP da Bélgica e decisões acertadas: "Fiz tudo que pude"

Brasileiro conseguiu se manter no traçado mesmo com a chuva e a pista bastante molhada

Gabriel Bortoleto cruzou a linha de chegada em nono lugar e pontuou pela segunda vez na Fórmula 1. O brasileiro somou mais alguns pontos na tabela e saiu bastante orgulhoso de seu resultado na corrida, mesmo que não tenha conseguido superar Liam Lawson na Bélgica.

Leia também:

Bortoleto teve uma boa largada, conseguindo se manter em 10°, antes de avançar para nono. A ultrapassagem aconteceu ao longo da corrida, quando Nico Hulkenberg recebeu a ordem de deixar o brasileiro passar, já que o carro #5 estava mais rápido.

"Foi um fim de semana bem sólido", explicou o brasileiro, feliz com seus resultados desde a classificação da Sprint. "Hoje fizemos tudo o que pudemos. Acho que extraímos tudo do carro. Foi muito difícil alcançar o Lawson. Acho que ele teve um bom ritmo e gerenciou muito bem os pneus também".

A corrida em Spa foi marcada por chuva e uma pista muito molhada nas primeiras voltas. Esse cenário recriou algo bastante parecido, porém, dessa vez, Bortoleto conseguiu se manter no traçado e tomou as decisões certas.

"Depois de Silverstone, quando parei muito cedo, eu não me importei em tentar algo diferente e arriscar de novo. Eu queria ver como os pneus slick estavam se saindo. E, para ser honesto, eu pedi [os slicks] antes mesmo, sabendo como os slicks estavam indo, porque meus intermediários estavam completamente desgastados e eu estava escorregando por toda parte. Então, eu disse: 'pessoal, preciso parar'".

"Talvez uma volta antes fosse o ideal, mas, você sabe, é um risco que você precisa decidir se toma ou não. E eu decidi não tomar hoje e fiz tudo o que pude".

Liam Lawson, Equipe Racing Bulls, Isack Hadjar, Equipe Racing Bulls, Gabriel Bortoleto, Sauber

Foto de: Steven Tee / LAT Images via Getty Images

O brasileiro também foi questionado sobre a ordem de equipe e analisou quem estava se saindo melhor ao longo de todo o fim de semana.

"Obviamente, houve corridas em que ele estava mais rápido do que eu e eu deixei ele passar. E, dessa vez, eu senti que podia pegar o Lawson ou ao menos pressionar, e eu disse: pessoal, se ele me deixar passar e eu não conseguir pegar o Lawson, e ele ainda estiver perto de mim, eu deixo ele passar de volta, sem problema".

A ordem de equipe foi seguida, porém, no fim da corrida, Hulkenberg não conseguia manter o mesmo ritmo de Bortoleto e acabou precisando fazer mais uma parada, o que não permitiu que ele terminasse na zona de pontuação e, desta maneira, sem conseguir recuperar a nona posição.

"Mas, depois desse momento, eu passei e não consegui alcançar o Lawson, mas fiquei colado nele por muito tempo. Depois o Nico perdeu um pouco de rendimento, parou de novo, e a posição acabou sendo aquela. Mas ele foi um bom companheiro hoje, como sempre é, pra ser honesto, temos uma ótima atmosfera dentro do time".

Fred Sabino, da BAND, comenta ida da F1 à GLOBO, KIMI NA ALPINE (?), Max, BORTOLETO, Drugo e McLAREN

Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Leclerc justifica 'irritação' com engenheiro no GP da Bélgica
Próximo artigo F1: Hamilton e Verstappen detonam demora para largada na Bélgica; Bortoleto e Sainz defendem decisão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros